O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL BERÇARIO I


PLANEJAMENTO
ANUAL - Berçário I (
4 meses a 1 ano e meio)
Esta
fase é marcada pelo toque corporal, pelo tom de voz e expressão, ou
seja, todas estas (re)ações constituem ponte para que o bebê ao
observá-las possa interagir e agir sob o meio cultural que o cerca.
Deste modo, atividades criativas são importantes canais de
possibilidades de aprendizagem.
Objetivos:
·         Transmitir
ambiente acolhedor e seguro;
·         Trabalhar
capacidades expressivas;
·         Desenvolver
formas alternativas de consciência corporal;
·         Desenvolver
formas alternativas de locomoção;
·         Relação
de independência com o ambiente vivido;
·         Explorar
e utilizar movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc;
·         Expressar
sensações e ritmos corporais através do gestual e linguagem oral;
·         Desenvolver
a audição, percepção e descriminação das diversas
manifestações sonoras
    
CONTEÚDOS
·         Cuidados
básicos de higiene e saúde;
·         Participação
em brincadeiras de “esconder e achar e em brincadeiras de
imitação”
·         Estimulação
verbal, através de conversas, audição de músicas, sons de
brinquedos, etc;
·         Estimulação
na hora do banho com conversas, cantos, nomear partes do corpo, etc;
·         Estimular
e incentivar a criança na buscar de objetos com mãos,
arrastando-se ou engatinhando até que consiga andar;
·         Estimulação
tátil, através de carícias e afago;
·         Estimulação
visual, através de objetos coloridos, vídeos e livros de histórias
com sons e coloridos;
·         Incentivo
e estimulação com brinquedos de encaixe;
·         Interesse
e incentivo em alimentos e comer sem ajuda (segurar a mamadeira ou
copinho comas mãos);
·         Trocas
de roupas e fraldas sempre que necessário;
·         Músicas
com gestuais e cantigas de roda;
·         Incentivo
à oralidade com músicas, histórias, conversas, etc;
·         Realizações
de pequenas ações cotidianas para que obtenha autonomia
gradualmente;
·         Expressão
e manifestação de desconforto ante a presença de urina e fezes;
·         Estimular
a autonomia e identidade através do reconhecimento da imagem
(atividade com espelho);
MOVIMENTO

- É a partir do primeiro ano de vida que o bebê realiza conquistas
no plano de sustentação do próprio corpo, representadas em ações
como virar-se, rolar, sentar-se, etc. Estas conquistas antecedem e
preparam o aprendizado da locomoção…(RECNEI, Vol. 3, p. 21).
·         Oportunizar
atividades pedagógicas através de gestos, posturas, ritmos para se
expressar e se comunicar;
·         Explorar
o movimento do próprio corpo em brincadeiras que envolva o canto;
·         Exploração
do próprio corpo nas atividades de higiene como o banho, escovação
de dentes e lavagem das mãos;
·         Atividades
que permita a descoberta da própria imagem e do outro refletida no
espelho;
·         Mímicas
faciais e gestuais, caretas, imitação de bichos, onomatopeias,
etc;
·         Brincadeiras
de roda ou de danças;
AVALIAÇÃO

- A avaliação do movimento deve ser contínua, levando em
consideração os processos vivenciados pelas crianças,
constituindo-se em um instrumento de reorganização de objetivos,
conteúdos, procedimentos, etc. Todo este trabalho deve ser feito
através de observação e registro dos progressos dos pequeninos.
MÚSICA– A música é a
linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da
organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio.
(RECNEI, Vol. 3, p. 45).

·         Exploração
de materiais e a escuta de obras musicais;
·         Imitação
de sons vocais, corporais ou produzidos por instrumentos musicais;
·         Participação
em brincadeiras que tenha músicas e jogos cantados;
·         Ouvir
e cantar canções de ninar na tranquilização de bebês;
·         Interagir
com brinquedos e materiais sonoros como guizos, chocalhos, blocos,
sinos, tambores, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área
da música tem um caráter instrumental, ou seja, são consideradas
como experiências prioritárias para a aprendizagem musical com
atenção para o ouvir, expressar-se por meio de da voz através da
melodia.
ARTES
VISUAIS
– Ao final do
primeiro ano de vida, a criança já é capaz ocasionalmente, manter
ritmos regulares e produzir seus primeiros traços gráficos
…(RECNEI, Vol. 3, p. 91).
·         Ampliação
do conhecimento de mundo manipulando e explorando diferentes objetos
e materiais como texturas, tecidos, massinha de farinha de trigo,
tinta a base de anilina e trigo, etc;
·         Observação
e identificação de imagens diversas;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Artes deve explicitar as conquistas das
crianças juntamente com as etapas de seu processo criativo na
exploração de diversificados materiais e a possibilidade de
expressar-se através dele.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
- As
brincadeiras e interações que se estabelecem entre bebês e os
adultos incorporam as vocalizações rítmicas, revelando o papel
comunicativo, expressivo e social que a fala desempenha desde cedo.
Um bebê de quatro meses que emite certa variedade de sons quando
está sozinho, por exemplo, poderá, repeti-los nas interações com
adultos ou outras crianças, como forma de estabelecer uma
comunicação. (RECNEI, Vol. 3, p. 125)
·         Uso
da linguagem oral em conversas e comunicação na manifestação de
desejos, vontades, necessidades, sentimentos e diversas interações
sociais presentes no dia-a-dia;
·         Observação
e manuseio de materiais impressos como livros, jornais, revistas,
etc;
·         Participação
em situações de leitura de diferentes gêneros como histórias
infantis, lendas, parlendas, etc;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Linguagem ocorre a partir de
experiências com a utilização da linguagem oral para se expressar
e a exploração de materiais escritos, interação verbal em
conversas com seus pares, audição de histórias, etc.
NATUREZA
E SOCIEDADE


 É
importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos,
fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigados por questões
significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a
modos variados de compreendê-los e representá-los. (RECNEI, Vol. 3,
p. 166).
·         Brincadeiras
vinculadas a cultura;
·         Exploração
e manipulação do ambiente natural (contato com plantas, animais
areia, etc);
·         Interação
social para a construção de uma visão de mundo natural
significativa;
AVALIAÇÃO
- A avaliação na área da Natureza e Sociedade é entendida como
fonte valiosa de informação sobre o processo de interação social
e o aprendizado na exploração do ambiente imediato, através da
observação e manipulação de objetos .
MATEMÁTICA
– Os bebês e as crianças pequenas estão começando a conhecer o
mundo e estabelecer as primeiras aproximações com ele. As situações
cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho com a
especificidade das idéias matemáticas. (RECNEI, Vol. 3, p. 218).
·         Utilização
de contagem oral de números em músicas, jogos cantados,
brincadeiras, etc para que as crianças reconheçam que estão
presentes no cotidiano;
·         Comunicação
de quantidades numéricas utilizando a linguagem oral;
·         Observação
de escritas numéricas nos diferentes contextos em que se encontram;
·         Utilização
de circuitos numéricos para engatinhar, rolar, andar, etc;
AVALIAÇÃO
- Já nesta área, também ocorre uma avaliação baseada em
observação e registro considerando que a aprendizagem de noções
matemáticas com crianças nesta faixa etária, está centrada na
relação de diálogo entre o adulto e crianças na resolução de
problemas, responder perguntas, registro e comunicação de qualquer
idéia relacionada a Matemática. É considerado prioritário no
registro avaliativo como ocorre o contato com números e a exploração
dos espaços pela criança desta idade.
Pedagoga Cecília Alcântara
 


Um comentário:

  1. Adorei, foi de grande ajuda esse planejamento anual para o berçario, estou fazendo pedagogia, e temos a disciplina de estagio em educaçaõ infantil, e vc não imagina como é dificil material referente ao berçario. obrigada. e continue postando coisas novas. abraços Dani

    ResponderExcluir