O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

sábado, 27 de março de 2010

Mensagens Dia das Mães








Lágrimas de Mãe

- Por que você está chorando? - ele perguntou à sua mãe.
- Porque eu sou mãe. - ela respondeu.
- Eu não entendi! - ele disse.
Ela apenas o abraçou e sussurrou:
- Você nunca entenderá!
Mais tarde o menino perguntou ao pai porque as mães parecem chorar sem nenhuma aparente razão.
- Todas as mães choram sem motivo. – o pai conseguiu responder.
O menino cresceu, tornou-se um homem e ainda tentava entender porque as mães, volta e meia, choram. Após muitos anos, em avançada idade, ele deixou o mundo. Quando sua alma viu-se frente a frente com Deus, logo perguntou:
- Senhor, nunca entendi porque mães choram tão facilmente.
Disse Deus:
- Quando criei as mães, tinha que ser algo especial. Fiz seus ombros fortes o suficiente para carregar o peso do mundo e, ainda, confortáveis para dar apoio. Dei a elas força para a hora do nascimento dos filhos e para suportar a rejeição que tantas vezes vem deles; fibra que permitisse a continuação da luta quando todos à sua volta já desistiram; perseverança em proteger a família em meio a doenças e a tristezas, sem jamais desistirem de amar; sensibilidade para amar seus filhos diante de quaisquer circunstâncias, mesmo que eles as tenham magoado profundamente. Essa mesma sensibilidade as ajuda a silenciar o chorinho de seus bebês, fazendo-os se acalmarem e, quando adolescentes, que compartilhem com elas suas ansiedades e medos. Finalmente, concedi-lhes as lágrimas para derramarem sem nenhuma razão aparente, sua única fraqueza. Por que fiz isso? Para não diferenciá-las por completo do restante da espécie humana.



Mãe Doçura
(autoria desconhecida)

Era uma vez, uma escola no interior da Áustria, em uma pequena aldeia aos pés das montanhas. Os alunos, em sua maioria, eram filhos de camponeses que aproveitavam as pastagens naturais desta parte da Europa para criarem os seus rebanhos. O professor tirava grande satisfação do seu trabalho, mas a tristeza que via nos olhos de um dos meninos lhe causou preocupação. Ele sabia que o rapaz vinha de uma família muito pobre, cujo pai havia morrido prematuramente e que ficara cuidado por sua dedicada mãe, que não media esforços para sustentar o filho. Por isso, o professor resolveu lhe ensinar uma valiosa lição.

- Jovem, disse o mestre, - tenho para ti uma tarefa importante. Se cumprires, terás a distinção de se tornar o líder de sua classe e a minha indicação para que prossigas teu estudo na grande universidade de Viena.

Isso foi para o rapaz uma grande surpresa. Jamais poderia sonhar que a vida lhe fosse grata depois de tudo o que passara.

- Quero que aches uma colméia de forma perfeita, na qual se observe o cuidadoso trabalho matemático feito pelas abelhas em cada um dos seus favos. Mas não só isso: quero que esse favo de mel seja de tal forma perfeito, que a cada vez que dele se tire o saboroso caldo, mais ele produza e assim seja uma fonte inesgotável de mel.

O rapaz riu para si mesmo. Onde poderia achar tal coisa? Pensou até que o velho mestre estivesse criando uma desculpa para rejeitá-lo em sua pretensão de alcançar a universidade. Era uma missão impossível! Um favo mágico que nunca perdesse sua doçura?! O jovem passou horas meditando no sentido daquela tarefa, até que abandonou completamente a idéia, desprezando a hipótese de que seria possível. No dia seguinte, como de costume, o rapaz estava sentado em sua carteira escolar com a tristeza de sempre, quando o professor se aproximou.

- Jovem, disse ele, - antes que me digas que te pedi o impossível, tenho para ti outra tarefa. Antes que o dia termine, faça sete pedidos a tua dedicada mãe. Peça que ela te prepare a refeição; que te ajude na tarefa escolar; que te conserte uma roupa; que te dê uma atenção especial para uma conversa; que te faça a ceia da noite; que te prepare a cama, e que, por fim, te conte uma história para que adormeças.

No dia seguinte, ao chegar à escola, o jovem sorria com uma alegria que não lhe era comum. Junto com ele vinha sua mãe que parecia não entender a razão pela qual fora urgentemente chamada.

- Mestre, disse o menino, -entendi a tua lição e descobri o favo de mel do qual me falavas. Ao notar minha mãe atendendo aos meus pedidos com doçura e carinho, verifiquei que tinha em minha própria casa a tal riqueza que pensei não existir. Assim, descobri a solução do enigma e sei que me enviarás a Viena. Eis aqui a minha mãe. Ela é, na minha vida, um favo cuja doçura nunca tem fim.

Assim Deus vê a mãe, e ensina que todo filho deve honrá-la para que se prolonguem seus dias sobre a Terra e tudo lhe vá bem.
Fonte: blog cantinho alternativo

.......................♥♥♥♥♥♥.....................

MÃES MÁS...

Dr. Carlos Hecktheuer

Um dia, quando os meus filhos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, eu hei de dizer-lhes:
Eu os amei o suficiente para ter perguntado: onde vão, com quem vão e a que horas regressarão?
Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram da mercearia e os fazer dizer ao dono: "Nós roubamos isto ontem e queríamos pagar".
Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé junto de vocês 2 horas, enquanto limpavam o seu quarto; tarefa que eu teria realizado em 15 minutos.
Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes não, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso. Essas eram as mais difíceis batalhas de todas.
Estou contente, venci... porque no final vocês venceram também! E qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entenderem a lógica que motiva os pais e as mães, meus filhos vão lhes dizer quando eles lhes perguntarem se a sua mãe era má: "Sim... Nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo.
As outras crianças comiam doces no café e nós tínhamos de comer cereais, ovos e torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvete no almoço e nós tínhamos de comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. E ela obrigava-nos a jantar à mesa, bem diferente das outras mães, que deixavam os filhos comerem vendo televisão.
Ela insistia em saber onde nós estávamos a toda hora. Era quase uma prisão. Mamãe tinha que saber quem eram os nossos amigos e o que nós fazíamos com eles. Insistia que lhe disséssemos que íamos sair, mesmo que demorássemos só uma hora ou menos.
Nós tínhamos vergonha de admitir, mas ela violou as leis de trabalho infantil. Nós tínhamos de lavar a louça, fazer as camas, lavar a roupa, aprender a cozinhar, aspirar o chão, esvaziar o lixo e todo o tipo de trabalhos cruéis. Eu acho que ela nem dormia à noite, pensando em coisas para nos mandar fazer.
Ela insistia sempre conosco para lhe dizermos a verdade, e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela até conseguia ler os nossos pensamentos.
A nossa vida era mesmo chata.
Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que nós saíssemos. Tinham de subir, bater à porta para ela os conhecer. Enquanto todos podiam sair à noite com 12, 13 anos, nós tivemos de esperar pelos 16.
Por causa da nossa mãe, nós perdemos imensas experiências da adolescência. Nenhum de nós esteve envolvido em atos de vandalismo, violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
Foi tudo por causa dela. Agora que já saímos de casa, nós somos adultos, honestos e educados, estamos a fazer o nosso melhor para sermos "pais maus", tal como a nossa mãe foi.
Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: Não há suficientes Mães más...



Histórias Ilustradas


EU QUERO A MINHA MÃE!

( Retirada do blog sementinha kids)

Esta história na verdade é um teatro, traduzido, adaptado e desenhado por Pra Gabriela Pache de Fiúza. (Edição Pr Joel Fiúza)



Carol e sua mãe estavam discutindo. Carol tinha 12 anos e queria levar uma vida parecida com a das colegas da escola.

- Mas mãe! A senhora é muito exigente! Eu queria ser como as minhas colegas. Elas saem, vão ao shopping sozinhas, passeiam e voltam tarde! E eu já tenho 12 anos!
-Olha filhinha, você ainda é muito pequena, e se as suas amigas fazem essas coisas, fique sabendo que enquanto você for menor de idade e morar debaixo do meu teto, quem manda aqui, sou eu e o seu pai!
- Isso não é justo! Você só quer que eu faça o que você quer. E eu sou uma filha tão boazinha!
- Boazinha? A sua professora falou que você não esta nada bem em Matemática e Ciências. Quando lhe peco para lavar a louça você não obedece. Quando peço para você desligar a TV e dormir você fica resmungando quase uma hora. Você deve obedecer, não somente quando você quer, quando lhe é conveniente, porque isso não é obediência.

Carol pegou uma revista e se sentou muito contrariada; folheando-a disse para sua mãe:

- Ok, você esta certa, assim como você, eu não sou perfeita…
- Sabe de uma coisa Carol? É melhor ir trabalhar porque já estou atrasada, gostaria muito que você refletisse no que nós conversamos, você é uma filha de Deus que ama Jesus, e isso faz de você uma adolescente diferente, né?
Bem! filha, a louça precisa ser lavada e você tem que limpar o banheiro. E não abra a porta para estranhos, ok?

A mãe deu um beijo na filha e saiu para o trabalho. Carol ficou chateada, pegou a revista e sentou falando:

-Eu não vou fazer nada, pareço a domestica do lar! Como desejo ter outra mãe!!!! Não agüento mais esta vida!

De repente surgiu uma voz e disse: Desejo concedido!

Carol ficou apavorada, pulou da cadeira e perguntou com muito medo:
- Quem esta falando?
-Sou eu, a cumpridora de desejos de crianças. Quando vejo alguma criança aflita venho socorrê-la! Você não pode me ver, mas, eu posso cumprir os seus desejos.

-Não é possível! Devo estar ficando doente!
- Menina, deixe de perder tempo e faça o seu pedido. Você parecia tão desesperada que vim sem vacilar. Parece-me que ouvi algo sobre trocar de mãe?
- Sim, na verdade é isso mesmo, mas primeiro quero deixar algo bem claro: Eu não sou uma criança, já sou juvenil!
-Tudo bem! O que você quer?
-Hummmm!!! Bom. Sim! eu quero trocar de mãe. Quero uma mãe legal, e moderna, que seja condescendente comigo. Quero que ela me deixe fazer tudo o que eu quero, que tenha muito dinheiro e me compre tudo o que eu gosto.
- Tudo bem, que aceite você fazer tudo que quiser e comprar o que você gosta. Desejo concedido!

Nesse momento entrou uma mamãe muito moderna e bonita. Carol mal podia acreditar no que via, então decidiu testar a nova mãe!
- Mamãe…
- Menina, não me chame assim! Você não esta vendo que gastei muito dinheiro em cirurgias plásticas e lipos para me tornar mais jovem e não quero que as pessoas saibam que já tenho uma filha tão velha. Cruzes! Eu sou jovem demais pra ser mãe!
-Perdoa-me, é que eu queria pedir licença para sair com as minhas amigas; a gente vai ao shopping; e preciso de dinheiro para comprar roupas e…
-Deixa-me ver…, sim. Esta aqui. toma. É um cartão de crédito, pode gastar o tanto que você quiser.
- Ah!! queria terminar de contar sobre aquela menina da escola que sempre quer brigar comigo…
Tocou o celular da mãe…
- Menina eu já dei o que você queria…, não tenho tempo pra ouvi-la. Ligaram-me do salão e tenho que ir para não perder a hora. Bye!!
Carol ficou arrasada.
- Essa não é a mãe que eu queria! Senhora cumpridora de desejos!! Socorrooooo!! Não quero essa mãe!!
-Menina – disse a voz – não grite desse jeito! O que aconteceu? Não gostou da sua nova mãe?
- Você deu uma exagerada né? Pedi uma mãe complacente. Mas, essa aí, não estava nem ai pra mim! Só queria saber de salão, unhas, plásticas, cabelos… Socorro! Quando tentei falar de um problema, ela não deu a mínima para mim.
- Então o que você quer?

- Eu queria uma mãe que fosse boa, que me desse muito carinho e me escutasse.
- Você tem certeza disso?
-Certeza!
Desejo concedido!

Entrou a nova mãe, e com um abraço apertado a cumprimentou, e a encheu de beijos e de palavras agradáveis.
- Carol, filhinha do meu coração, pedaço da minha vida, quanta saudade senti de você! – e a abraçou – Como você está minha vida? Conte-me como foi o seu dia na escola! Não se esqueça de nenhum detalhe, eu sou toda ouvidos! Fale minha linda!
Carol estava tentando se livrar dos amassos e apertos da nova mãe.
- Estou bem mamãe, eu queria sim, atenção, mas você esta me sufocando, estou ate sem ar!!
- Ooh! Perdoa-me, minha filha! – e pegando a revista começou a abanar a filha – O que você quer? Quer comer? Quer falar? Diga-me.
- Ah mamãe!! Deixe-me respirar!!!
_Você quer respirar? – começou a abanar de novo -
-Não mamãe! Não é isso. É que você está me esgotando com tantos apertos e perguntas.
-Você esta esgotada minha vida, minha flor? É melhor se deitar um pouquinho! Quer umas massagens nos pés? Venha, eu tiro o seu tênis!
- Não!! Você não entende mamãe? Sabe de uma coisa? Eu queria que você fosse ao supermercado comprar aquelas bolachas que eu gosto.
- Sim meu docinho de coco. Já tô indo. Você me espera? Não vai ficar com saudades, né?
Com cara de impaciência Carol respondeu:
-Não mamãe. Dou conta de esperar você voltar, pode ir tranqüila.
Carol ficou enjoada por tantos apertos, e gritou com todas as suas forças:
-Senhora do desejo das crianças! Cadê você? É tão difícil me dar o que peço?
-Mas minha querida, você falou que queria uma mãe boa, que lhe desse muito carinho e que a escutasse; o que mais você pode querer? Você é o centro da sua vida!
- Sim. Isso deu para ver de longe! Ela quase me espremeu em seus braços! Eu acho que a mãe deve ser um pouquinho mais firme! Eu quero que seja carinhosa sim, mas, que tenha autoridade, que saiba por em ordem a casa, entendeu?
- Ok menina, mas, deve ficar bem claro que estou dando o que você pediu!
Desejo Concedido!

Entrou então uma mãe com cara de poucos amigos. Ela olhou para Carol de longe e já foi gritando…
- Fica de pé, mocinha! Você quer comer alguma coisa?
Carol respondeu cheia de medo… – Sim…
-Assim não se responde; você deve falar: senhora, sim senhora!
-senhora, sim senhora. Respondeu Carol.
- A partir de hoje o almoço será as 13:00 h; nem um minuto antes nem um minuto depois, não haverá saídas para a rua depois das 20:00 h; a menos que eu vá com você. A televisão só ficará ligada das 17 as 18:00 h; o dever de casa será feito todos os dias; e as 20:00 h você já estará dormindo. Ficou claro para você?
- Senhora, sim senhora…, mas, eu não poderia dormir um pouquinho mais tarde e assistir mais televisão, e…
-Ordens são feitas para serem obedecidas, e não haverá mudanças até um novo aviso. E agora, pode limpar esta bagunça. Eu vou fazer umas compras e quando voltar, quero esta casa impecável; porque senão custara caro para você! Entendeu?
- Senhora, sim senhora.
Quando Carol ficou sozinha, soltou um forte grito:
Senhora, desejo concedido! Você está de brincadeira comigo, né? Você é oito ou oitenta!

- Mas eu dei tudo o que você queria e ainda assim fica brava!? O único que eu queria era que você enxergasse a mamãe que você tem em casa! Vejamos…
Sua mãe faz coisas que você gosta?
-Sim ela faz comidas deliciosas.
- Ela a ouve quando você esta com problemas?
- Sim, ela sempre me ouve, não somente quando estou com problemas, mas também quando quero jogar papo fora.
- Ela disciplina você?
-Sim, mas eu não gosto, não.
- Ninguém gosta, mas essas disciplinas nos fazem crescer dentro de limites, e nos tornam pessoas doces e gente de bom caráter; e disciplina é demonstração de amor. Quem ama disciplina.
- é! não tinha pensado nisso.
- Além disso, ela ama você, e ora por você todos os dias. Ela cria você nos princípios da Palavra de Deus. E talvez você não tenha sido uma filha obediente não acha?
- É! você tem razão! E estou muito arrependida. Eu quero também ser uma serva de Deus como ela, eu quero a minha mãe!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!! EU QUERO A MINHA MÃE!!!

-Filha acorda!! É só um pesadelo! Eu estou aqui. Parece que você adormeceu depois de ler essa revista.
-Minha mamãe! Perdoa-me! eu tenho sido uma filha desobediente e não tenho dado o valor que você merece. Eu a amo muito, você é a melhor mãe do mundo, não trocaria você por nenhuma outra!
-Trocar? Do que você esta falando?
-Nada não! Sabe mamãe: hoje tomei o compromisso de ser uma verdadeira cristã! Igualzinha a você!
- Mas que benção minha filha! É a melhor noticia que poderia ter recebido! Eu a amo muito.
-Ah e me perdoa, não limpei nada!
- Não tem problema minha filha; vamos primeiro comer uma pizza gostosa que eu trouxe e depois a gente divide o serviço. Ok?
- Mamãe, você é a melhor mãe do mundo!!!!!!!!!!!!!!

Retirada do Blog sementinha kids


Autor: Milton Camargo
Naquela manhã, a Centopéia acordou mais cedo.

Era dia de comprar sapatos e ela gostava muito de fazer compras.

Levantou, arrumou a sua caminha e foi para a sala tomar café.

Sua mãe já tinha arrumado a mesa.

O café estava quentinho e havia uns bolinhos de que ela gostava muito.

Menina, ande logo, senão vamos chegar muito tarde, e não vai dar tempo de comprarmos todos os sapatos de que precisamos.

Dona Centopéia e sua filha pegaram os seus chapéus e suas sombrinhas, por que estava um sol muito forte e saíram.

Quando chegaram à loja, a Joaninha veio atendê-las: __ Bom dia, Dona Centopéia! Como sua filha está bonita! Fazia muito tempo que a senhora não aparecia.

A Centopéia e sua mãe foram olhar os sapatos que estavam na vitrina.

A Centopéia pediu um vestido vermelho, muito bonitinho.

A Joaninha subiu e desceu a escada, subiu e desceu, subiu e desceu diversas vezes para trazer os pares de sapato para a menina.

A Joaninha colocou todos os sapatos na Centopéia e ela andou um pouco para ver se eles não apertavam os seus pezinhos.

_ Dona Joaninha, estão muito apertados! Não tem nenhum número maior? _ pediu a centopeinha.

E a Joaninha subiu e desceu novamente a escada subiu e desceu diversas vezes para buscar os sapatos maiores.


Quando acabou de colocar os sapatos nos pés da Centopéia, a Joaninha não tinha mais força para levantar . Dona Centopéia, então, abriu a sua bolsinha :_ Você, hoje, está muito cansada. Amanhã, eu volto para comprar os sapatos.

E a Joaninha desmaiou.

Fonte:Blog da Deise Vitória









Desenhos Dia das Mães p/ colorir






Poesias para os baixinhos declamar




Mamãe, hoje quero pagar por tudo que você fez por mim!

• Por levar-me nove meses na tua barriguinha e dar-me a vida – R$10
• Por tantas noites sem dormir, e orar por mim – R$ 5
• Por limpar meu o nariz – R$ 5
• Pelos medo e pelas preocupações com a minha vida – R$5
• Pelo feijão e o arroizinho : R$ 5
• Pelas minhas roupinhas limpas e os brinquedos: R$ 5
• Por trocar as minhas fraudas: R$ 20
Ishh acabou o din – din.
Melhor vou pagar com amor e um beijão!
OBRIGADO MAMÃE POR TUDO,
EU TE AMO DE MONTÃO!!!!!

_________♣♣♣♣♣♣♣_______________

Querido Deus, obrigado te dou pela minha mãe
Por que como ela não há duas
Ela é perfeita, e linda
Se parece com o Senhor
Por que tudo o que ela faz, é feito com amor.

Te amo, mamãe!!

♥♥♥♥♥♥♥♥♥.........................♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

Mamãe, você me ensinou tantas coisas
Me ensinou a dizer a verdade
Me ensinou a pedir perdão
Me ensinou a falar direitinho, obrigado e por favor
Me ensinou a ser corajoso
Me ensinou a amar a Deus…
Me ensinou tantas coisas que estão guardadinhas
No meu coração, obrigado mamãe
Você é a melhor professora do mundo!!!
Te amo de muitão!!!

____ ♥♥♥♥♥♥♥____________♥♥♥♥♥♥♥♥

Seu eu fosse um urso grande
Te daria um forte abraço
Se fosse um passarinho
Cantaria sem parar
Mas como eu só apenas uma criança
Um beijinho quero te dar!!

Feliz dia mamãe!!!

________♥♥♥♥♥________♥♥♥♥♥__________

Mamãe…
Teus braços sempre se abrem quando preciso chorar.
Sua mão está pronta pra me segurar.
Seus ouvidos sempre atentos para me escutar
Nos seus olhos há luz que guia meu caminhar
E na sua boca sempre uma benção pra me dar

Obrigado mamãe, meu amor quero te entregar!!!

_________♥♥♥♥♥♥♥♥♥____________


ABC DA MAMÃE

AME seu filho para ser amada por ele.

BENDIGA a Deus por tudo que dele recebeu.

CREIA na sublime missão que Deus lhe confiou. DISPONHA-SE a ajudar seus filhos com bons conselhos.

EDUQUE não só com palavras, mas com o bom exemplo.

FAÇA com amor o dever de cada dia.

GARANTA, cada vez mais, um Mundo Melhor para seus filhos.

HOJE leia a Bíblia com atenção e esperança.

INSPIRE seus filhos a praticar as virtudes.

JUSTIFIQUE seu casamento, amando ainda mais seu esposo.

LEMBRE-SE de orar e ensinar os filhos a conversar cpm Deus

MANTENHA-SE firme nos ensinamentos de Cristo.

NÃO se iluda com as coisas mundanas.

ÓDIO e inveja, mantenha-os longe de seu coração.

PENSE que amanhã será melhor, se hoje você viver bem.

QUEIRA o bem, sem escolher a quem.

REFLITA... para acertar.

SORRIA diante dos problemas.

TIRE os maus costumes de seus filhos.

USE as mãos maternas, somente para acariciar e não para bater.

VENÇA as dificuldades pela fé e pelo otimismo.

ZELE, com carinho todas estas recomendações e descubra o êxito e a felicidade das grandes MÃES.


Salmo da Mãe

Bem-aventurada a mãe que confia no Senhor, que se compraz na observância da Lei Divina. Retos serão seus filhos; ela se alegrará com a sua posteridade. Há amor e generosidade no seu coração; seu exemplo permanecerá para sempre. Nas trevas surgiu uma luz; a mãe nela se ilumina e por isso é misericordiosa, é compassiva, é boa. Bem-aventurada a mãe que compreende os seus e os ouve; ela ensinará, ela conduzirá seus conselhos com prudência, porque se inspira em Deus. A lembrança da cruz lhe está sempre presente; apoiada nela não temerá ouvir notícias funestas. A sua alma está sempre disposta a confiar no Senhor. Fortalecido pela comunhão diária, seu coração nunca será abalado. Distribui, dá aos pobres; atende a tudo e a todos. Seu sorriso permanente vence todos os dissabores. A sua alegria será exaltada na glória. Bem-aventurada a mãe em cujo seio palpita o próprio Deus. Seus dias são um Natal perene. O Cristo ressurge em cada ato seu. Mãe. Que Deus abençoe a cada dia de sua vida!

Teatro Dia das Mães






Dia das Mães

Dramatização do relato bíblico de Salomão e a escolha da mãe verdadeira.

BASEADO EM I REIS 5,6
PERSONAGENS:
Narrador
Salomão
Mulher 1
Mulher 2
Guarda 1
Guarda 2

CENA 01
Salomão dormindo
NARRADOR: Salomão, Salomão!
SALOMÃO: (assustado) Quem está falando? O que queres?
NARRADOR: O Senhor Deus de Jacó, Deus de seu pai Davi e quem te fala.
NARRADOR: Salomão, pede-me o que queres e eu te darei.
SALOMÃO: Senhor, meu Deus, a mim fizeste reinar no lugar de Davi. Não passo de uma criança e não sei como me conduzir. O povo é grande, tão numeroso que não se pode contar. Dá-me pois um coração sábio para julgar teu povo com justiça.
NARRADOR: Já que pediste sabedoria e não riquezas, nem longa vida e nem a morte dos teus inimigos, dou-te coração sábio e inteligente e o que não pediste eu também te dou: riqueza e glória. E se andares nos meus caminhos e guardares os meus estatutos e os meus mandamentos prolongarei os teus dias na terra.
SALOMÃO: Obrigado, meu Deus e Senhor. (Salomão acorda do sono)
CENA 02: (Na casa das mulheres)
(Duas mulheres dormindo. Uma dorme por cima do filho e o mata. Então ela troca o filho. A outra acorda e, ao dar de mamar para o filho, percebe que ele está morto e que ele foi trocado. Ela começa a chorar e chama a outra mulher que fala que o filho é dela. Então começa a discussão).
MULHER 1: Vamos resolver este assunto com o rei.
MULHER 2: Isso mesmo, o rei resolverá.
CENA 03: (No palácio do rei).
As duas vêm discutindo, ambas dizendo que o filho é seu. Salomão está escrevendo e pergunta:
SALOMÃO: Guarda verifique o que está acontecendo, não estou conseguindo me concentrar.
MULHER 1: Queremos falar com o rei Salomão.
GUARDA 1: Espere aí, vou ver se ele pode atendê-las.
GUARDA 1: Rei, têm duas mulheres querendo falar com o senhor.
SALOMÃO: Pois bem. Mande-as entrar.
GUARDA 1: Entre para falar com o Rei.
MULHER 1 e MULHER 2: Ela pegou meu filho! É mentira!
SALOMÃO: Pare! Uma de cada vez! Você primeiro.
MULHER 1: Ah! Senhor meu, eu e esta mulher moramos na mesma casa, onde dei à luz um filho. Três dias depois ela teve um filho. De noite, o filho dela morreu porque ela deitara sobre ele. Ela levantou-se de madrugada e trocou as crianças. Quando fui dar de mamar para o meu filho percebi que ele estava morto e vi que não era meu filho.
MULHER 2: Ela está mentindo, este filho é meu.
MULHER 1: O filho é meu...
SALOMÃO: (em pé) Você diz que este filho é seu (aponta para a mulher 1) Você diz que é seu (aponta para a mulher 2). De fato uma de vocês é a verdadeira mãe. Guarda, tive uma idéia. Tragam-me uma espada!
Divida a criança ao meio. Dê a metade a uma mulher e a outra metade para a outra mulher.
MULHER 1: Não, senhor! Se é para matá-lo, dê o meu filho para ela. É melhor ele vivo do que morto. Por favor, não o mate, por favor! (com clamor).
MULHER 2: Divida-o sim, meu rei. Nem dê o filho para mim e nem para ela.
SALOMÃO: Guarda, dê está criança a esta mulher (mulher 1), porque de fato ela é a verdadeira mãe. E quanto a esta outra (mulher 2), prenda-a, pois ela é impostora.
MULHER 1: Obrigado, meu rei, por julgar meu caso com justiça.
NARRADOR: Todo o Israel ouviu a sentença que o rei havia proferido e todos tiveram profundo respeito ao rei, porque havia nele sabedoria de Deus para fazer justiça.
FIM

DIA DAS MÃES

Teatro que apresenta um desfile das mães bíblicas como exemplos, não teríamos exemplos melhores.

PERSONAGENS – Dirigente, Narradora, Eva, Joquebede, Noemi, Isabel, Maria – as mulheres da Bíblia devem estar caracterizadas à moda antiga judaica e se apresentarão, uma a uma, a medida que a narradora disser o seu nome.
DIRIGENTE – Maio é o mês do lar! Durante os dias deste mês, nossa atenção está voltada para a família , para o lar onde vivemos em amor com os nossos queridos familiares.
Para que um lar seja feliz, é preciso que Cristo viva no coração de todos os seus componentes; é necessário que a Palavra de Deus seja lida e que seus ensinos preciosos sejam observados.
Hoje, veremos algumas mães da Bíblia, ensinando-nos lições importantes para os nossos lares.
MÚSICA – Hino “Amor no Lar” – duas primeiras estrofes (nº 395 HNC) – pelos assistentes
NARRADORA – (em pé, com uma grande Bíblia na mão, abrindo-a em Gênesis 2 , fala)
EVA – a primeira mãe do mundo! – “Disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem , transformou-a numa mulher.”
EVA – Quando os meus olhos se abriram e pela primeira vez contemplei o mundo, senti o peso que sobre mim caía. A mim foi dada a responsabilidade de trazer vidas ao mundo. Pensei muitas vezes no que de mim seria dito pelas mães do futuro. Achariam elas que a educação dada a Caim foi defeituosa? Ou se lembrariam mais de Abel? Eduquei-os nos caminhos do Senhor. Infelizmente, Caim procedeu de maneira inversa, razão de seu erro e seu pecado. Alegro-me, no entanto, porque o Senhor se lembrou de mim e me deu a Sete em lugar de Abel. E recordo-me bem que, a partir daquele dia, o nome do Senhor começou a ser invocado. E, então, eu, a primeira mãe do mundo, orgulhei-me de ser MÃE!!!
NARRADORA – (abrindo a Bíblia no livro de Provérbios) – JOQUEBEDE - educou seu filho no caminho de Deus – “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
JOQUEBEDE - Quando fui obrigada a lançar meu filho às águas, não compreendia, a princípio, porque tinha de fazê-lo. Afinal de contas, todas as mães têm o direito de acalentar seus filhos. Nós, do povo judeu, não tínhamos esse direito. Nossos filhos eram arrancados de nossos braços. Mas Deus tinha um propósito para meu filho Moisés. O Senhor esteve comigo e eu sempre estive com o Senhor. Ele providenciou para que eu educasse Moisés e eu o ensinei a viver em palácios, mas a não se deixar envolver pelos enganos da riqueza. Meu filho foi um grande líder, temente a Deus.
NARRADORA – (abrindo a Bíblia e Provérbios 31) – NOEMI – inspirou confiança e sinceridade – “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias A força e a dignidade são os seus vestidos. Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua.”
NOEMI – Quando Malom e Quiliom faleceram, minhas noras não se sentiram constrangidas a permanecerem comigo. A confiança e a sinceridade sempre reinaram entre nós. Órfã foi sempre mais calada, é verdade, mas temos que considerar que seu temperamento era assim. Órfã e Rute me amavam a sua maneira, é claro, mas me amavam. Consegui ser mãe para as minhas noras, e pude influenciar a escolha de um novo companheiro para Rute – Boaz, pai de Obede, avô de Jessé, que foi pai de Davi, ancestral de Jesus.
NARRADORA - (mesma atitude - Pv 14) – ISABEL – alegrou-se em ser mãe – “A mulher sábia edifica a sua casa., mas insensata com as próprias mãos a derruba.”
ISABEL - Meu coração era triste. Tinha um marido que me amava, mas não tínhamos filhos. Procurávamos viver sempre diante de Deus, Certo dia, fomos visitados pelo anjo do Senhor e a nós foi dada a graça de sermos pais da “Voz Que Clama“. Na comunhão que mantínhamos com o Senhor, soubemos da sua missão e o educamos para realizá-la. Do nosso filho foi dito: “Entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior do que João Batista”.
NARRADORA – (mesma atitude – Lc 1) – MARIA – compreendeu os planos de Deus para sua vida e para a vida de seu filho – ”Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada”.
MARIA – Senti sobre mim a grande responsabilidade de guardar em meu ventre o Filho de Deus. De ser mãe terrena de Jesus Cristo, aquele que veio para dar a salvação a todos quantos creem. Compreendi, desde cedo, a minha missão, e procurei a ajuda de Deus na execução desta grande tarefa. A oração foi minha principal arma para que saísse vitoriosa.
DIRIGENTE - Acabamos de assistir a um desfile de mães da Bíblia e isso nos alegra porque elas contaram suas experiências para as mães de hoje. A pureza do corpo, da mente e do espírito são importantes para a missão da mulher. As mães precisam depender de Deus: ter comunhão íntima com ele, reconhecer suas limitações, e ter a certeza de que Deus está ao seu lado, pronto para atendê-las em todos os momentos, no lar ou fora dele.
MÚSICA – Hino “Amor no Lar” –três últimas estrofes (nº 395 do HNC) – por todos os presentes.

Fonte WEB

FLORES PARA MAMÃE

Outra versão deFLORES PARA MAMÃE, envolvendo as crianças, homenageando as mamães.
As florzinhas de Jesus felicitando as mamães.

Personagens:
1 Florista (adulto, Jovem, adolescente ou Junior que se expresse bem ,Feminina) –
5 Meninas para colher flores no jardim (adolescentes ou juniores) -
6 Meninas (crianças para flores do jardim) –
Meninos (arvores) –
Meninos (pedras)
Cenário: Jardim (com flores, arvores, pedras) Use sua imaginação!!!
FLORISTA:
Lindas flores perfumadas têm aqui no meu jardim.
Para serem ofertadas, às mamães que estão hoje aqui!
Hoje é um Dia Especial, vamos todos festejar!
Um abraço carinhoso e uma flor vamos lhe dar!
FLORISTA:
Em meu jardim têm varias florzinhas!
De todos os tamanhos e das mais belas cores!
Venham escolher com calma e fique bem à vontade!
Pois as flores que irão levar vão fazer o gosto de qualquer idade!
(Enquanto entram as meninas que vão escolher as flores pode soltar uma musica bem animada e elas vão entrar no jardim e procurar as que vão levar.
Diminuir a musica.)
As florzinhas irão se apresentar.
As meninas ficaram de lado e vai deixar as flores se apresentarem:
FLORES: (Cantam)
Nós somos as florzinhas de Jesus
Nós somos as florzinhas de Jesus
Abrimos a boquinha para cantar
Fechamos os olhinhos para orar
Nós somos as florzinhas de Jesus
Nós somos as florzinhas de Jesus
Sim!!! De Jesus
FLORES: (todas juntas falam)
Somos as florzinhas de Jesus.
Muito cuidado têm a Linda Florista conosco!
Nos planta com carinho e nos rega com muito amor!
Cada uma individualmente irá se apresentar:
Eu sou a Florzinha amarela, aqui no jardim eu sou “a Mais Bela”
Eu sou a Florzinha vermelhinha, aqui no jardim eu sou “a Mais meiguinha”.
Eu sou a Florzinha branca, aqui no jardim eu sou “a Mais cheirosa”.
Eu sou a Florzinha azulzinha, aqui no jardim eu sou “a Mais queridinha”.
Nós somos as Flores Lilás e Rosa , aqui no jardim nós somos “as Mais amorosas”.
1ª MENINA (adolescente ou Junior) fala pra florista
Florista maravilhosa!
Eu nem sei como escolher!
Entre todas estas lindas flores!
A qual devo oferecer?
Vou levar está florzinha branca!
Pra quem tanto quero bem!
È a minha cheirosa mãezinha!
Que igual a ela, não tem ninguém!
Pega a florzinha pela mão e fica ao lado
2ª MENINA (adolescente ou Junior)
Minha bondosa florista!
Eu quero está florzinha amarela!
Pra oferecer à minha mamãezinha!
Que entre todas é a mais Bela!
(Pega a florzinha pela mão e fica ao lado)
3ª MENINA (adolescente ou Junior)
Florista! Por favor, me dê está florzinha azulzinha!
Pois quero oferecer a alguém!
Que Deus usou pra me dar à vida!
É a minha bondosa mamãe!
A mulher mais querida!
(Pega a florzinha pela mão e fica ao lado)
4ª MENINA (adolescente ou Junior)
Querida Florista! De seu lindo jardim!
Eu quero levar está bem vermelhinha!
Pois dentre todas as mamães do mundo!
A minha é a mais meiguinha!
(Pega a florzinha pela mão e fica ao lado)
5ª MENINA
Florista delicada! Estou pensando seriamente!
Em levar rosa e Lilás!
Para as mamães mais amorosas,
Que hoje estão aqui com agente!
(Pega a florzinha pela mão e fica ao lado)
(Após todas recitarem os versinhos, juntamente com a florista, e as flores vão cantar a música “Parabéns a você” a letra é em homenagem ao “Dia das Mães”)
PARABÉNS AS MAMÃES NESTA DATA QUERIDA! (2x)
MUITAS FELICIDADES MUITOS ANOS DE VIDA!
QUE O BONDOSO JESUS COM AMOR BEM PROFUNDO! (2x)
ABENÇOE E PROTEJA AS MAMÃES DESTE MUNDO!
Depois pode soltar a musica que elas vão homenagear a mamãe

Fonte WEB Amor em Ensinar

Teatro: DEUS- FAZ AS ESCOLHAS

SINOPSE - Deus escolhe cada criança para cada mãe e até nisso Deus tem um propósito.

PERSONAGENS : Narradora – Deus- - Anjo

DEUS- FAZ AS ESCOLHAS

Narradora - Esse ano quase 100 mil mulheres se tornarão mães de crianças deficientes. Você alguma vez já pensou como as mães dos deficientes são escolhidas? Eu já. Uma vez imaginei Deus pairando sobre a Terra selecionando o seu instrumento de propagação com um grande carinho e compassivamente. Enquanto Ele observava Ele instruía um anjo a tomar nota em um grande livro.

Deus- - - (olha para a 1ª mãe imaginaria) Para Maria José, um menino, anjo da guarda Mateus.

(olha para a 2ª mãe imaginaria) Para Denise dos Reis, uma menina, anjo da guarda Cecília.

(olha para a 3ª mãe imaginaria) Para Neide da Silva, gêmeos, anjo da guarda, mande o Gerard ele está acostumado.

(olha para a 4ª mãe imaginaria) Dê a ela uma criança deficiente.

Anjo- (cheio de curiosidade) Por que a ela senhor? Ela é tão alegre...

Deus- Exatamente por isso. Como eu poderia dar uma criança deficiente para uma mãe que não soubesse o valor de um sorriso? Seria cruel.

Anjo- Mas será que ela terá paciência?

Deus- Eu não quero que ela tenha muita paciência porque aí ela com certeza se afogará no mar da auto-piedade e desespero. Logo que o choque e o ressentimento passar, ela saberá como se conduzir.

Anjo- Senhor, eu a estava observando hoje. Ela tem aquele forte sentimento de independência. Ela terá que ensinar a criança a viver no seu mundo e não vai ser fácil. E além do mais Senhor, eu acho que ela nem acredita na sua existência.

Deus- (sorri) Não tem importância. Eu posso dar um jeito nisso. Ela é perfeita. Ela possui o egoísmo no ponto certo.

Anjo- (engasga) Egoísmo? E isso é por acaso uma virtude?

Deus- (acena um sim) Se ela não conseguir se separar da criança de vez em quando, ela não sobreviverá. Sim, essa é uma das mulheres que eu abençoarei com uma criança menos perfeita. Ela ainda não faz idéia, mas ela será também muito invejada. Sabe, ela nunca irá admitir uma palavra não dita, ela nunca irá considerar um passo adiante, uma coisa comum. Quando sua criança disser "mamãe" estará presenciando um milagre. Quando ela descrever uma árvore ou um pôr do sol para seu filho cego, ela verá como poucos já conseguiram ver a minha obra. Eu a permitirei ver claramente coisas como ignorância, crueldade, preconceito e a ajudarei a superar tudo. Ela nunca estará sozinha. Eu estarei ao seu lado cada minuto de sua vida, porque ela está trabalhando junto comigo.

Anjo- Bom e quem o senhor está pensando em mandar como anjo da guarda?

Deus- (sorri) Dê a ela um espelho, é o suficiente.

UM ANJO DE MÃE

SINOPSE - No céu o dialogo entre Deus e uma criança que ainda irá nascer sobre o que essa criança encontrará na terra. Essa historia é fantasiosa, desconheço a existência de relato bíblico sobre conversas entre Deus e fetos. É apenas uma historia fantástica e muito bonita.

PERSONAGENS

Narradora - Deus- - 1 criança

UM ANJO DE MÃE

Narradora- Um dia, Deus- estava conversando com um bebê, ainda no ventre da mãe. Mesmo sabendo que quando nascesse iria se esquecer daquele dialogo entre ela e Deus, a bebê estava muito inquieta e aflita.

Criança- Disseram-me que estarei sendo enviada à terra, como eu vou viver lá, sendo assim pequena e indecisa ?

Deus- Entre muitos anjos, eu escolhi um especial para você. Estará lhe esperando e tomará conta de você.

Criança- Mas Deus, diz pra mim, aqui nesse lugar me sinto tão protegida e segura, o que é suficiente para que eu seja feliz. E eu serei feliz lá na Terra?

Deus- Seu anjo cantará para você. A cada dia, a cada instante você sentirá o amor do seu anjo e será muito feliz.

Criança- Como poderei entender quando falarem comigo, se eu não falo a língua que as pessoas da Terra falam?

Deus- Com paciência e carinho, seu anjo lhe ensinará a falar.

Criança- E o que eu farei quando eu quiser falar com você? Nunca mais poderei conversar com você?

Deus- Claro que voltaremos a conversar. Seu anjo juntará suas mãos e lhe ensinará a orar.

Criança- Eu ouvi que na terra há homens maus. Quem me protegerá?

Deus- Seu anjo lhe defenderá sempre, mesmo que signifique arriscar sua própria vida.

Criança- Mas eu serei sempre triste porque eu não te verei.

Deus- Seu anjo sempre falará sobre de mim, lhe ensinará a maneira de vir de mim e Eu estarei sempre dentro de você.

Narradora- Nesse momento havia muita paz no céu, mas as vozes da terra já podiam ser ouvidas. E a criança sabia que estava chegando o momento de ir para terra e nascer.

Criança- (apressada) Oh , Deus- , diga-me por favor, o nome do meu anjo.

Deus- Minha querida filha, você chamará seu anjo de Mãe.


Teatro: MINHA MÃE PRECISA SABER DISSO

SINOPSE Como Deus gostaria que as mães tratassem dos filhos.

Personagens

Narradora – Deus- - 4 crianças

MINHA MÃE PRECISA SABER DISSO

Narradora- Essa historia fala de como Deus- gostaria que as mães agissem com os filhos que receberam Dele.

Deus- Não dei filhos a vocês para serem estragados. Não deixe que eles adquirem maus hábitos. Seus filhos dependem de vocês para saberem o que é certo ou errado. Não os corrija com raiva e nem na presença de estranhos. Faça como eu, que te repreendo

em teu coração e com amor. Eles aprenderão muito mais vocês falarem com calma e em particular.

Criança 1 Não tenha medo de ser firme comigo, mãe, prefiro assim. Isto faz com que eu me sinta mais seguro.

Criança 2 Não me estrague, mãe. Sei que não devo ter tudo que quero. Só estou experimentando você.

Criança 3 Mãe, não me proteja das conseqüências dos meus erros. Às vezes, eu prefiro aprender pelo caminho mais áspero.

Criança 4 Mãe, não leve muito a sério minhas dores, necessito delas para obter a atenção que desejo.

Deus- Não faça promessa a eles que não poderá cumprir depois. Isto deixará seus filhos profundamente desapontado e tentado a dizer mentiras.

Criança 1 Não seja irritante ao me corrigir, se assim o fizer, eu poderia

fazer o contrário do que me pede.

Criança 2 Não desconverse quando faço perguntas, senão procurarei na rua

as respostas que não tiver em casa.

Criança 3 Não se mostre para mim como pessoa perfeita e infalível.Ficarei extremamente chocado quando descobrir algum erro seu.

Criança 4 Não diga que meus temores são bobos, mas sim me ajude a compreendê-los.

Deus- Não diga que não consegue controlar seus filhos. Eles julgarão que são mais fortes que você. Não desista de ensinar o bem,

mesmo que pareça não estar aprendendo. Não se canse de orar por seus filhos, porque eu ouço sempre a sua voz mãe!

Criança 1- Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me cercam. Isto criará em mim desde cedo um espírito intolerante.

Criança 2- Não me trate como uma pessoa sem personalidade. Tenho o meu próprio modo de ser.

Criança 3- Se você errar e sentir vontade se desculpe comigo. Se eu errar me corrija.

Criança 4- E principalmente, mãe, sempre que sentir vontade diga que ama me ama.

Deus- Lembre-se, mãe, no futuro você verá neles o fruto daquilo que plantou.

Fonte:



A MULHER DAS CICATRIZES

A MULHER DAS CICATRIZES, D. Ana é uma mãe dedicada, amorosa, sofredora, viuva...

Ana Júlia é sua filha, que despreza a mãe, a situação que vivem, vivendo uma grande mentira junto de seus colegas de faculdade...

É drama...

NARRADOR(A): Em uma pequena cidade do interior , morava D. Ana e Ana Júlia sua filha.
D. Ana viúva há alguns anos, firmemente sustentando e dando o melhor de si para sua filha.
Ela trabalhava de segunda a segunda com muita alegria, tudo isso para garantir os estudos da filha. Essa pobre mulher, ainda jovem foi condenada a viver confinada num quarto de sua casa; costurando dia e noite, e ainda fazia trabalhos extra para as pessoas que a conheciam.
Pois procurava não se expor ao constrangimento que sua deformação causava; Pois essa filha era o que de mais preciso ela tinha.
D. ANA: Filha arrumei um trabalho extra volto só a noite.
ANA JULIA: No domingo mãe, quem vai fazer o almoço?..
D. ANA: Filha o almoço já deixei pronto, é só aquecer. Tchau. Há tem um bolo pronto no forninho.
ANA JULIA: Não aguento mais essa situação.
Narrador(a) E em seguida toca o telefone .
ANA JULIA: Alô,...Oi Rafael,...Não, vou ficar em casa...Que horas, Duas horas ta legal.
NARRADOR(A): Mais tarde os colegas da faculdade vieram visitá-la.
ANA JULIA: Oi Rafael, Marcelo, Carolina, oi Thiago Clarissa que bom que tu vieste também.
CLARISSA: Seus pais não estão.
NARRADOR(A):Carolina interrompe.
CAROLINA: Os pais dela moram em outra cidade.
NARRADOR(A): Ana Júlia tinha vergonha da mãe que tinha, e da vida que levava, e tudo isso fazia Ana Júlia viver na mentira. Mas a mentira não reina sobre os filhos de Deus; e o sacrifício daquela mãe estava sendo observado por Deus.
E finalmente chega o dia do aniversário de Ana Júlia
D. ANA: Julinha minha filha, convide seus amigos e colegas da faculdade para comemorar o seu aniversário conosco, eu fiz salgados, um bolo, comprei refrigerante.
ANA JULIA: Não mãe, eu não vou convidar ninguém.
NARRADOR(A): A mãe nem desconfiava, da rejeição da filha sobre sua pessoa, e surge uma pequena discussão
D. Ana: Mas filha!?;....Fiz tudo isso.
NARRADOR(A): Mas Ana Júlia a interrompe irada.
ANA JULIA: Eu já disse que não vou convidar ninguém, e eu não te pedi nada disso, além do mais a noite eu vou sair com os amigos .
NARRADOR(A): A mãe fica triste se lamentando.
D. ANA: Estou preocupada contigo filha, estás sempre tão só, fiz tudo isso para o teu bem, quero te ver com muitos amigos, você precisa disso, não esqueça filha a faculdade está acabando, e você precisa de amizade, companheirismo, conhecimento, a medicina exige isso de você filha.
ANA JULIA: Não te preocupe comigo por que tudo isso eu consigo depois de formada.
Narrador (a ): Mas Julinha não sabia que para seu amadurecimento o ESPIRITO SANTO de DEUS já havia tocado no coração da mãe e despertado a sabedoria dela, e Deus já havia preparado uma surpresa a ela. Alguns minutos depois, só alguns minutos, eis a surpresa. Todos os seus colegas da sala bateram a porta
D. Ana abre a porta.
D. ANA: pois não.
RAFAEL: A Ana Júlia se encontra?
NARRADOR(A): Ana Júlia corre desesperado para a porta indagando.
ANA JULIA: O que vocês estão fazendo aqui?
Todos: Surpresa Juli.
NARRADOR(A): Assim era carinhosamente chamada pelos colegas.
CAROLINA: Não é hoje o teu aniversário?
ANA JULIA: Sim,... Mas!..
NARRADOR(A): Ana Júlia foi interrompida por uma pergunta de Clarissa.
CLARISSA: Quem é esta senhora de avental ali parada Juli.
ANA JULIA: Ah, essa é a minha empregada.
NARRADOR(A): D. Ana não conseguia mover-se de indignação ao ver que a filha envergonhara-se dela.
ANA JULIA: Madalena sirva-nos algo de beber ou comer.
NARRADOR(A): D. Ana vai até a cozinha e olhando para o céu, ela diz.
D. ANA: meu Deus até o meu nome ela trocou.
NARRADOR(A): E as lágrimas escorriam pelo seu rosto ferido pelo acidente, pelo tempo, pelo sofrimento da dor ; mas o seu amor pela filha era bem maior, e Ana calada serve os comes e bebes , mas as lágrimas não contém , e Ana Júlia não percebe o quanto
ela a feriu. Todos percebem algo estranho, mas não se manifestam.
NARRADOR(A): Passado um bom tempo e a alguns meses de sua formatura sua mãe adoece gravemente.
MÉDICO: D. Ana o seu estado é grave, muito grave.
NARRADOR(A): O médico vira-se para a filha e diz:
MÉDICO: já fizemos todos os exames e foi constatado que as metástases estão espalhadas pelo corpo, não há o que fazer.
ANA JULIA: Eu estou me formando em medicina, e deve haver alguma coisa a se fazer.
MÉDICO: Não;. (ele volta-se para dona Ana) D. Ana como a senhora contraiu essas cicatrizes? Foram mal tratadas, esse tipo de queimaduras exige um tratamento rigoroso para não acontecer isso.
NARRADOR(A): D. Ana relata o que aconteceu ao médico sem perceber a presença da filha,
D. ANA: Morávamos num barraco de madeira velha, eu estava lavando roupa quando ouvi um estrondo, e vi as chamas tomando conta do barraco, Julinha minha filha ainda bebê dormia lá dentro foi então que entre as chamas eu entrei e envolvendo-a num cobertor tirei-a de lá, eu precisava salvar ela doutor.
NARRADOR(A): E as lágrimas invadem o seu rosto e de Júlia e D. Ana não consegue mais falar calando-se;. Enquanto isso Ana Júlia se desespera por saber que as cicatrizes que a mãe carregava por todos esses anos e que envergonhavam-na , era o símbolo de sua vida.
ANA JULIA: Mãe me perdoa, porque nunca me falaste que foi por minha causa que tens essas cicatrizes, para salvar minha vida mãe,
quantas vezes te maltratei e até te rejeitei;.
D. ANA: Agora tu sabes filha, um dia eu fui muito bonita, eu era assim. Dei minha beleza pela sua e não me arrependo, foi o preço que paguei par você permanecer linda.
MÉDICO: Márcio: Chega, ela precisa repousar,
NARRADOR(A): Ana Júlia recusa-se a sair. O médico insiste e ela concorda.
Na faculdade os colegas ficam sabendo da enfermidade da mãe de Juli, pela própria que desorientada esquece as mentiras, eles se compadecem da colega e vão visitá-la, (como toda mentira um dia é descoberta) chegando lá ficaram chocados, desolados, entristecidos com Juli.
CAROLINA: Oh Juli, carinhosamente sempre te chamei assim, estudamos juntas desde o colegial, e tu me subestimaste esses anos todos, me enganaste. E essa pessoa maravilhosa que dizias ser sua empregada que te criou é sua mãe, como pude fazer isto com sua própria mãe, não viste o sofrimento dela ?;...onde esta teu coração?, se é que tens um.
ANA JULIA: Por favor, Carol me perdoa, eu estou sofrendo muito com isso, estou muito arrependida de tudo.
CAROLINA: Agora é tarde, foi tempo demais.
RAFAEL: Carol nunca é tarde quando se tem um coração igual o teu, perdoe-a.
NARRADOR(A): No dia seguinte,. Carolina abraça Ana Júlia e choram juntas e seguem para o hospital, e o médico diz a Ana Júlia que o estado de sua mãe se agravou muito Juli se desespera e quer ver a mãe, o médico pede para que se acalme para não piorar mais o seu quadro clinico. Mais calma ela diz.
ANA JULIA: Doutor eu estou me formando em medicina e preciso demais do perdão e da benção de minha mãe, porque meu coração me diz que não terei outra oportunidade; Por favor?!..
NARRADOR(A): Ela entra para falar com a mãe e dona Ana com um olhar feliz e satisfeito diz.
D. ANA: Vem cá filha,....Até aqui fomos só nós duas e Deus, mas deixei-te amigos bons para quando precisar;. Todos aqueles para quem eu trabalhei são nossos amigos, e se precisar de um colo de mãe procure a dona Margarida ela te dará.
Todos têm sua hora e a minha chegou, mas eu vou feliz, porque te deixei preparada para a vida.
ANA JULIA: Mãe me perdoa tudo que eu te fiz,,,
NARRADOR(A): D. Ana interrompe.
D. ANA: Eu já te perdoei filha, fique na paz de Deus, tudo o que vivemos juntas foi uma lição para nós duas, só te peço que uses a tua profissão com amor, serão vidas em tuas mãos, e quando tiveres em dificuldades dobre os seus joelhos e ore e Deus te ouvirá e te ajudará. Eu sempre fiz isso. Eu te abençoo, seja feliz.
NARRADOR(A): D. Ana serra os olhos num adeus não dando oportunidade para a filha falar mais nada. O desespero toma conta de Ana Júlia e o médico se aproxima e diz.
MÉDICO: Começaste bem na profissão, se quiseres ser melhor siga o conselho de tua Mãe, seja mais forte agora.
NARRADOR(A): Mas alguém ainda comentou.
CLARISSA: Não me conformo com tudo que ela fez para esta mãe...
MARCELO: Mas ela se redimiu e tem o direito de uma nova oportunidade.
NARRADOR(A): Nós somos pessoas, fracas erramos muito na vida, mas Deus nos dá a oportunidade de acertarmos os erros cometidos, através do perdão. O perdão vindo do fundo da alma e do intimo do coração, Deus perdoa e renova-nos sempre..
Pois ele é misericordioso.


A CARTA DA FILHA

Mãe perseverou em oração pela filha que saiu de casa...

Longe de ser um fato inédito, acompanhe, mãe e filha...

MARTA ESTÁ SENTADA, LENDO A BIBLIA. ENTRA SUA FILHA DÉBORA CORRENDO COM UMA CARTA ESCONDIDA ATRÁS DE SI.

DÉBORA – Mamãe, a senhora nem imagina o que eu tenho aqui.
MARTA – O que é filha? Diga logo.
DÉBORA – Advinha. É algo que a Senhora que muito.
MARTA – O, filha, bem sabes que não tenho este dom. Vamos, conte logo o que é.
DEBORA – Uma carta de Éster.
MARTA – Carta da éster? Da minha éster? Meu Deus, eu nem acredito. Minha filha está viva. O senhor ouviu minhas orações. (fala enquanto abre a carta) – tomara que sejam notícias boas. Que Ela vai voltar para casa. (começa a ler a carta) – São Paulo, 30 de abril de 2005.

O PAI VEM ENTRANDO PARA PARTICIPAR DA LEITURA DA CARTA.

VOZ DE ESTER, AO MICROFONE, DANDO CONTINUIDADE À CARTA.

A quase seis anos que não nos vemos. É muito tempo. Ainda era uma criança quando te abandonei. Quando decidi viver minha própria vida. Xinguei, blasfemei contra Deus, gritei com a senhora, virei as costas e segui meu caminho.Lembro-me que a Senhora chorou muito, mãe. A senhora ficou em lágrimas enquanto eu saia em busca do que eu chamava de liberdade. Esta minha atitude me custou muito caro.Estou num tremendal de lama e não tenho como sair dele. A minha perversidade me jogou numa prisão. Desde que saí de casa, nunca mais dei notícias.Estou escrevendo porque não sei se um dia poderei vê-la. Abraça-la novamente.
Mamãe estou presa a cinco anos e oito meses e desde então eu deixei de viver. Ainda me lembro de seus carinhos quando ia ao meu quarto para me cobrir para que eu não sentisse frio.E hoje a minha vida se tornou um gelo.Sinto tanto frio e a senhora não está aqui para me afagar e me dar o seu calor. Aqui na cadeia durmo em bancos de cimento e em colchão da finura de um dedo Isto não é nada diante do que estou passando no momento. Estou no meio de uma rebelião de presos E estamos todos amontoados num único cubículo. Tem fogo por todo lado. Um verdadeiro inferno. Só se ouve gritos. Muitos gritos de dor, de medo. Meu cubículo foi escolhido para negociar os pedidos dos presos. Como dizem: somos o cristo. Vamos pagar o pato.Apesar das celas estarem todas destrancadas, não tem como fugir.Aqueles que tentam, não chegam a dar dez passos.
Fiz tudo o que quis nesta vida e até o que não quis. Lembra, mãe dos cultos domésticos? A Senhora e o papai me falavam do amor de Deus, da sua graça salvadora, e que nós éramos livres em Cristo Jesus.
Agor
a eu sei de que liberdade vocês falavam. Abandonei tudo que vocês me ensinaram e hoje só me resta a saudade. Saudade da igreja, do conjunto da mocidade, até mesmo das mensagens cansativas do pastor. Sinto tantas saudades da senhora, mamãe. Como eu era feliz!
Ouço muitos tiros seguidos de gritos intermináveis. Os corredores da cadeia estão cobertos de sangue. Acabei de receber meu numero de ordem para pagar o cristo. Sou o número 7.. Lembro-me de papai dizendo que o número 7 era o número da perfeição. Não sou digna de morrer sob este número.
Se a senhora chegar a ler esta carta, talvez eu não faça mais parte deste mundo. Mas não quero que a senhora fique triste. Esta dor eu não irei suportar. Perdoe-me por todo aborrecimento que te causei.Quantas vezes me disse que o adultério era condenado pela Bíblia e que a prostituição iria me levar à destruição. A senhora tinha razão. A prostituição foi apenas o passaporte para eu entrar no mundo tenebroso de satanás. Depois ficou tudo mais fácil. Trafiquei, usei drogas, um furto aqui, um roubo ali...Assalto à mão armada. Troquei a Bíblia por armas de fogo. Algumas tão potentes que a senhora nem pode imaginar em sua mente cristã o estrago que elas são capazes de fazer. Minha última façanha foi participar de um assalto a um banco o qual me jogou onde eu estou agora. Por isso estou aqui. Era tanto dinheiro, que a Senhora nem imagina.
Se um dia eu sair daqui, se a misericórdia do Senhor me alcançar só mais esta vez, eu quero pedi perdão a senhora. Sempre que a senhora me orientava a ser uma boa filha para ter a bênção de uma vida longa e próspera, eu ria, zombando de Deus e da senhora. Se a senhora ainda lembra de mim em suas orações, digo ao Senhor que me arrependo e gostaria de ter levado uma vida diferente da que eu levo agora. O dia das mães está chegando e eu gostaria muito de está na igreja para homenageá-la.
Meus pecados têm me impedido até mesmo de falar com Deus.
Mãe, mais alvoroço, mais gritos... minha colega número cinco acaba de ser levada para ser o cristo. As reivindicações não foram atendidas. Há uma rajada de balas intermináveis... muitos gritos. A colega de número seis suplica misericórdia, dizendo que tem filhos, (chora) Enquanto é arrastada pelos corredores. Mãe, não sei se terminarei esta carta. De pensar que eu não precisava passar por isso. Já cumpri a minha pena e era pra eu ter sido posta em liberdade a dois meses. Acho que Deus desistiu de mim, por isso estou aqui. Desculpe os borrões, mamãe. Não consigo conter as lágrimas, O coração quase que me salta pela boca e sinto o gosto amargo da morte. Como eu me arrependo por não ter ouvido as suas suplicas, voltado para casa, me jogando aos seus pés pedindo perdão, e te dado um abraço forte.
Uma coisa não me esqueci: Sei que estou nas mãos de quem pode: e se o Senhor quiser vai me livrar da morte. “Ainda que eu andasse pelo vale da sobra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo”.Tenho fé no Senhor que um dia eu irei abraça-la. A senhora, o papai, a minha irmãzinha querida. Um feliz dia das mães e um beijo dessa sua filha que muito se arrepende por não ter ouvido os seus conselhos.
Com, Sua filha Éster.

QUANDO TERMINA A LEITURA DA CARTA, MARTA A COLOCA SOBRE O PEITO E TODOS SE AJOELHAM E A MÃE ORA.

MARTA – Senhor meu Deus, Minha filha querida a quem eu tenho colocado diante do Senhor todos estes anos, está viva e me escreveu. Livra-a das aflições da morte que a rodeia. Ela está arrependida e pede teu perdão e a tua compaixão. Sei que foi o Senhor quem lhe preservou a vida. Traga-a para casa. Proteja-a com sua poderosa mão e co9m braço forte. Livra-a das ciladas do inimigo (Éster vem entrando pela igreja, com uma mochila nas m~´aos e fica de frente para sua família em oração). Coloque em seu coração o temor do Senhor, pois eu a perdôo e a amo muito.

ESTER – (Interrompendo a oração) – Mãe...
MARTA – (Levantando os olhos espantada) – Éster?! (levantando-se todos com ela) – Ah! Meu Deus é você mesma, Éster?
ESTER – (Chorando) Sou eu mesma, mamãe. Estou de volta.
MARTA – (Abraça a filha e ambas choram) – Minha filha, minha filha querida. Você está viva e aqui, comigo? Meu Deus é felicidade demais.
ESTER – Mãe, estou tão arrependida. Perdoa-me? Agora eu dei que a oração de um justo move a mão de Deus. O Senhor teve misericórdia de mim e me livrou da morte.
MARTA – Eu sempre orei por você, minha filha. Nunca te esqueci em minhas orações. Hoje é o dia mais feliz da minha vida.Minha filha voltou para casa.
PEDRO – Seja bem vinda, minha filha. Esta casa nunca foi a mesma desde que você partiu.
ESTER – Muito obrigada por não terem desistido de mim. Deus está me dando uma segunda chance e eu não vou decepciona-lo e nem a vocês.

TERMINA COM TODOS SE ABRAÇANDO, FELIZES.

Fonte: Teatro Cristão