O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DINÂMICAS...




VAMOS NOS CONHECER


A dinâmica de grupo constitui um valioso instrumento educacional que pode ser utilizado para trabalhar o ensino-aprendizagem quando opta-se por uma concepção de educação que valoriza tanto a teoria como a prática e considera todos os envolvidos neste processo como sujeitos.

É interessante utilizar esta dinâmica no início do ano, quando há presença de alunos novos, ou mesmo, quando ninguém se conhece.
Objetivo:

-Fazer com que os alunos interajam;

-Desenvolver a oralidade.

Tempo previsto:
-Em média, 30 minutos de duração.

Nº de participantes:
-No máximo 30 alunos.

Procedimentos:
-Inicie a atividade pedindo que todos sintam-se a vontade;
-Depois separe o grupo em duplas, cada dupla deve se entrevistar durante uns cinco minutos;
-Após esse tempo o mediador une o grupo novamente e pede que cada membro apresente o colega entrevistado, nesse momento os outros integrantes deverão prestar atenção para depois comentar ou fazer perguntas baseadas nas informações fornecidas pelo colega.


Dinâmicas engraçadas para Classe - Sorriso milionário
O principal objetivo: Propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
* Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
* O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
* Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
* Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
* Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
* Tempo de aplicação: 30 minutos
* Número máximo de pessoas: 40
* Número mínimo de pessoas: 2


A PALAVRA É ?.......
Objetivos: Aquecer, ativar o grupo, estimular o raciocínio rápido e a capacidade de associação.   Nº de Participantes: Não há limites  
Material: Não necessita material  
 Desenrolar:
Cada participante deverá dizer uma palavra que faça parte de uma música. Quem souber de qualquer música na qual apareça essa palavra, e se manifestar em primeiro lugar, deve cantá-la. Quem cantar e acertar somará um ponto.

Se ninguém conhecer a música, o participante que propôs a palavra deve cantá-la. Se não souber, perderá um ponto.

A pessoa que cantar é a próxima a dizer a palavra.

Este exercício pode ser realizado em grupo.

Conclusão: Enfatizar a atenção e memória: muitas vezes sabemos, mas não lembramos.




CORRIDA DOS BALÕES (APRESENTAÇÃO)

Objetivos: Atividade dinâmica para quebrar o gelo e facilitar a apresentação dos elementos do grupo.   Nº de Participantes: no mínimo 15 participantes   Material: 1 balão para cada participante, giz para marcar o chão, apito para iniciar o jogo, papéizinhos com o nome de cada participante, fita adesiva para colar os nomes nos balões   Desenrolar:
Uma linha de saída é determinada e cada equipe se posiciona atrás desta. À frente de cada uma das equipe e a uma distância de cerca de 5 metros, um círculo será desenhado com a letra A.
Antes de iniciar o jogo cada participante escreve seu nome em um balão, colocando-o no círculo A de sua equipe.
Todos posicionam-se antes da linha de saída agrupados por equipe.
Ao sinal do condutor do jogo, cada equipe começa enviando seu primeiro integrante até onde se encontram os balões de sua própria equipe.
O integrante pega um dos balões, lê o nome do companheiro que está escrito no mesmo e o estoura.
Regressa então correndo até sua equipe gritando bem alto o nome do companheiro que estava escrito no balão.
O jogador cujo nome é falado se prepara para correr assim que o seu companheiro retorna e lhe dá um tapa em sua mão.
O jogo se repete então com este segundo jogador e assim suscessivamente até que todos os balões tenham sido arrebentados.




Plano de arte 8º Ano


Plano de Arte 8º Ano

( Retirado do Blog da Helen Drumond)

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental

Objetivos Gerais da área:

• Conhecer, refletir e analisar cada linguagem artística no seu contexto histórico e sócio-cultural.

• Expressar sabendo comunicar-se em arte, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

• Conhecer materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), para utilizá-los nos trabalhos pessoais, identificá-los culturalmente.

• Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e os conhecimentos estéticos, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso da criação.

• Identificar, relacionando as diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas, no decorrer da história da humanidade.

• Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como patrimônio cultural e do universo natural, identificando a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.

• Compreender as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível.

• Promover, através da arte, o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos necessários para a formação sistemática do aluno.

• Reconhecer as culturas, indígenas e africana, como algumas das matrizes legitimas da cultura brasileira.

• Valorizar a própria identidade étnica, fortalecendo a auto-estima.


Habilidades a serem desenvolvidas no 8° Ano

• Utilizar com propriedade diversas técnicas de arte com procedimentos de pesquisa, experimentação e comunicação.

• Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética, artística e de gênero.

• Registrar e documentar informações, obtidas com artistas, documentos, livros, etc., relacionando-os às suas próprias experiências pessoais, como criadores, interpretes e apreciadores de arte (dança, artes visuais, musica e teatro).

• Apreciar, discutir, refletindo e adotando atitudes de respeito frente à variedade de manifestações musicais.

• Analisar as interpretações musicais que se dão contemporaneamente entre elas, refletindo sobre suas respectivas estéticas.

• Conhecer a história do teatro brasileiro durante o século XVIII e XIX.

• Conceituar musica popular brasileira.

• Listar os principais museus do mundo.

• Definir impressionismo, Expressionismo, Cubismo, Surrealismo e Dadaísmo.

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 1º trimestre

1. História da Arte

• Impressionismo

• Pós-impressionismo

• Neo-impressionismo

• Expressionismo


2. Cores

• Gramática das cores

• Cor física, aditivo, subtrativo e material.

MACRO ATIVIDADE: Arte, História e Português - Exposição do livro de reproduções artísticas do Impressionismo, Pós-impressionismo, Neo-impressionismo e Expressionismo.

CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 2º trimestre

1. Expressão plástica

• Vitral

• Trabalhando com sucatas


2. Artesanato

• Brasileiro

• Indígena

• Afro-brasileiro

• Africano


MACRO ATIVIDADE: Danças Folclóricas de nossa região



LISTA DE CONTEÚDOS DE ARTE
Professora: Simone Helen Drumond de Carvalho
8° ano do Ensino Fundamental
Conteúdo do 3º trimestre

1. Teatro

• História do teatro brasileiro (século XVIII e XIX)

• Linguagem teatral


2. Música

• Linguagem musical

• Musica Popular Brasileira

• Musica Popular Amazonense


3. Museus

• Principais museus do mundo


MACRO ATIVIDADE:

Projeto: Feira Cultural Interdisciplinar (Todas as disciplinas do 8º Ano)
Projeto: DANÇA – Arte e Educação Física