O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O TRÂNSITO EM POESIA ( Autora: Ledy Barboza Vieira)




TRÂNSITO LEGAL
             Autora: Ledy B. Vieira
                   
 SE EU TIVESSE UMA FÓRMULA MÁGICA
O POVO SERIA GENIAL.
TERIA PREFERÊNCIA Á VIDA
NOSSO TRÂNSITO SERIA LEGAL.

COM ESSA FÓRMULA MÁGICA
NOSSO TRÂNSITO EU MUDARIA.
TERIAM MAIS RESPEITO À VIDA
AS PESSOAS NÃO SOFRERIAM.

TODOS RESPEITARIAM AS REGRAS
E PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
TERIÁMOS UM TRÂNSITO MAIS HUMANO
PARA TODOS OS CIDADÃOS.

NINGUÈM ABUSARIA DA VELOCIDADE
NEM FARIAM ULTRAPASSAGENS INDEVIDAS.
RESPEITARIAM PEDESTRES E CICLISTAS
NAS RUAS E NAS GRANDES AVENIDAS.

OS PEDESTRES ANDARIAM PELA CALÇADA
POIS A RUA É DO CARRO PASSAR.
OS CICLISTAS ANDARIAM PRÓXIMO AO MEIO-FIO
PARA O TRÂNSITO  NÃO  TUMULTUAR.

NO TRÂNSITO CADA UM DE NÓS
TEM O SEU LUGAR.
PARA QUE HAJA MUDANÇAS
TODOS TÊM QUE COOPERAR.

JÁ QUE NÃO TENHO ESSA FÓRMULA MÁGICA
PARA O TRÂNSITO MUDAR.
ESPERO QUE CADA UM DE NÓS
PARE PARA ANALISAR:

QUE TRANSITAR É UM DIREITO NOSSO
CUMPRIR AS REGRAS É UM DEVER.
O TRÂNSITO É DE TODOS
É SÓ SABERMOS CONVIVER.

.............******************................

DIRIJA COM ATENÇÃO 
               Autora: Ledy B. Vieira
                   

MOTOCICLISTA!!!
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR!
O QUANTO É IMPORTANTE
 NO TRÂNSITO SE CUIDAR?

COM SUA MOTO
VOCÊ PODE SE AVENTURAR.
PORÉM NUNCA SE ESQUEÇA:
__ O CAPACETE, VOCÊ DEVE USAR.

__É ISSO AÍ!
O CAPACETE É FUNDAMENTAL.
DÊ PREFERÊNCIA À VIDA
VAMOS JUNTOS FAZER UM TRÂNSITO LEGAL.

SEM VIOLÊNCIA E SEM MORTES
POIS VIVER É BOM DE MAIS.
NO TRÂNSITO PRECISAMOS
SEMPRE ATENTO ESTAR.

A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO
É UMA TRISTE REALIDADE.
POR ISSO NOS PEDIMOS A VOCÊ:
__NÃO ABUSE DA VELOCIDADE.

SE INGERIR BEBIDA ALCOOLICA
NEM PENSE EM DIRIJGIR.
VOCÊ PODE PERDER A DIREÇÃO
E UM POSTE ATINGIR.

SE VOCÊ AMA SUA VIDA
DIRIJA COM ATENÇÃO.
RESPEITE TODAS AS REGRAS
ESSA É SUA OBRIGAÇÃO.

TENHA UM BOM COMPORTAMENTO NO TRÂNSITO.
ESSA É A MELHOR SAÍDA.
VAMOS TODOS
DARMOS PREFERÊNCIA À VIDA.

................♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥..................

MOTOCICLISTA:VOCÊ É ESPECIAL.
                      Autora: Ledy B. Vieira          
 

AMIGO MOTOCICLISTA
QUE AQUI ESTÁ.
NÓS DA TURMINHA DO TRÂNSITO
QUEREMOS LHE FALAR.
          ...................
TOME CUIDADO
QUANDO ESTIVER A TRANSITAR.
USE SEMPRE O CAPACETE
POIS VOCÊ PROTEGIDO VAI ESTAR.

ESTEJA SEMPRE ATENTO
QUANDO ESTIVER NA DIREÇÃO.
CUIDE DE NOSSAS CRIANÇAS
ELAS SÃO O FUTURO DESTA  NAÇÃO
                 ...............
NÃO ABUSE DA VELOCIDADE
PARA NÃO SE MACHUCAR.
SUA VIDA É MUITO PRECIOSA
VOCÊ DEVE SE CUIDAR.

ACIDENTES TÊM OCORRIDOS
COM VITIMAS FATAIS.
NÃO PERMITA QUE A IMPRUDÊNCIA
VENHA A SUA VIDA ROUBAR.
        ...................
VOCÊ MOTOCICLISTA
É MUITO ESPECIAL.
VALORIZE A SUA VIDA
FAÇA UM TRÂNSITO MAIS LEGAL.

AGORA COLOQUE EM PRÁTICA
TUDO O QUE VOCÊ APRENDEU.
PARA HAVER MUDANÇAS NO TRÂNSITO
DEPENDE DE VOCÊ E EU.


(TODOS)
                   SEJA UM MOTOCICLISTA MAIS PRUDENTE!
                   VALORIZA À VIDA!

♥♥♥♥♥............................................♥♥♥♥♥


ATITUDES SOLIDÁRIAS
                      Autora: Ledy B. Vieira

OLÁ VOVÔ E VOVÓ!
É COM VOCÊS QUE QUEREMOS FALAR!
TOME MUITO CUIDADO
QUANDO ESTIVEREM A TRANSITAR.

O TRÂNSITO DE NOSSA CIDADE
É MUITO AGITADO.
POR ISSO ANDE SEMPRE PELA CALÇADA
PARA NÃO SER ATROPELADO.

QUANDO FOR ATRAVESSAR A RUA
PRESTE MUITA ATENÇÂO.
PASSE PELA FAIXA DE PEDESTRE
RESPEITE A SINALIZAÇÃO.

FAÇA DE SEU ENVELHECER
UM CAMINHO DE ESPERANÇA.
QUANDO FOR ANDAR DE CARRO
USE O CINTO DE SEGURANÇA.

NUNCA SE ESQUEÇA:
__ SE CUIDAR É FUNDAMENTAL!
POIS UMA BATIDA
PODE SER FATAL.

OS PEDESTRES DA TERCEIRA IDADE
PRECISAM SER RESPEITADOS.
E VOCÊ MOTORISTA
DIRIJA COM MAIS CUIDADO.

NOSSAS ATITUDES NO TRÂNSITO
DEVEM SER MAIS SOLIDÁRIAS.
VAMOS NOS UNIR
E MUDAR ESSA HISTÓRIA.

AJUDE UM IDOSO ATRAVESSAR A RUA.
TENHA POR ELE RESPEITO, TRATE-O COM EDUCAÇÃO.
ELE É UMA PESSOA DIGNA
E MERECE NOSSA COMPREENSÃO.

VAMOS NOS DAR AS MÃOS
E FAZER UM TRÂNSITO MELHOR.
CRIANÇAS,JOVENS E ADULTOS
MERECEM VIVER EM PAZ.

MOTORISTA DO FUTURO
                    Autora: Ledy B. Vieira

OS MOTORISTAS DO FUTURO
SERÃO MUITO MAIS PRUDENTES.
VÃO DIRIJIR COM CUIDADO
PARA NÃO MATAR MAIS GENTE.

PERCEBERAM QUE NO PASSADO
FIZERAM MUITA CONFUSÃO.
FURARAM O SINAL VERMELHO
NÃO RESPEITARAM A SINALIZAÇÃO.

PARARAM PARA REFLETIR
QUANTOS ERROS GRAVÍSSIMOS COMETERAM.
VIRAM QUE NÃO VALE A PENA
SER NO TRÂNSITO UM DESORDEIRO.

ELES JÁ NÃO FALAM AO CELILAR
QUANDO ESTÃO NA DIREÇÃO.
POIS NO FUTURO QUEM NÃO RESPEITA AS REGRAS
VAI DIRETO PRA PRISÃO.

OS MOTORISTAS DO FUTURO
SABEM O DIREITO DO OUTRO RESPEITAR.
NÃO ESTACIONAM NA CALÇADA
PORQUE SABEM QUE ESSE, É O LUGAR DE PEDESTRE ANDAR.

NÃO ABUSAM DA VELOCIDADE
NEM FAZEM ULTRAPASSAGENS INDEVIDAS.
COM O TEMPO ELES APRENDERAM
A DAR MAIS VALOR À VIDA.

NÃO DIRIGEM SEU VEICULO
SOB INFLÊNCIA DE BEBIDA.
POIS SABEM QUE NO PASSADO
MUITOS PERDERAM SUAS VIDAS.

HOJE ELES DIRIGEM
COM MUITA ATENÇAO.
APRENDERAM QUE O TRÂNSITO
É PURA COMUNICAÇÃO.

E VOCÊ MOTORISTA!
CHEGOU A HORA DE SUA ATITUDES MUDAR.
VAMOS VALORIZAR A VIDA
PARA NOSSO TRÂNSITO

 ♥♥♥♥♥♥♥♥ **************♥♥♥♥♥♥♥♥♥
UMA LIÇÂO IMPORTÂNTE
                     Autora: Ledy B. Vieira
OLÁ AMIGUINHOS!
PRESTEM MUITA ATENÇÃO!
ESTÁ CHEGANDO A TURMINHA DO TRÂNSITO
PARA ENSINAR UMA IMPORTANTE LIÇÃO.

É HORA DE APRENDER O QUE É TRÂNSITO?
E COMEÇAR A PRATICAR.
PARA ANDAR COM MAIS SEGURANÇA
E TUMULTO NÃO CAUSAR.

“CONSIDERA-SE TRÂNSITO A UTILIZAÇÃO
DAS VIAS.
POR PESSOAS, VEÍCILOS E ANIMAIS,
ISOLADOS OU EM GRUPO.”
E É PRECISO RESPEITAR.

TRÂNSITAR É SABER CONVIVER.
E CHEGOU A HORA DE CONSCIENTIZAR,
FAMILIA, AMIGOS E VIZINHOS,
QUE NO TRÂNSITO É PRECISO COOPERAR.

FALE PARA O PAPAI QUE AO DIRIGIR,
NÃO DEVE FALAR AO CELULAR.
PORQUE ELE PODE SE DISTRAIR
 E UM GRAVE ACIDENTE CAUSAR.

NÃO DEIXE ELE SE ESQUECER
DE RESPEITAR AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
NEM PODE ACENDER CIGARRO
QUANDO ESTIVER NA DIREÇÃO.

LEMBRE SEU PAI QUERIDO
QUE BEBIDA NÃO COMBINA COM DIREÇÃO
PORTA-MALAS DE BÊBADO NÃO TEM DONO.
É PRECISO ATENÇÃO.

NÃO PODE SAIR NAS AVENIDAS,
BEIJANDO OS POSTES QUE ENCONTRAR.
ALÉM DE CAUSAR TRANSTORNO NO TRÂNSITO
NA DELEGACIA ELE PODE PARAR.

AMIGUINHO! NÃO SE ESQUEÇAM!
LUGAR DE PEDESTRE É NA CALÇADA,
A RUA É UM LUGAR PERIGOSO
ELA DEVE SER EVITADA.


MANDALAS PARA AULA DE ARTES

As Mandalas são diagramas com figuras concêntricas que auxiliam na meditação. São assim utilizadas desde os tempos mais remotos, tendo sua origem na Índia, propagando-se posteriormente para as culturas orientais. Desde há uns anos para cá, as mandalas são utilizadas em diversas outras actividades, entre elas nas actividades escolares, permitindo desenvolver a criatividade, trabalhar as simetrias, etc… 

 

............CALENDÁRIOS DE INGLÊS...........

EXERCÍCIOS P/ 3º CICLO E ENSINO MÉDIO


Atividades para 6ª serie

1)Apenas uma entre as demais palavras de cada grupo está escrita de forma incorreta. Identifique-a e escreva da forma correta:


a)estádio- escola- estração -------------------------------extração b)péssimo-vasoura- assunto-----------------------------vassoura c)desca-cresça-aparesça---------------------------------apareça d)excelente-excepcional-excência------------------------essência



2) Complete as frases com por quê, por que, porque ou porquê:
___ ____________ não foi à faculdade? Por que
Não fui à faculdade ________________ não quis. porque
Eu queria saber o _______________de você faltar tanto às aulas. porquê
___ Você está gritando _________________? por quê
___Eu me proecupo com você. ___________________, não posso? por que
___ Não se preocupe tanto, ____________________ já sou um homem capaz e reponsável.porque




3.Em que conjunto todas as palavras são oxítonas?
a)exame- xale- exceção
b)chapa- cachecol - próximo
c)nariz- bombom – urubu - x
d)caju- caderno- lápis
e)trouxe- texto- léxico



4.Devem ser acentuadas todas as palavras da opção:
a) taxi - juri - gas x
b) ritmo - amor - lapis
c) chines - ruim - jovem
d) juriti - gratis - traz
e) açucar - abacaxi – molestia


5.A única alternativa em que nenhuma palavra deve ser acentuada graficamente é:
a)preto - orgão - seres
b)atras - medo - garoa
c)item - nuvem - erro x
d)juri - governo -odio
e)tatu - cores – caráter

6.Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão separadas corretamente:


a) mas-sa, i-gu-al, miú-da
b) cons-truir, igual, cri-ei
c) cri-ei, as-pec-to, mi-ú-da x
d) me-da-lhões, pás-sa-ros, es-ta-çõ-es
7.De acordo com a separação silábica, qual o grupo de palavras abaixo está totalmente correto?


a) as-si-na-da, chei-ro, ma-de-i-ra
b) ex-ces-so, cac-to, des-cer x
c) avi-so, per-spi-caz, em-pa-pa-da, pa-i-nei-ra
d) extra-or-di-ná-rio, ve-lha, fel-ds-pa-tomi-nha, in-fân-cia

2.Não são paroxítonas as palavras:


a) salada - varanda - tarde d) amanhã - última - perdão x
b) leite - escada - senhora e) verdade - presença - janela
c) violetas - brigas – mesa


3.Aponte o único conjunto onde há erro de divisão silábica:


a) flui-do, sa-guão, dig-no
b) cir-cuns-cre-ver, trans-cen-den-tal, trans-pa-ren-te
c) con-vic-ção, subma-ri-no, rit-mo x
d) ins-tru-ir, an-te-pas-sa-do, se-cre-ta-ri-a
e) co-o-pe-rar, dis-tân-cia, bi-sa-vô



Exercícios Resolvidos de Fonologia
1. A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente

2. Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?
a) exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo

3. Qual palavra possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego

4. Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história


5. Por que a forma verbal "há" leva acento ortográfico?
a) É um monossílabo átono.
b) É forma verbal.
c) É palavra sem valor semântico.
d) É monossílabo tônico terminado em "a".
e) A vogal "a" possui timbre aberto.

6. Assinale a opção em que todas as palavras se acentuam pela mesma regra.
a) ananás - pajé - só
b) fórceps - árvore - péssimo
c) toró - piauí - café
d) balaústre - caí - substituíste
e) réu - pó - má

7. A alternativa em que duas palavras destacadas do texto recebem acento gráfico pelo mesmo motivo é:
a) inevitável - políticas
b) é - porquê
c) vários - história
d) contrário - países
e) três - têm

8. Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio
c) alienígena - nós - biológica
d) cérebro - próprio  - César
e) inglês - também - chimpanzé

9. Assinale a palavra que não se completa com "i", e sim com "e".
a) pr_vilégio
b) _pecilho
c) pát_o
d) dent_frício
e) pont_agudo

10. Assinale a alternativa cujas palavras estão todas corretamente grafadas.
a) pajé, xadrês, flecha, mixto, aconchego
b) abolição, tribo, pretensão, obsecado, cansaço
c) gorjeta, sargeta, picina, florecer, consiliar
d) xadrez, ficha, mexerico, enxame, enxurrada
e) pagé, xadrês, flexa, mecherico, enxame



 GABARITO
Resposta: D
Explicação da Resposta:
Em d, a palavra possui 7 fonemas e 7 letras. Nas demais alternativas, tem-se: a) 10 fonemas / 11 letras; b) 7 fonemas / 8 letras; c) 5 fonemas / 6 letras; d) 9 fonemas / 11 letras.

Resposta: B
Explicação da Resposta:
Na palavra complexo, o x equivale ao fonema /ks/.

Resposta: D
Explicação da Resposta:
Em d, há o dígrafo "rr" e o dígrafo nasal "en".

Resposta: B
Explicação da Resposta:
Observe os encontros: oi, u - i, u - í e éu.

Resposta: D


Explicação da Resposta:
Acentuam-se os monossílabos tônicos terminados em a, e, o.

Resposta:
D
Explicação da Resposta:
Na letra d, todas as palavras são acentuadas devido à presença de i e u tônicos, que formam hiato.

Resposta: C
Explicação da Resposta:
Vários e história são palavras paroxítonas terminadas em ditongo.

Resposta: B
Explicação da Resposta:
A grafia correta é empecilho.

Resposta: D
Explicação da Resposta:
As demais alternativas apresentam erro na grafia das seguintes palavras: xadrez e misto (a); obcecado (b); sarjeta, piscina, florescer e conciliar (c); pajé, xadrez, flecha, e mexerico (e).



11. Marque a alternativa em que todas as lacunas devem ser preenchidas com "s":
a) atrá _ , e_ tender, e _ tinção.
b) talve _ , descan _ ar, excur _ ão.
c) e _ terminar, despreten _ ão, an _ iar.
d) atravé _ , atra _ ado, can _ ado.
e) anali _ ando, e _ trair, e_ plendor.

12. Qual das frases está corretamente escrita?
a) Por quê você brigou comigo?
b) Porquê você brigou comigo?
c) Por que você brigou comigo?
d) Porque você brigou comigo?


13. Assinale a alternativa na qual a expressão destacada está incorretamente grafada.
a) Por que ele não podia mais sobreviver da roça, migrou para a cidade.
b) São vários os motivos por que deixam sua terra natal.
c) Ele sentia muita falta de sua família, e bem sabia por quê.
d) Os desafios por que passou fizeram-no forte para enfrentar as dificuldades.
e) Nem todos sabem por que tantas pessoas se dirigem à cidade grande.

14. Indique o item em que a separação silábica está correta.
a) impossível: im - po - ssí - vel
b) galinha: ga - lin - ha
c) dia: di - a
d) transação: trans - a - ção
e) cooperar: coo - pe - rar

15. A alternativa em que a palavra está separada em sílabas corretamente é:
a) a - li - en - í - ge - na
b) ca -ra - cte -rís - ti - cas
c) es - pe - cia - is
d) psi - có - lo - go
e) zoo - ló - gi - co

16. Assinale a frase correta quanto à pontuação.
a) O parágrafo único do artigo 37, também trata da isenção do imposto em caso semelhante ao estudado.
b) A mãe do soldado implorara piedade, confidenciou-me o tenente, o general porém, mandou executar a sentença.
c) Eu para não ser indiscreto retirei-me calmamente da sala, quando percebi que o assunto era confidencial.
d) Embora o doente não corresse mais perigo, os médicos resolveram mantê-lo em observação durante doze horas.
e) É alentador, o que os indicadores econômicos demonstraram: uma retomada do desenvolvimento em São Paulo, o maior parque industrial brasileiro.

17. Das seguintes redações abaixo, assinale a que não está pontuada corretamente:
a) Os meninos, inquietos, esperavam o resultado do pedido.
b) Inquietos, os meninos esperavam o resultado do pedido.
c) Os meninos esperavam, inquietos, o resultado do pedido.
d) Os meninos inquietos esperavam o resultado do pedido.
e) Os meninos, esperavam inquietos, o resultado do pedido.

18. Assinale a alternativa em que a pontuação do período é incorreta:
a) Só te peço isto: que não demores.
b) A raposa, que é matreira, enganou o corvo.
c) Mal ele entrou, todos se retiraram.
d) A cartomante fez uma só previsão; que ele ainda seria feliz.


19. Somente em um dos termos seguintes, está correto o uso do hífen:
a) super-produção
b) super-humano
c) super-bomba
d) super-confiante
e) super-potente

20. É correta a opção:
a) Um avião supersônico sobrevoou a cidade.
b) João foi malagradecido com os amigos.
c) Jéssica adora usar mini-saia.
d) Gomes prescreveu medicamentos radio-terápicos.
e) Nosso professor de química é um auto-didata.


 GABARITO

Resposta 11: D


Explicação da Resposta:
As demais alternativas apresentam palavras que não são grafadas com "s". São elas: extinção (a), talvez (b), exterminar (c), extrair (e).

12 Resposta: C


Explicação da Resposta:
A frase contém uma interrogativa direta, a forma que preenche a lacuna é por que ("por que motivo", sem estar no fim de frase - preposição por + pronome interrogativo que).


13Resposta: A


Explicação da Resposta:
Em a, a grafia correta é porque (conjunção - equivale a pois, já que, uma vez que, etc.).

14Resposta: C


Explicação da Resposta:
Em c, o hiato foi separado corretamente. Quanto às demais alternativas, separam-se da seguinte maneira: a) im - pos - sí - vel, b) ga - li - nha, d) tran - sa - ção, e) co - o - pe - rar.

15 Resposta: D


Explicação da Resposta:
A opção d está correta, pois não se separam os encontros consonantais no início de palavras. Quanto às demais alternativas, separam-se da seguinte maneira: a) a  - li - e  -n í - ge - na, b) ca -rac - te -rís - ti - cas, c)  es - pe - ci - ais, e)  zo - o - ló - gi - co.

16 Resposta: D


Explicação da Resposta:
Utiliza-se a vírgula para separar orações subordinadas adverbiais deslocadas.

17 Resposta: E


Explicação da Resposta:
Não se usa vírgula para separar o sujeito de seu verbo.

18Resposta: D


Explicação da Resposta:
A alternativa d está incorreta porque os sinais de pontuação adequados, neste caso, são os dois-pontos, que anunciam uma citação.


19 Resposta: B


Explicação da Resposta:
O prefixo super- é seguido de hífen apenas em palavras iniciadas pelas letras "h" ou "r".

20 Resposta: A


Explicação da Resposta:
Nas demais alternativas, tem-se: mal-agradecido, minissaia, radioterápicos, autodidata.


Português - 6ª série
Atividades Complementares com Parônimos e Homônimos 1
Dúvidas Freqüentes
4 de maio de 2005
Colégio I. L. Peretz - Morá Andréa 1/3
1. Copie e complete as frases com uma das palavras entre parênteses:
a) O menino ________________ pela porta da cozinha e viu que o bolo estava
pronto. (espiou – expiou)
b) Este sapato não tem mais _______________ ! (concerto – conserto)
c) Vamos pegar uma _________________ de cinema? (seção – sessão)
d) _____________ devagar, controlem o ar! (espirem, expirem)
e) não vou mais usar este casaco. Ele está _________________. (ruço – russo)
f) Irene está sempre de _____________ humor. (mal – mau)
g) Ceder o _______________ aos mais velhos é obrigação de todos. (acento –
assento)
h) Este ano, nosso imóvel foi pesadamente ________________ pela prefeitura.
(taxado – tachado)
i) Por favor, onde é a ____________________ de produtos de limpeza? (seção –
sessão – cessão)
j) É possível assistir a belos ________________ no Teatro Municipal. (concertos –
consertos)
2. Transcreva as frases, mantendo apenas as palavras adequadas:
a) O jornalista não pôs o acento/assento na palavra correta.
b) O tapeceiro reformou o acento/assento da cadeira.
c) Espero que eles viagem/viajem amanhã cedo.
d) Espero que eles façam uma boa viagem/viajem.
e) Tivemos que apertar o passo/paço para chegar antes da chuva.
f) Combinamos de nos encontrar às sete horas, no Passo/Paço das Artes.
g) Aquela menina monta sem sela/cela.
h) É o carcereiro quem abre e fecha a sela/cela.
3. Copie e complete o texto usando acendeu ou ascendeu.
Nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, um arqueiro paraolímpico
__________________ a pira olímpica de forma muito original: atirando uma flecha
incandescente que ____________________ aos céus em chamas.
4. Reescreva as frases, utilizando uma das palavras entre parênteses.
a) Muito se fala sobre a _________________ de juros no Brasil. (tacha – taxa)
Português - 6ª série
Atividades Complementares com Parônimos e Homônimos 1
Dúvidas Freqüentes
4 de maio de 2005
Colégio I. L. Peretz - Morá Andréa 2/3
b) A menina estava bonita: usava vestido e ______________ de fita no cabelo. (laço –
lasso)
c) Preciso _________________ minha dívida com você. (saudar – saldar)
d) Meu marido adora manjar com ameixa em _______________ (cauda – calda)
e) A nossa avó gostava de _________________ na cadeira de balanço. (cozer –
coser)
f) Os espanhóis fazem a _________________ depois do almoço. (cesta – sexta –
sesta)
g) O jantar de ontem me fez muito _______________. (mal – mau)
h) Eles servem suco com ___________________ de fruta congelada.
i) Quando eu era pequeno saía para __________________ com meu pai. (cassar –
caçar)
j) Havia muita ____________________ na estrada. (serração – cerração)
5. Copie e complete as frases, escolhendo uma das parônimas entre parênteses.
a) O rapaz acidentado está ________________ a ação de analgésicos poderosos.
(sob – sobre)
b) Ao nos encontrar, fez um _________________ exagerado. (comprimento –
cumprimento)
c) Dizem que lâmpadas ________________ fazem mal à saúde. (fluorescentes –
florescentes)
d) O __________________ nas rodovias federais é volumoso nos feriados. (tráfego –
tráfico)
e) O ___________________ de ontem não abalou nossa amizade. (acidente –
incidente)
f) Ele fundou uma ONG que desenvolve ações de combate à
______________________ racial. (descriminação – discriminação)
g) Uma nova crise de energia no Brasil é ___________________. (eminente –
iminente)
h) Pompéia foi inteiramente coberta pela _______________ do vulcão Vesúvio. (larva
– lava)
i) O erro passou ______________________ à maioria dos leitores. (despercebido –
desapercebido)
j) As laranjeiras irão ____________________ e depois dar frutos. (fluorescer –
florescer)