VAMOS NOS CONHECER
A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.
É interessante utilizar esta dinâmica no início do ano, quando há presença de alunos novos, ou mesmo, quando ninguém se conhece.
★ Objetivo:
-Fazer com que os alunos interajam;
-Desenvolver a oralidade.
★ Tempo previsto:
-Em média, 30 minutos de duração.
★ Nº de participantes:
-No máximo 30 alunos.
★ Procedimentos:
-Inicie a atividade pedindo que todos sintam-se a vontade;
-Depois separe o grupo em duplas, cada dupla deve se entrevistar durante uns cinco minutos;
-Após esse tempo o mediador une o grupo novamente e pede que cada membro apresente o colega entrevistado, nesse momento os outros integrantes deverão prestar atenção para depois comentar ou fazer perguntas baseadas nas informações fornecidas pelo colega.
Dinâmicas engraçadas para Classe - Sorriso milionário
O principal objetivo: Propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
* Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
* O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
* Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
* Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
* Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
* Tempo de aplicação: 30 minutos
* Número máximo de pessoas: 40
* Número mínimo de pessoas: 2
* Número máximo de pessoas: 40
* Número mínimo de pessoas: 2
A PALAVRA É ?.......
Objetivos: Aquecer, ativar o grupo, estimular o raciocínio rápido e a capacidade de associação. Nº de Participantes: Não há limites
Material: Não necessita material
Desenrolar:
Cada participante deverá dizer uma palavra que faça parte de uma música. Quem souber de qualquer música na qual apareça essa palavra, e se manifestar em primeiro lugar, deve cantá-la. Quem cantar e acertar somará um ponto.Se ninguém conhecer a música, o participante que propôs a palavra deve cantá-la. Se não souber, perderá um ponto.
A pessoa que cantar é a próxima a dizer a palavra.
Este exercício pode ser realizado em grupo.
Conclusão: Enfatizar a atenção e memória: muitas vezes sabemos, mas não lembramos.
CORRIDA DOS BALÕES (APRESENTAÇÃO)
Objetivos: Atividade dinâmica para quebrar o gelo e facilitar a apresentação dos elementos do grupo. Nº de Participantes: no mínimo 15 participantes Material: 1 balão para cada participante, giz para marcar o chão, apito para iniciar o jogo, papéizinhos com o nome de cada participante, fita adesiva para colar os nomes nos balões Desenrolar:
Uma linha de saída é determinada e cada equipe se posiciona atrás desta. À frente de cada uma das equipe e a uma distância de cerca de 5 metros, um círculo será desenhado com a letra A.Antes de iniciar o jogo cada participante escreve seu nome em um balão, colocando-o no círculo A de sua equipe.
Todos posicionam-se antes da linha de saída agrupados por equipe.
Ao sinal do condutor do jogo, cada equipe começa enviando seu primeiro integrante até onde se encontram os balões de sua própria equipe.
O integrante pega um dos balões, lê o nome do companheiro que está escrito no mesmo e o estoura.
Regressa então correndo até sua equipe gritando bem alto o nome do companheiro que estava escrito no balão.
O jogador cujo nome é falado se prepara para correr assim que o seu companheiro retorna e lhe dá um tapa em sua mão.
O jogo se repete então com este segundo jogador e assim suscessivamente até que todos os balões tenham sido arrebentados.