PLANEJAMENTO
ANUAL - Berçário II
e Maternal (1 ano e meio a 3 anos)
ANUAL - Berçário II
e Maternal (1 ano e meio a 3 anos)
Fase
marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das
próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades
para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as
crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou
seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias
competências e estabelecem uma relação de interação e confiança
com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a
realidade.
marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das
próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades
para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as
crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou
seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias
competências e estabelecem uma relação de interação e confiança
com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a
realidade.
Objetivos:
· Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
ambiente acolhedor e seguro;
· Trabalhar
capacidades expressivas;
capacidades expressivas;
· Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
formas alternativas de consciência corporal;
· Relação
de independência com o ambiente vivido;
de independência com o ambiente vivido;
· Explorar
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
· Expressar
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
· Desenvolver
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras;
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras;
· Promover
o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
· Dar
ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas
para o desenvolvimento da linguagem oral, etc;
ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas
para o desenvolvimento da linguagem oral, etc;
· Brincar;
· Expressar
desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
· Relacionar-se
progressivamente com seus pares e os demais;
progressivamente com seus pares e os demais;
· Conhecer
gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc;
gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc;
CONTEÚDOS
· Cuidados
básicos de higiene e saúde como o incentivo ao uso do banheiro/
penico (controle de esfíncteres);
básicos de higiene e saúde como o incentivo ao uso do banheiro/
penico (controle de esfíncteres);
· Iniciativa
gradual de desconforto perante a presença de urina e fezes;
gradual de desconforto perante a presença de urina e fezes;
· Incentivo
ao uso de escova de dentes;
ao uso de escova de dentes;
· Estimulação
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
· Incentivo
a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de
cor, giz de cera e tinta guache;
a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de
cor, giz de cera e tinta guache;
· Estímulo
a traçados simples para coordenação motora;
a traçados simples para coordenação motora;
· Estimulação
e reconhecimento do próprio corpo com conversas, cantos, nomear
partes do corpo, etc;
e reconhecimento do próprio corpo com conversas, cantos, nomear
partes do corpo, etc;
· Estimulação
tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
· Reconhecimento
visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de
histórias com sons e coloridos;
visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de
histórias com sons e coloridos;
· Incentivo
e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e
monta-desmonta;
e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e
monta-desmonta;
· Incentivo
a pedir auxílio em situações cotidianas sempre que necessário;
a pedir auxílio em situações cotidianas sempre que necessário;
· Apresentação
de cores;
de cores;
· Interesse
e incentivo em novos alimentos e comer sem ajuda (segurar a colher
ou copinho com as mãos);
e incentivo em novos alimentos e comer sem ajuda (segurar a colher
ou copinho com as mãos);
· Músicas
com gestuais e cantigas de roda;
com gestuais e cantigas de roda;
· Brincadeiras
de imitação;
de imitação;
· Incentivo
à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas,
histórias, conversas, etc;
à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas,
histórias, conversas, etc;
· Realizações
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
· Brincadeiras
livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e
espaços agradáveis, etc;
livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e
espaços agradáveis, etc;
· Estimular
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
· Interagir
socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a
criança trocar objetos;
socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a
criança trocar objetos;
· Respeito
a regras, limites e boas maneiras, etc;
a regras, limites e boas maneiras, etc;
· Identificação
de situações de risco e seu ambiente mais próximo;
de situações de risco e seu ambiente mais próximo;
· Participação
e interesse em situações que envolva a interação social;
e interesse em situações que envolva a interação social;
MOVIMENTO
- no plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa
a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por
meio das interações sociais que estabelece diante do espelho.
Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características
físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a
construção de sua identidade. RECNEI, Vol. 3, p. 23).
- no plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa
a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por
meio das interações sociais que estabelece diante do espelho.
Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características
físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a
construção de sua identidade. RECNEI, Vol. 3, p. 23).
· Explorar
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto,
gestos, movimentos simultâneo, etc;
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto,
gestos, movimentos simultâneo, etc;
· Exploração
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
· Atividades
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
· Mímicas
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
· Participação
em brincadeiras de roda ou de danças circulares;
em brincadeiras de roda ou de danças circulares;
· Cuidado
com postura e expressão corporal;
com postura e expressão corporal;
· Brincadeiras
de esconder com cabaninhas, lençóis, labirintos (riscos no chão
com barbante, giz,etc), texturas, areia, etc;
de esconder com cabaninhas, lençóis, labirintos (riscos no chão
com barbante, giz,etc), texturas, areia, etc;
· Brincadeiras
com materiais que propiciem a descoberta e exploração do
movimento;
com materiais que propiciem a descoberta e exploração do
movimento;
· “Leitura”
de histórias com tapetes, almofadas, e brinquedos que convide a
concentração;
de histórias com tapetes, almofadas, e brinquedos que convide a
concentração;
AVALIAÇÃO
- A avaliação do movimento deve ser documentada observando os
aspectos referentes a expressividade do movimento e sua dimensão
instrumental. Neste contexto, o professor deve atualizar sempre
mudanças e conquistas do aluno em questão.
- A avaliação do movimento deve ser documentada observando os
aspectos referentes a expressividade do movimento e sua dimensão
instrumental. Neste contexto, o professor deve atualizar sempre
mudanças e conquistas do aluno em questão.
MÚSICA– Aprender música
significa integrar experiências que envolvam a vivência ,
percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais
elaborados. (RECNEI, Vol. 3, p. 48).
significa integrar experiências que envolvam a vivência ,
percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais
elaborados. (RECNEI, Vol. 3, p. 48).
CONTEÚDOS
· Exploração
e produção de materiais e a escuta de obras musicais;
e produção de materiais e a escuta de obras musicais;
· Imitação
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
· Participação
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço
vocal;
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço
vocal;
· Interagir
com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos,
chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos,
chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
· Explorar
sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
· Explorar
a presença do silêncio como valorização do som;
a presença do silêncio como valorização do som;
· Escuta
de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
· Participação
em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
· Utilização
de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores,
chocalhos, etc;
de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores,
chocalhos, etc;
AVALIAÇÃO- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, leva-se em conta as
respostas frequentes que estão sujeitas a alterações, tendo em
vista não só a forma como as crianças pensam e sentem, mas a
natureza do conhecimento musical.
da música tem um caráter instrumental, ou seja, leva-se em conta as
respostas frequentes que estão sujeitas a alterações, tendo em
vista não só a forma como as crianças pensam e sentem, mas a
natureza do conhecimento musical.
ARTES
VISUAIS – As Artes
Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e
desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais
encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os
objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se
das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. (RECNEI,
Vol. 3, p. 85).
VISUAIS – As Artes
Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e
desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais
encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os
objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se
das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. (RECNEI,
Vol. 3, p. 85).
· Ampliação
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
· Observação
e identificação de imagens diversas;
e identificação de imagens diversas;
· Utilização
de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis,
lápis, cola, etc;
de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis,
lápis, cola, etc;
· Oferecimento
de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc,
em atividades de jogos de construção;
de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc,
em atividades de jogos de construção;
· Atividades
com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes
superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão,
inclusive no próprio corpo;
com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes
superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão,
inclusive no próprio corpo;
· Representação
da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
· Utilizar
diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis,
escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de
cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes,
etc;
diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis,
escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de
cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes,
etc;
· Identificar
os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o
corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo,
principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses
materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano
a saúde da criança;
os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o
corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo,
principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses
materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano
a saúde da criança;
· Cuidados
com materiais de uso individual e coletivo;
com materiais de uso individual e coletivo;
· Representações
em desenho livre ou de foi observado;
em desenho livre ou de foi observado;
· Estabelecer
relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo
coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo
coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
· Observação
de corpos em movimento pesquisados em revistas, fotos, vídeos, etc;
de corpos em movimento pesquisados em revistas, fotos, vídeos, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve ser a partir da exploração
de diversos materiais e a possibilidade de expressar-se por meio
deles.
- A avaliação na área da Artes deve ser a partir da exploração
de diversos materiais e a possibilidade de expressar-se por meio
deles.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA – Aprender
uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus
significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas
do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a
realidade. (RECNEI, Vol. 3, p. 117)
ORAL E ESCRITA – Aprender
uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus
significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas
do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a
realidade. (RECNEI, Vol. 3, p. 117)
· Uso
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
· Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
· Participação
em situações de leitura e escrita de diferentes genêros como
histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
em situações de leitura e escrita de diferentes genêros como
histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
· Ampliação
das capacidades linguísticas na produção de palavras novas e
frases com fluência;
das capacidades linguísticas na produção de palavras novas e
frases com fluência;
· Desenvolvimento
da linguagem escrita diante de ambiente de Letramento com jornais,
livros, gibis, rótulos, etc ;
da linguagem escrita diante de ambiente de Letramento com jornais,
livros, gibis, rótulos, etc ;
· “Ler”
jornais, revistas, gibis, encartes de jornais, histórias
infantis,etc;
jornais, revistas, gibis, encartes de jornais, histórias
infantis,etc;
· Produção
de textos tendo como “escriba” o (a) professor(a);
de textos tendo como “escriba” o (a) professor(a);
· Atividades
de oralidades e escuta com músicas, parlendas, contos, versos,
poemas, etc;
de oralidades e escuta com músicas, parlendas, contos, versos,
poemas, etc;
· Utilização
de textos impressos como recurso para o Letramento como embalagens,
cartazes, cartas, cartões postais, slogans, etc, tendo a
preocupação de lê-los para as crianças e registrar em papel a
vista quando houver necessidade;
de textos impressos como recurso para o Letramento como embalagens,
cartazes, cartas, cartões postais, slogans, etc, tendo a
preocupação de lê-los para as crianças e registrar em papel a
vista quando houver necessidade;
· Utilização
de variados jogos de escrita, de acordo com a faixa etária, ou
letras móveis, etc;
de variados jogos de escrita, de acordo com a faixa etária, ou
letras móveis, etc;
· Utilização
do gravador de voz como recurso didático para posterior audição
da fala, em entrevistas, leituras de poesias, músicas, conversas,
perguntas e respostas, etc;
do gravador de voz como recurso didático para posterior audição
da fala, em entrevistas, leituras de poesias, músicas, conversas,
perguntas e respostas, etc;
· Uso
do computador para que as crianças tenham acesso a máquina, ao
teclado, edições de textos com letras, nomes, etc, sempre com o
auxílio do professor(a);
do computador para que as crianças tenham acesso a máquina, ao
teclado, edições de textos com letras, nomes, etc, sempre com o
auxílio do professor(a);
AVALIAÇÃO
- A avaliação nesta área, ocorre sempre em participação de
interlocução, interação e exploração da linguagem oral e também
na presença de materiais escritos,desde que se vivencie o prazer.
- A avaliação nesta área, ocorre sempre em participação de
interlocução, interação e exploração da linguagem oral e também
na presença de materiais escritos,desde que se vivencie o prazer.
NATUREZA
E SOCIEDADE – No trabalho
com esse eixo, as crianças tomam gradativamente a consciência do
mundo que a cerca…Reconhece os fenômenos sociais e naturais
identificadas no contexto nos quais ocorrem. (RECNEI, Vol. 3, p.
169).
E SOCIEDADE – No trabalho
com esse eixo, as crianças tomam gradativamente a consciência do
mundo que a cerca…Reconhece os fenômenos sociais e naturais
identificadas no contexto nos quais ocorrem. (RECNEI, Vol. 3, p.
169).
· Brincadeiras
vinculadas a cultura;
vinculadas a cultura;
· Exploração
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
· Interação
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
· Possibilidade
de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo
social e natural;
de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo
social e natural;
· Interação
com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras,
exploração de espaços, contato com a natureza, etc;
com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras,
exploração de espaços, contato com a natureza, etc;
· Noções
básicas necessárias com o trato com animais, identificação de
perigos que oferecem, higiene ao tocá-los, etc;
básicas necessárias com o trato com animais, identificação de
perigos que oferecem, higiene ao tocá-los, etc;
· Atividades
que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados,
preservação, etc;
que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados,
preservação, etc;
· Refletir
sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza;
sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza;
· Observação
e percepção dos componentes da paisagem local e se possível das
mudanças ocorridas nelas;
e percepção dos componentes da paisagem local e se possível das
mudanças ocorridas nelas;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato. O contato com a
natureza é de fundamental importância para expôr ideias, hipóteses
e opiniões. Nesse caso, o professor(a) deve oportunizar atividades
relevantes e prazerosas para que possa haver um verdadeiro exercício
de avaliação.
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato. O contato com a
natureza é de fundamental importância para expôr ideias, hipóteses
e opiniões. Nesse caso, o professor(a) deve oportunizar atividades
relevantes e prazerosas para que possa haver um verdadeiro exercício
de avaliação.
MATEMÀTICA
– As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e
espaciais, etc) são construídas pelas crianças a partir das
experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo
intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos
e necessidades que podem ser compartilhados. As crianças têm e
podem ter várias experiências com o universo matemático e outros
que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o
pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se
espacialmente. (RECNEI, Vol. 3, p. 213).
· Utilização
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que reconheçam que estas estão presentes no
cotidiano;
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que reconheçam que estas estão presentes no
cotidiano;
· Comunicação,
manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a
linguagem oral;
manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a
linguagem oral;
· Observação
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
· Utilização
de circuitos numéricos para andar, pular, correr;
de circuitos numéricos para andar, pular, correr;
· Refletir
e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas
relações de comparação,quantidades, representações mentais,
etc;
e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas
relações de comparação,quantidades, representações mentais,
etc;
· Noção da relação dos conceitos
matemáticos entre objeto e quantidade;
matemáticos entre objeto e quantidade;
· Atividades
como construções de torres, pistas de carrinhos e cidades com
blocos de madeira ou encaixe para representar o espaço numa outra
dimensão;
como construções de torres, pistas de carrinhos e cidades com
blocos de madeira ou encaixe para representar o espaço numa outra
dimensão;
· Organizar
espaços com brinquedos e objetos que contenham números como
telefones, relógios, máquina de calcular, etc;
espaços com brinquedos e objetos que contenham números como
telefones, relógios, máquina de calcular, etc;
· Utilização
do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e
ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o
aniversário ou qualquer outro evento, etc;
do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e
ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o
aniversário ou qualquer outro evento, etc;
· Comparação
do tamanho dos pés, altura, peso em gráficos;
do tamanho dos pés, altura, peso em gráficos;
· Utilização
de jogos com números;
de jogos com números;
· Contagem
oral e visual de sequência numérica;
oral e visual de sequência numérica;
AVALIAÇÃO
- A avaliação nessa faixa etária, está centrada na relação de
diálogo na resolução de problemas, responder perguntas, comunicar
e registrar e comunicar qualquer ideia matemática.
- A avaliação nessa faixa etária, está centrada na relação de
diálogo na resolução de problemas, responder perguntas, comunicar
e registrar e comunicar qualquer ideia matemática.
Pedagoga
Cecília Alcântara
Cecília Alcântara