PLANEJAMENTO
ANUAL - Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)
ANUAL - Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)
Esta
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
Objetivos:
· Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
ambiente acolhedor e seguro;
· Trabalhar
capacidades expressivas;
capacidades expressivas;
· Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
formas alternativas de consciência corporal;
· Desenvolver
formas alternativas de locomoção;
formas alternativas de locomoção;
· Relação
de independência com o ambiente vivido;
de independência com o ambiente vivido;
· Explorar
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
· Expressar
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
· Desenvolver
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras
CONTEÚDOS
· Cuidados
básicos de higiene e saúde;
básicos de higiene e saúde;
· Participação
em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
imitação”
em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
imitação”
· Estimulação
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, etc;
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, etc;
· Estimulação
na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
· Estimular
e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
· Estimulação
tátil, através de carícias e afago;
tátil, através de carícias e afago;
· Estimulação
visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
com sons e coloridos;
visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
com sons e coloridos;
· Incentivo
e estimulação com brinquedos de encaixe;
e estimulação com brinquedos de encaixe;
· Interesse
e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
copinho comas mãos);
e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
copinho comas mãos);
· Trocas
de roupas e fraldas sempre que necessário;
de roupas e fraldas sempre que necessário;
· Músicas
com gestuais e cantigas de roda;
com gestuais e cantigas de roda;
· Incentivo
à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
· Realizações
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
· Expressão
e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
· Estimular
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
MOVIMENTO
- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).
- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).
· Oportunizar
atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
expressar e se comunicar;
atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
expressar e se comunicar;
· Explorar
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
· Exploração
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
· Atividades
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
· Mímicas
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
· Brincadeiras
de roda ou de danças;
de roda ou de danças;
AVALIAÇÃO
- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
MÚSICA– A música é a
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).
· Exploração
de materiais e a escuta de obras musicais;
de materiais e a escuta de obras musicais;
· Imitação
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
· Participação
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
· Ouvir
e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
· Interagir
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
sinos, tambores, etc;
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
sinos, tambores, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.
ARTES
VISUAIS – Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).
VISUAIS – Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).
· Ampliação
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
· Observação
e identificação de imagens diversas;
e identificação de imagens diversas;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA - As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)
ORAL E ESCRITA - As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)
· Uso
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
· Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
· Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
infantis, lendas, parlendas, etc;
em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
infantis, lendas, parlendas, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.
NATUREZA
E SOCIEDADE –
É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).
E SOCIEDADE –
É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).
· Brincadeiras
vinculadas a cultura;
vinculadas a cultura;
· Exploração
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
· Interação
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .
MATEMÁTICA
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).
· Utilização
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
presentes no cotidiano;
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
presentes no cotidiano;
· Comunicação
de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
· Observação
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
· Utilização
de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
AVALIAÇÃO
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.
Pedagoga Cecília Alcântara
Adorei, foi de grande ajuda esse planejamento anual para o berçario, estou fazendo pedagogia, e temos a disciplina de estagio em educaçaõ infantil, e vc não imagina como é dificil material referente ao berçario. obrigada. e continue postando coisas novas. abraços Dani
ResponderExcluir