O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL - Berçario II e Maternal


PLANEJAMENTO
ANUAL - Berçário II
e Maternal (
1 ano e meio a 3 anos)
Fase
marcada pela descoberta gradual da percepção da gerência das
próprias ações através do meio que o cerca. Assim, as atividades
para esta fase, devem ser pontuadas com oportunidades em que as
crianças possam gradualmente dirigir suas próprias ações, ou
seja, as crianças aprendem sobre sí mesmas, suas próprias
competências e estabelecem uma relação de interação e confiança
com o outro mais próximo, aprendendo desta forma a lidar com com a
realidade.
Objetivos:
·         Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
·         Trabalhar
capacidades expressivas;
·         Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
·         Relação
de independência com o ambiente vivido;
·         Explorar
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·         Expressar
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·         Desenvolver
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras;
·         Promover
o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança;
·         Dar
ênfase à musicas, parlendas, contos, historietas, rimas, conversas
para o desenvolvimento da linguagem oral, etc;
·         Brincar;
·         Expressar
desejos, sentimentos, necessidades, sentimentos, etc;
·         Relacionar-se
progressivamente com seus pares e os demais;
·         Conhecer
gradualmente seu próprio corpo, seus limites, sensações, etc;
CONTEÚDOS
·         Cuidados
básicos de higiene e saúde como o incentivo ao uso do banheiro/
penico (controle de esfíncteres);
·         Iniciativa
gradual de desconforto perante a presença de urina e fezes;
·         Incentivo
ao uso de escova de dentes;
·         Estimulação
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, contos de histórias curtas, etc;
·         Incentivo
a garatujas através de trabalhos manuais como pintura com lápis de
cor, giz de cera e tinta guache;
·         Estímulo
a traçados simples para coordenação motora;
·         Estimulação
e reconhecimento do próprio corpo com conversas, cantos, nomear
partes do corpo, etc;
·         Estimulação
tátil com trabalhos manuais com massinhas e argila;;
·         Reconhecimento
visual e tátil através de objetos coloridos, vídeos e livros de
histórias com sons e coloridos;
·         Incentivo
e reconhecimento de brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e
monta-desmonta;
·         Incentivo
a pedir auxílio em situações cotidianas sempre que necessário;
·         Apresentação
de cores;
·         Interesse
e incentivo em novos alimentos e comer sem ajuda (segurar a colher
ou copinho com as mãos);
·         Músicas
com gestuais e cantigas de roda;
·         Brincadeiras
de imitação;
·         Incentivo
à oralidade procurando ampliar o vocabulário com músicas,
histórias, conversas, etc;
·         Realizações
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
·         Brincadeiras
livres na sala, no parquinho, para que possa escolher objetos, e
espaços agradáveis, etc;
·         Estimular
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
·         Interagir
socialmente por intermédio de brincadeiras e jogos que estimulam a
criança trocar objetos;
·         Respeito
a regras, limites e boas maneiras, etc;
·         Identificação
de situações de risco e seu ambiente mais próximo;
·         Participação
e interesse em situações que envolva a interação social;

MOVIMENTO
- no plano da consciência corporal, nessa idade a criança começa
a reconhecer a imagem de seu corpo, o que ocorre principalmente por
meio das interações sociais que estabelece diante do espelho.
Nessas situações, ela aprende a reconhecer as características
físicas que integram a sua pessoa, o que é fundamental para a
construção de sua identidade. RECNEI, Vol. 3, p. 23).
·         Explorar
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto,
gestos, movimentos simultâneo, etc;
·         Exploração
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
·         Atividades
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
·         Mímicas
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
·         Participação
em brincadeiras de roda ou de danças circulares;
·         Cuidado
com postura e expressão corporal;
·         Brincadeiras
de esconder com cabaninhas, lençóis, labirintos (riscos no chão
com barbante, giz,etc), texturas, areia, etc;
·         Brincadeiras
com materiais que propiciem a descoberta e exploração do
movimento;
·         Leitura”
de histórias com tapetes, almofadas, e brinquedos que convide a
concentração;
AVALIAÇÃO
- A avaliação do movimento deve ser documentada observando os
aspectos referentes a expressividade do movimento e sua dimensão
instrumental. Neste contexto, o professor deve atualizar sempre
mudanças e conquistas do aluno em questão.
MÚSICA– Aprender música
significa integrar experiências que envolvam a vivência ,
percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais
elaborados. (RECNEI, Vol. 3, p. 48).
CONTEÚDOS

·         Exploração
e produção de materiais e a escuta de obras musicais;
·         Imitação
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
·         Participação
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados sem esforço
vocal;
·         Interagir
com brinquedos e objetos sonoros de percussão como guizos,
chocalhos, blocos, sinos, tambores, etc;
·         Explorar
sons corporais como palmas, batidas nas pernas, pés, etc;
·         Explorar
a presença do silêncio como valorização do som;
·         Escuta
de emissoras de rádio para trabalhar a relação som e silêncio;
·         Participação
em jogos cantados como parlendas, acalantos, advinhas, etc;
·         Utilização
de diversos instrumentos de percussão como xilofones, tambores,
chocalhos, etc;
AVALIAÇÃO- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, leva-se em conta as
respostas frequentes que estão sujeitas a alterações, tendo em
vista não só a forma como as crianças pensam e sentem, mas a
natureza do conhecimento musical.
ARTES
VISUAIS
– As Artes
Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e
desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais
encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os
objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se
das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. (RECNEI,
Vol. 3, p. 85).
·         Ampliação
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
·         Observação
e identificação de imagens diversas;
·         Utilização
de instrumentos e materiais diversos como papéis, tintas, pincéis,
lápis, cola, etc;
·         Oferecimento
de sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas, etc,
em atividades de jogos de construção;
·         Atividades
com desenho e pinturas realizadas com marcas gráficas em diferentes
superfícies permitindo variadas possibilidades de impressão,
inclusive no próprio corpo;
·         Representação
da própria imagem, sentimentos e experiências corporais;
·         Utilizar
diferentes tipos de objetos para imprimir imagens como pincéis,
escovas de dentes, dedos, esponjas, canudos, carimbos, penas, giz de
cera, gravetos, palitos,conta-gotas, cotonetes, pentes, barbantes,
etc;
·         Identificar
os cuidados necessários como o contato com o próprio corpo e com o
corpo dos outros nas atividades trabalhadas nesse conteúdo,
principalmente boca, olhos, nariz, pele, quando do manuseio desses
materiais, instrumentos e objetos para que não provoque nenhum dano
a saúde da criança;
·         Cuidados
com materiais de uso individual e coletivo;
·         Representações
em desenho livre ou de foi observado;
·         Estabelecer
relações⁄comentários por meio de apreciações com seu universo
coa pessoas, animais, cenas familiares, formas, linhas, etc;
·         Observação
de corpos em movimento pesquisados em revistas, fotos, vídeos, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve ser a partir da exploração
de diversos materiais e a possibilidade de expressar-se por meio
deles.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
– Aprender
uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus
significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas
do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a
realidade. (RECNEI, Vol. 3, p. 117)
·         Uso
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
·         Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
·         Participação
em situações de leitura e escrita de diferentes genêros como
histórias infantis, lendas, parlendas, etc;
·         Ampliação
das capacidades linguísticas na produção de palavras novas e
frases com fluência;
·         Desenvolvimento
da linguagem escrita diante de ambiente de Letramento com jornais,
livros, gibis, rótulos, etc ;
·         Ler”
jornais, revistas, gibis, encartes de jornais, histórias
infantis,etc;
·         Produção
de textos tendo como “escriba” o (a) professor(a);
·         Atividades
de oralidades e escuta com músicas, parlendas, contos, versos,
poemas, etc;
·         Utilização
de textos impressos como recurso para o Letramento como embalagens,
cartazes, cartas, cartões postais, slogans, etc, tendo a
preocupação de lê-los para as crianças e registrar em papel a
vista quando houver necessidade;
·         Utilização
de variados jogos de escrita, de acordo com a faixa etária, ou
letras móveis, etc;
·         Utilização
do gravador de voz como recurso didático para posterior audição
da fala, em entrevistas, leituras de poesias, músicas, conversas,
perguntas e respostas, etc;
·         Uso
do computador para que as crianças tenham acesso a máquina, ao
teclado, edições de textos com letras, nomes, etc, sempre com o
auxílio do professor(a);
AVALIAÇÃO
- A avaliação nesta área, ocorre sempre em participação de
interlocução, interação e exploração da linguagem oral e também
na presença de materiais escritos,desde que se vivencie o prazer.
NATUREZA
E SOCIEDADE
– No trabalho
com esse eixo, as crianças tomam gradativamente a consciência do
mundo que a cerca…Reconhece os fenômenos sociais e naturais
identificadas no contexto nos quais ocorrem. (RECNEI, Vol. 3, p.
169).
·         Brincadeiras
vinculadas a cultura;
·         Exploração
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
·         Interação
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
·         Possibilidade
de ampliação do repertório de conhecimentos a respeito do mundo
social e natural;
·         Interação
com adultos e crianças de idades diferenciadas em brincadeiras,
exploração de espaços, contato com a natureza, etc;
·         Noções
básicas necessárias com o trato com animais, identificação de
perigos que oferecem, higiene ao tocá-los, etc;
·         Atividades
que constituam experiências com as plantas, seu cultivo, cuidados,
preservação, etc;
·         Refletir
sobre seu meio social e sua ação na sociedade e na natureza;
·         Observação
e percepção dos componentes da paisagem local e se possível das
mudanças ocorridas nelas;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato. O contato com a
natureza é de fundamental importância para expôr ideias, hipóteses
e opiniões. Nesse caso, o professor(a) deve oportunizar atividades
relevantes e prazerosas para que possa haver um verdadeiro exercício
de avaliação.
MATEMÀTICA

– As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e
espaciais, etc) são construídas pelas crianças a partir das
experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo
intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos
e necessidades que podem ser compartilhados. As crianças têm e
podem ter várias experiências com o universo matemático e outros
que lhes permitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o
pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se
espacialmente. (RECNEI, Vol. 3, p. 213).
·         Utilização
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que reconheçam que estas estão presentes no
cotidiano;
·         Comunicação,
manipulação e exploração de quantidades numéricas utilizando a
linguagem oral;
·         Observação
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Utilização
de circuitos numéricos para andar, pular, correr;
·         Refletir
e identificar sobre as possibilidades de estabelecer variadas
relações de comparação,quantidades, representações mentais,
etc;
·         Noção da relação dos conceitos
matemáticos entre objeto e quantidade;
·         Atividades
como construções de torres, pistas de carrinhos e cidades com
blocos de madeira ou encaixe para representar o espaço numa outra
dimensão;
·         Organizar
espaços com brinquedos e objetos que contenham números como
telefones, relógios, máquina de calcular, etc;
·         Utilização
do recurso do tempo com calendários, números de alunos presentes e
ausentes na chamadinha, contagem de quantos dias faltam para o
aniversário ou qualquer outro evento, etc;
·         Comparação
do tamanho dos pés, altura, peso em gráficos;
·         Utilização
de jogos com números;
·         Contagem
oral e visual de sequência numérica;
AVALIAÇÃO
- A avaliação nessa faixa etária, está centrada na relação de
diálogo na resolução de problemas, responder perguntas, comunicar
e registrar e comunicar qualquer ideia matemática.
Pedagoga
Cecília Alcântara

PLANEJAMENTO ANUAL BERÇARIO I


PLANEJAMENTO
ANUAL - Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)
Esta
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
Objetivos:
·         Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
·         Trabalhar
capacidades expressivas;
·         Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
·         Desenvolver
formas alternativas de locomoção;
·         Relação
de independência com o ambiente vivido;
·         Explorar
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·         Expressar
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·         Desenvolver
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras
    
CONTEÚDOS
·         Cuidados
básicos de higiene e saúde;
·         Participação
em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
imitação”
·         Estimulação
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, etc;
·         Estimulação
na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
·         Estimular
e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
·         Estimulação
tátil, através de carícias e afago;
·         Estimulação
visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
com sons e coloridos;
·         Incentivo
e estimulação com brinquedos de encaixe;
·         Interesse
e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
copinho comas mãos);
·         Trocas
de roupas e fraldas sempre que necessário;
·         Músicas
com gestuais e cantigas de roda;
·         Incentivo
à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
·         Realizações
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
·         Expressão
e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
·         Estimular
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
MOVIMENTO

- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).
·         Oportunizar
atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
expressar e se comunicar;
·         Explorar
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
·         Exploração
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
·         Atividades
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
·         Mímicas
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
·         Brincadeiras
de roda ou de danças;
AVALIAÇÃO

- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
MÚSICA– A música é a
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).

·         Exploração
de materiais e a escuta de obras musicais;
·         Imitação
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
·         Participação
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
·         Ouvir
e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
·         Interagir
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
sinos, tambores, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.
ARTES
VISUAIS
– Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).
·         Ampliação
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
·         Observação
e identificação de imagens diversas;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
- As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)
·         Uso
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
·         Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
·         Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
infantis, lendas, parlendas, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.
NATUREZA
E SOCIEDADE


 É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).
·         Brincadeiras
vinculadas a cultura;
·         Exploração
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
·         Interação
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .
MATEMÁTICA
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).
·         Utilização
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
presentes no cotidiano;
·         Comunicação
de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
·         Observação
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Utilização
de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
AVALIAÇÃO
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.
Pedagoga Cecília Alcântara