O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

PARA REFLEXÃO



Morte na Empresa

Certa vez uma empresa estava em situação muito difícil. As vendas iam mal, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços há meses não saíam do vermelho.
Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa.
Eles achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito: Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes.
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando o crescimento da empresa.
A agitação na quadra de esporte era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava: Quem será que estava atrapalhando meu progresso? Ainda bem que esse infeliz morreu!
Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma, e saíam cabisbaixos. Pois bem!
Certamente você já adivinhou que no visor do caixão havia um espelho.
Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo! É muito fácil culpar os outros pelos problemas, mas você já parou para pensar se você mesmo poderia ter feito algo para mudar a situação?
Você é o único responsável por sua vida. Ela foi entregue a você por Deus e você terá que prestar contas do que fez com ela no final da sua existência.


Texto selecionado por: Ivone Mary Medeiros de Souza

DINÂMICA: REUNIÃO DAS FLORES


REUNIÃO DAS FLORES

Em um lugar muito distante havia um lindo jardim que na primavera recebia muitos visitantes atraídos pela beleza de suas flores.
O jardineiro cultivava com muito amor todas as flores e conversava carinhosamente com todas elas. Certo dia ele resolveu fazer uma reunião na tentativa de compreender o comportamento de cada uma e teve uma agradável surpresa.
A primeira a se apresentar foi a MARGARIDA que levantou e saudou as colegas dizendo:
- Estou feliz por estar com todos vocês!
O encontro prometia ser bastante caloroso e animado. Um dos participantes já havia demonstrado interesse por uma certa flor, era o CRAVO que ao ser solicitado, sem pestanejar, sai rodopiando e cantarolando;
- “A rosa vermelha é do bem querer, a rosa vermelha e branca hei de amar até morrer”.
ROSA ao ouvir a declaração de amor do cravo ficou mais vermelha ainda e muito emocionada respondeu:
- “Eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você”.
A reunião continuava com todos querendo se apresentar da melhor maneira possível. Chegou à vez da ORQUIDEA que também quis manifestar sua satisfação em participar da reunião e cantou:
- “Quando eu estou aqui eu vivo este momento lindo, olhando pra vocês e as mesmas emoções sentindo...”
Todo mundo queria expressar de alguma forma a alegria do encontro, foi quando a VIOLETA manifestou o seguinte pensamento de Guimarães Rosa:
- “O senhor... mire e veja. O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. É o que a vida ensina”.
HORTÊNCIA também quis mostrar seu talento artístico cantando, mas só sabia dizer:
- Amor I love you, Amor I love you, Amor I love you, Amor I love you, (bis).
Olhando ao redor viu-se de longe, altaneira, o lindo GIRASSOLque acompanhava as apresentações, observando e pensando como poderia manifestar-se para os colegas. Decidiu então dizer a seguinte frase:
- “Sempre que nos reunimos nossa amizade se fortalece e o néctar que produzimos dá melhor qualidade ao mel”.
JASMIM já estava inquieto. Queria cantar mas não sabia. Então feito moleque sapeca convidou a todos para cantarem bem alto:
- VIVER E NÃO TER A VERGONHA DE SER FELIZ,
CANTAR E CANTAR E CANTAR
A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ
AI MEU DEUS, EU SEI, EU SEI,
QUE A VIDA DEVIA SER BEM MELHOR E SERÁ.
MAS ISSO NÃO IMPEDE QUE EU REPITA:
É BONITA, É BONITA E É BONITA!

O jardineiro daquele dia em diante passou a reunir-se com mais freqüência e deleitar-se com a beleza de todas as flores, a cada encontro

DINÂMICA: AS FLORES DO JARDIM ENCANTADO

DINÂMICA : As Flores do Jardim Encantado

 DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO

DESENVOLVIMENTO:

            Caminhar em círculos ao som de uma música suave, observando as flores de cores diferentes dispostas no centro.
            Dado o sinal, durante a música, cada participante pega uma flor e segura na mão.
            Após todos estarem com a flor, formaram um círculo e escutarão a história abaixo e deverão realizar a ação correspondente a cada cor de flor.


AS FLORES DO JARDIM ENCANTADO
            Era uma vez um jardim encantado. Neste jardim havia muitos canteiros. Em cada um deles, flores de todos os tipos, tamanhos, cores e com variados e deliciosos perfumes.
            Neste jardim encantado não chovia, embora todas as flores necessitassem de muita água para viver. Por não chover no jardim encantado, as próprias flores desenvolveram a capacidade de se transformarem em jardineiras.
            Assim, elas sobreviviam, regando umas as outras, e com gotas de água de diferentes tipos.
            Havia no jardim encantado uma gota de água que se chamavam OLHAR CARINHOSO, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores AZUIS. Todos os dias, de manhã bem cedinho, as flores AZUIS se transformavam em jardineiras e regavam cada uma de suas amigas com as gotas de OLHAR CARINHOSO para viver aquele dia.
            Uma outra espécie de água chamava-se PALAVRA DE ÂNIMO, estas gotas eram produzidas e distribuídas pelas flores VERDES, da mesma forma como a anterior, estas espalhavam entre as companheiras PALAVRAS DE ÂNIMO, que eram sussurradas no ouvido de cada flor do jardim.
            Diariamente todas as flores precisavam de gotas de água chamadas UM APERTO DE MÃO, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores LARANJAS. A cada altura do dia elas se transformavam em jardineiras e espalhavam APERTOS DE MÃO carinhosos para cada uma das flores.
            As flores do jardim encantado eram regadas com gotas conhecidas por CARINHO NO ROSTO, quem as produzia e distribuía eram as flores AMARELAS.
            Havia ainda gotas muito especiais que as flores jardineiras precisavam muito, estas eram produzidas e distribuídas pelas flores VERMELHAS. Todas as flores esperavam com ansiedade a visita das flores VERMELHAS. As gotas que elas distribuíam chamavam-se ABRAÇO CHEIO DE AMOR.

E assim, as flores do jardim encantado viviam muito felizes. Todas davam e recebiam as gotas necessárias para viverem uma troca ilimitada. As flores do jardim viviam muitos anos, esbanjando cores e formas lindas até desaparecerem felizes para dar lugar as novas flores que nasciam diariamente. Estas, logo davam e recebiam as gotas especiais que faziam daquele jardim um lugar ENCANTADO.                                                                                                                    (Edson Ponick)
Espero que tenham gostado da dinâmica 
e que façam bom proveito.

Devidos créditos a : http://quintaldedicas.blogspot.com.br/