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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

DITADO POPULAR



DITADO POPULAR

A cavalo dado não se olham os dentes.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.



Antes que o mal cresça e apareça, corta-se-lhe a cabeça.

A ocasião faz o ladrão.

Aquilo são lágrimas de rato em enterro de gato.

A união faz a força.

A voz do povo é a voz de Deus.

Cão que ladra não morde.

Casa de ferreiro, espeto de pau.

Comer e coçar é só começar.

De grão em grão a galinha enche o papo.

De pequenino é que se torce o pepino.



Em boca fechada não entra mosquito.

Em briga de marido e mulher não se mete a colher.



Falar é fácil, fazer é difícil.

Favor recebido, favor esquecido.



Filho de peixe, peixinho é.

Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.

Muita trovoada, é sinal de pouca chuva.

Muito riso, sinal de pouco siso.



Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe.

Ninguém nasce sabendo.



Para o bom entendedor, meia palavra basta.

Pobre, quando mete a mão no bolso, tira só os cinco dedos.

Porta da rua, serventia da casa.



Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus.

Quem muito quer saber, mexerico quer fazer.

Quem semeia vento, colhe tempestade.

Quem vê cara não vê coração.

Se conselho fosse bom não era de graça.


... ADIVINHAS ...


ADIVINHAS

Adivinha é uma forma de brincadeira na qual o objeto, idéia, fato ou ser, é exposto de forma figurada para dificultar sua descoberta. Pode se apresentar rimada ou em quadrinha, facilitando ser decorada e transmitida de forma oral.

Enigma - do Lat. aenigma < Gr. aínigma, palavra obscura s. m., descrição metafórica ou ambígua de coisa, tornando-a difícil de ser adivinhada; aquilo que dificilmente se compreende. (Dicionário Universal da Língua Portuguesa)


1-“Qual é o céu sem estrelas ?"
R: Céu da boca

2- “Qual é a manga que nunca amadurece?"
R: manga da camisa

3- "Onde os reis da Inglaterra são coroados?"
R: Na cabeça

4- "Depois de quantas voltas o cachorro se deita?"
R: Depois da última volta

5- "Qual a diferença entre ...a galinha e a chita ?"
R: A galinha bota e a chita desbota

6- "Qual a diferença entre ...o tatu e o navio ?"
R: Tatu tem o casco em cima e navio tem em baixo.

7- Passeia de noite, dorme de dia, gosta de leite e de carne fria. Todos dizem, que tem sete vidas. Será verdade ou mentira?

8- Tem orelhas bem compridas e pêlos bem branquinhos. Dizem que gosta de cenoura, anda sempre as pulinhos.

9- O que é, o que é?
Que sempre esta andando e não chega a lugar algum.
R: relógio

10- O que é, o que é? Que, perdido uma vez, nunca se acha?
R: o tempo

11-O que é, o que é? Ontem será amanhã e amanhã será ontem?
R: o hoje

12- Qual o dia que nunca chega?
R: o amanhã

13- O que é, o que é? São sete irmãos, cinco foram a feira e dois não?
R: os dias da semana

14- O que é, o que é? Quando chega o dia ela dá no pé?
R: a escuridão

15- O que é, o que é? De dia tem quatro pés e de noite tem seis?
R: a cama de solteiro

16- Como se faz para passar o tempo mais depressa:
R: adiantando o relógio

17- Onde é que dorme o relógio?
R: no quarto de hora.

18- O que é, o que é? Só te cabeça à noite?
R: o travesseiro

19- Qual o mês mas curto que existe?
R:Maio, só tem quatro letras

☺☺TRAVA-LÍNGUA ☺☺




TRAVA-LÍNGUA

  "TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES."

  
“BAGRE BRANCO, BRANCO BAGRE.”


"A BABÁ BOBA BEBEU O LEITE DO BEBÊ.
A BOA BABÁ NÃO BEBE O LEITE DO BEBÊ."


"A CHAVE DO CHEFE CHAVES, ESTÁ NO CHAVEIRO."

"O JUCA AJUDA: ENCAIXA A CAIXA, AGACHA,

ENGRAXA."

  
"QUEM A PACA CARA COMPRA, CARO A PACA PAGARÁ."


"A ARANHA ARRANHA O JARRO, O JARRO A ARANHA ARRANHA."


"IARA AMARRA A ARARA RARA, A RARA ARARA DE ARARAQUARA."


"SABIA QUE A MÃE DO SABIÁ SABIA
QUE SABIÁ SABIA ASSOBIAR?"
"O CAJU DO JUCA, E A JACA DO CAJÁ.
O JACÁ DA JUJU, E O CAJU DO CACÁ."


“A RÃ ARRANHA A ARANHA. A ARANHA ARRANHA A RÃ.”

“- ALÔ, O TATU TAÍ?
- NÃO, O TATU NUM TÁ.
MAS A
MULHER DO TATU TANDO
É O MESMO QUE O TATU TÁ."

 

"O DOCE PERGUNTOU AO DOCE,
QUAL É O DOCE MAIS DOCE
E O DOCE RESPONDEU AO DOCE,
QUE O DOCE MAIS DOCE,
É O DOCE DE BATATA-DOCE."


"O TEMPO PERGUNTOU AO TEMPO, QUANTO TEMPO O TEMPO
TEM.
O TEMPO RESPONDEU AO TEMPO, QUE O TEMPO
TEM TANTO TEMPO, QUANTO TEMPO O TEMPO TEM "


"OLHA O SAPO DENTRO DO SACO. O SACO COM O SAPO DENTRO.
O SAPO BATENDO PAPO. E O PAPO SOLTANDO O VENTO."


“O PINTO PIA, A PIA PINGA. QUANTO MAIS
O PINTO PIA, MAIS A PIA PINGA”.

"TEM UMA TATU-PEBA,
COM SETE TATU-PEBINHA.
QUEM DESTATUPEBÁ ELA, BOM DESTATUPEBADOR SERÁ.

"O PAPA PAPA O PAPO DO PATO"

"A BATINA DO PADRE PEDRO É PRETA."


SABIÁ NÃO SABIA.
QUE O SÁBIO SABIA.
QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR.

A ARANHA ARRANHA A RÃ.
A RÃ ARRANHA A ARANHA.
NEM A ARANHA ARRANHA A RÃ.
NEM A RÃ ARRANHA A ARANHA.


BOTE A BOTA NO BOTE E TIRE O POTE DO BOTE.

 O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA.
UM NINHO DE MAFAGAFOS, COM CINCO MAFAGAFINHOS,
QUEM DESMAFAGAFIZAR OS MAFAGAFOS, BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.
  
GATO ESCONDIDO COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO
QUE RABO ESCONDIDO
COM GATO DE FORA.

SE O BISPO DE CONSTANTINOPLA

A QUISESSE DESCONSTANTINOPLATANILIZAR

NÃO HAVERIA DESCONSTANTINOPLATANILIZADOR

QUE A DESCONSTANTINOPLATANILIZARIA

DESCONSTANTINOPLATANILIZADORAMENTE


A VACA MALHADA FOI MOLHADA POR OUTRA VACA MOLHADA E MALHADA.


A MULHER BARBADA TEM BARBA BOBA BABADA E UM BARBADO BOBO TODO BABADO!


ATRÁS DA PORTA TORTA TEM UMA PORCA MORTA.

Trava-línguas:
O peito do pé do pai do padre Pedro é preto.
A babá boba bebeu o leite do bebê .
O dedo do Dudu é duro
A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
Quem a paca cara compra , cara a paca pagará
O Papa papa o papo do pato .
Farofa feita com muita farinha fofa faz uma fofoca feia
Norma nina o nenê da Neuza
A chave do chefe Chaves está no chaveiro .
Sabia que a mãe do sabiá sabia que sabiá sabia assobiar?
Um limão , dois limões , meio limão .
É muito socó para um socó só coçar!
Nunca vi um doce tão doce como este doce de batata-doce!
O padre pouca capa tem, pouca capa compra .
Chega de cheiro de cera suja !
É preto o prato do pato preto
Bagre branco ; branco bagre
Um tigre , dois tigres , três tigres.
Três tristes tigres trigo comiam .

A ARANHA E A JARRA
Debaixo da cama tem uma jarra.
Dentro da jarra tem uma aranha.
Tanto a aranha arranha a jarra,
Como a jarra arranha a aranha.
A LARGATIXA DA TIA

Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia em que a sua tia
Chamar a largatixa de lagartixa.
CAJU
O caju do Juca
E a jaca do cajá.
O jacá da Juju
E o caju do Cacá.

LUZIA E OS LUSTRES
Luzia listra os
Lustres listrados.
MALUCA
Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.
MOLENGA
Maria-mole é molenga.
Se não é molenga
não é maria-mole.
É coisa malemolente,
nem mala, nem mola,
nem maria, nem mole.
NÃO CONFUNDA!
Não confunda ornitorrinco
Com otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco é ornitorrinco,
Ornitologista, é ornitologista,
E otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.

O DESENLADRILHADOR
Essa casa está ladrilhada.
Quem a desenladrilhará?
O desenladrilhador que a desenladrilhar,
Bom desenladrilhador será !
O tecelão
Tecelão tece o tecido
Em sete sedas de Sião
Tem sido a seda tecida
Na sorte do tecelão
Atrás da Pia
Atrás da pia tem um prato
Um pinto e um gato
Pinga a pia, apara o prato
Pia o pinto e mia o gato.
Sapo no saco
Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro
O sapo batendo papo
E o papo soltando vento.
Mafagafos
Um ninho de mafagafa
Com sete mafagafinhos
Quem desmafagaguifá
Bom desmafagaguifador será.

VELHO FÉLIX
Lá vem o velho Félix,
Com um fole velho nas costas,
Tanto fede o velho Félix,
Como o fole do velho Félix fede.
TEMPO
O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem,
O tempo respondeu ao tempo,
Que não tinha tempo,
De ver quanto tempo,
O tempo tem.
SEU TATÁ
O seu Tatá tá?
Não, o seu Tatá não tá,
Mas a mulher do seu Tatá tá.
E quando a mulher do seu Tatá tá,
É a mesma coisa que o seu Tatá tá,tá?
O Pintor Português
PAULO PEREIRA PINTO PEIXOTO,
POBRE PINTOR PORTUGUÊS,
PINTA PERFEITAMENTE
PORTAS, PAREDES E PIAS,
POR PARCO PREÇO, PATRÃO.

O Rato Roeu
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA,
O RATO ROEU A ROUPA DO REI DA RÚSSIA,
O RATO ROEU A ROUPA DO RODOVALHO…
O RATO A ROER ROÍA.
E A ROSA RITA RAMALHO
DO RATO A ROER SE RIA.
A RATA ROEU A ROLHA
DA GARRAFA DA RAINHA.
O PINTO PIA
A PIPA PINGA.
PINGA A PIPA,
O PINTO PIA.
PIPA PINGA.
QUANTO MAIS
O PINTO PIA
MAIS A PIPA PINGA.
GATO ESCONDIDO
GATO ESCONDIDO
COM RABO DE FORA
TÁ MAIS ESCONDIDO
QUE RABO ESCONDIDO
COM GATO DE FORA.
O SABIÁ
Sabia que o sabiá
sabia assobiar?

PAPA PAPÃO
Se o papa papasse pão.
Se o papa papasse papa.
Se o papa papasse tudo,
Seria um papa papão.
O RATO
O rato roeu a roupa,
Do rei de Roma.
e a rainha, de raiva,
roeu o resto
Palminha
Palma, palminha,
Palminha de Guiné
Pra quando papai vié,
Mamãe dá a papinha,
Vovó bate cipó,
Na bundinha do nenê.
SABER
Sabendo o que sei e sabendo
O que sabes e o que não sabes
E o que não sabemos, ambos saberemos
Se somos sábios, sabidos
Ou simplesmente saberemos
Se somos sabedores.
Bão Balalão
Bão, babalão,
Senhor Capitão,
Espada na cinta,
Ginete na mão.
Em terra de mouro
Morreu seu irmão,
Cozido e assado
No seu caldeirão

Ou Bão-balalão!(variação)
Senhor capitão!
Em terras de mouro
Morreu meu irmão,
Cozido e assado
Em um caldeirão;

Lanço o laço no salão.
O lenço, lanço. A lança, não.

Tatu tauató, tatuetê taí.
Tem tanto tatu, não tem 

♦♦♦♦PROJETOS ♦♦♦♦


PROJETO: UTILIZANDO RÓTULOS



Público Alvo: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode ser adaptado aos alunos de Educação Infantil – Períodos: I e II.

Duração e período:
No 1º período  esta atividade decorrerá durante todo ano letivo e será necessário dividir cada letra a ser trabalhada quinzenalmente.
No 2º período o ideal seria que fosse realizada no 1º semestre, mas não se esqueça de analisar a necessidade da turma.

Objetivos:
Ao final das atividades, espera-se que o aluno esteja apto a:
·    Identificar as letras do alfabeto e relacioná-las a palavras iniciadas por cada uma delas,
·    Diferenciar cada letra com signo e sons diferentes;
·    Reconhecer nos vários meios de comunicação visual os diferentes tipos da letra.
Recursos:
·    Folhetos de supermercado ou lojas de departamento;
·    Rótulos de produtos diversos;
·    Papel sulfite;
·    Cola;
·    Cartolina;
·    Tesoura sem ponta.
Procedimento
·    Com toda sala organize um círculo e espalhe os rótulos  e promova uma conversa.
·    Em pequenos grupos de no máximo 4 alunos, garantindo que cada grupo tenha alunos com mais informações e alunos com menos informações. É importante que cada aluno trabalhe com o mesmo grupo durante um tempo para melhorar o relacionamento com os colegas.
·    Individualmente cada aluno terá uma atividade gráfica, onde será feita a colagem do rótulo que escolheu.
·    Trabalhar com rótulos e embalagens, relacionando-os com letras iniciais e finais.
·    Individualmente cada aluno realizará uma atividade para cada letra e no final do ano irá confeccionar a capa do dicionário, e então irá montá-lo para que seja entregue aos pais.
·    Antecipadamente peça para que cada aluno traga tablóides ou embalagens de produtos variados de seu cotidiano, com as letras trabalhadas no mês. (começar sempre das iniciais dos nomes da turma)
·    Organize seus alunos em círculo que poderá ser feito dentro da sala de aula ou em qualquer área livre da escola. Coloque a vista todas as embalagens e peça que observem e respondam, quais os produtos que temos e para que serve (cada aluno responderá sobre o produto de sua escolha), qual o nome do produto (peça para que apontem e digam através do reconhecimento do logotipo, você já poderá avaliar o nível de conhecimento da sala), qual a letra inicial de cada embalagem e quais outras palavras iniciam com a letra em questão, estes questionamentos deverão ser feitos em uma conversa informal.
·    Em seguida cada criança escolherá um dos e os demais irão para uma Caixa que chamamos de “Banco de rótulos”, utilizaremos os rótulos  da caixa para confeccionar cartazes ao final de cada bimestre. As crianças se dividirão em pequenos grupos, onde irão realizar a colagem do rótulo escolhido numa folha de sulfite.
 
Outras sugestões:
·    Pescaria de rótulos
·    Dentre várias formas de transmitir as crianças às letras do alfabeto, poderíamos utilizar atividades lúdicas e não realizar nenhuma atividade gráfica. Mas devido á expectativa dos pais em relação ao aprendizado de seus filhos, o professor poderá elaborar o dicionário de rótulos, que reúne o lúdico com o gráfico, tornando assim mais prazeroso  o aprendizado.
·    Cada professor poderá usar sua criatividade
·    É bastante importante que a família tenha uma participação ativa dentro da escola, sendo assim, ao final do projeto  poderá ser feita uma reunião com a exposição dos cartazes feitos ao longo do ano e com entrega do dicionário. 



Nome do projeto: É DIA DE CARNAVAL

Público Alvo: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode ser adaptado aos alunos de Educação Infantil – Períodos: I e II.
Duração: 2 SEMANAS
Período: FEVEREIRO
Justificativa: A criança necessita estar em contato com o mundo a sua volta, experimentá-lo e comunicá-lo. Através do projeto aqui proposto pretendemos trabalhar a festa de carnaval como meio de expressão e cultura de um povo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer, analisar e criar.
Objetivos:
·    Conhecer a história do carnaval;
Produtos do projeto:
·    Desenhos para decorar a sala
·    Máscaras decoradas
Desenvolvimento:
Atividades sugeridas
·    Pesquise com seus alunos as letras de músicas carnavalescas. Os ritmos mais conhecidos são as marchinhas, o frevo, o maxixe, o axé. Certamente são músicas interessantes para alegrar a festa dos foliões e até encenar uma dramatização.
·    Registrar a letra das músicas em papel sulfite (ou apenas o refrão)
·    Elaborar painéis com desenhos dos alunos para enfeitar as paredes da sala de aula.
·    Pintura facial: Providenciar tintas guache, papel sulfite e pincéis de espessuras variadas, tintas atóxicas, próprias para pintar o rosto, algumas toalhas e uma bacia com água limpa. Informar aos alunos que eles poderão fazer um tipo de máscara, pintando o rosto do colega.
·    Reproduzir em uma cartolina uma máscara e recortar-las
Providencie papel picado, papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas e outros materiais para os alunos enfeitarem as máscaras.
Por fim, fure nas laterais e amarre um elástico, dando um nó.
·    (Incluir jogos, brincadeiras, músicas e portadores de texto)
Culminância
Baile de máscaras: Organize um baile de máscaras. Os alunos poderão brincar ao som de músicas e desfilar com as máscaras que criaram. Convide as crianças de outras salas para assistir ao desfile.

Mini-projeto:Profissão das mulheres      
                                                                                    · Preparar o Cantinho do Jogo simbólico com vários materiais utilizados pela mamãe: roupas femininas, sapatos e bolsas, maquiagem; vassoura, panelas e fogão de brinquedo; computador de brinquedo, papéis e revistas, livros etc.
· Em roda de conversa o professor motivará aos alunos dizendo que para comemorar o Dia da Mulher, irão pensar nas diferentes atividades que as mulheres fazem.
· Deixar que os alunos se expressem livremente, contando aos demais sobre a profissão de suas mães e de outras mulheres que vivem com eles. Ampliar a conversa chamando a atenção para as diversas profissões em que as mulheres atuam: médicas, professoras, motoristas, secretárias, desenhistas, domésticas, cozinheiras, cabeleireiras, dentistas etc. Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade, além de estarem relacionadas entre si.
· Em seguida, propor que brinquem livremente no Cantinho.
· Propor um jogo de mímica, em que um aluno imita a mamãe para que os demais adivinhem o que ela está realizando. Garantir a participação de todos.
Mural

Finalizar a atividade propondo um Mural com o registro coletivo das muitas profissões femininas por meio de desenhos, colagens ou escrita espontânea dos alunos. O professor também poderá ser o escriba.
Fonte: Editora moderna

" A MULHER SÁBIA EDIFICA SUA CASA"


Mini-Projeto: Dia da Poesia
                                                                              
·        Pedir aos alunos que pesquisem em casa (com ajuda de um adulto), um poema ou quadrinha de fácil entendimento e tragam para a classe o texto escrito em letra bastão, com o nome do aluno, inclusive.
·        Colocar todos os textos na Caixa Mágica e usar um fantoche para explicar que irão comemorar o Dia da Poesia lendo diferentes poemas que os alunos pesquisaram.
·        Ler os poemas que os alunos trouxeram e treinar com os alunos a declamação dos poemas ou versos. Finalizar a atividade propondo que desenhem o poema ou quadrinha de que mais gostaram. Organizar os desenhos em um mural.

Gincana de poesias: três dias de agitação!

Nota: Para desenvolver esta atividade o professor deverá preparar previamente alguns envelopes-surpresa com tarefas a serem cumpridas pelas turmas (ver sugestões abaixo), e colocar na sala de leitura alguns livros de poesia para a realização da gincana. Sugerimos iniciar as atividades em uma segunda-feira, para dar tempo de concluir a gincana na mesma semana.

Selecione as tarefas em níveis de dificuldade, atribua pontos a cada uma e determine o prazo para a entrega, marcando no calendário de classe.
Prepare os prêmios (que podem ser guloseimas ou um livro/revista infantil) e oriente as turmas durante a execução das tarefas, que poderão ser, entre outras:

1- Pesquisar e trazer de casa um poema ou quadrinha que fale sobre animais ou brinquedos, com o texto escrito em letra maiúscula de imprensa (10 pontos).
2- Procurar na biblioteca da escola/sala de leitura/Cantinho de leitura um livro que tenha poesias identificando-o entre outros (20 pontos).
3- Pesquisar em casa o nome de um poeta ou poetisa brasileiros que faça poesia para crianças (20 pontos).
4- Recitar uma poesia na sala de aula, com ênfase e entonação apropriadas (50 pontos).

Nota: o professor poderá atribuir o número de pontos que desejar e substituir as tarefas de acordo com as possibilidades da turma. Nossa sugestão tem a intenção de desenvolver a linguagem oral e a memória auditiva, com a recitação de poesias.
·        Colocar os envelopes com os desafios já preparados na Caixa Mágica e usar um fantoche para explicar aos alunos que irão comemorar o Dia da Poesia realizando uma gincana. Reservar um horário para realizar as atividades da gincana. Por exemplo: durante 3 dias, após o recreio.
·         Informar que as tarefas da gincana são iguais para todas as turmas, mas uma delas é mais difícil, valendo mais pontos. As tarefas deverão ser feitas na escola e em casa. Orientar os alunos a pedir auxílio a um adulto nas tarefas para casa. A turma que concluir as tarefas com correção, será a vencedora.
·        Formar turmas de alunos por livre escolha. Cada turma receberá um envelope-surpresa com as tarefas descritas, em letra de imprensa maiúscula. O professor entrega os envelopes, faz suspense e pede para que os alunos os abram.
·        O professor deve ler as tarefas e assegurar-se de que todos entenderam o que devem fazer. Se preferir, pode anotar o nome do aluno/dupla que ficará responsável pelo cumprimento de cada desafio. Os alunos devem entregar suas pesquisas ao professor e aguardar o dia da final.

Fonte: Editora moderna.


 Nome do projeto: VAMOS AO CIRCO?
Público Alvo: Alunos da Educação Infantil
Duração: 2 SEMANAS
Período: Março
Objetivos:
·        Identificar o circo como uma forma de lazer, um lugar onde se desenvolve a arte e vários tipos de habilidades;
·        Reconhecer os diversos profissionais do circo;
·        Identificar animais que trabalham no circo;
·        Relacionar pessoas envolvidas no trabalho circense e suas respectivas funções;
·        Empregar corretamente o vocabulário adquirido: domador, picadeiro, arquibancada, malabarista, acrobata, etc.
·        Descrever cenas ou fatos da vida de um circo.
Produtos do projeto:
·        Personagens de uma história circense feitos com sucata;
·        Cartazes com textos e listas;
·        Desenhos para o mural.
Desenvolvimento:
Atividades sugeridas
·        Promover um ambiente lúdico (rodinha) acolhendo de forma carinhosa os alunos. A partir daí mostrar uma gravura de um circo e propor: vocês já foram ao circo? Como é? Etc. Falar sobre os elementos que compõe o circo, como é a vida dos profissionais do circo, animais do circo – como vivem, como são treinados;
·        Sugerir aos alunos que perguntem aos pais sobre o assunto e trazer as informações no dia seguinte;
·         Trabalhando com as informações trazidas pelos alunos: A partir destas informações, escrever e ler uma frase que será afixada no quadro de pregas (ex. O circo é um lugar que tem muitos artistas);
·        Escrever a palavra circo, em caixa alta, no quadro e em folha de oficio para afixar no quadro de pregas (pedir para que os alunos reparem na primeira letra da palavra [C], indagar: alguém conhece essa letra? Algum coleguinha tem o nome iniciado por essa letra?);
·        Organizar um painel com os nomes dos diferentes artistas do Circo, escritos em letra maiúscula de imprensa: trapezistas, malabaristas, mágicos, palhaços, amestradores de animais etc. Esclarecer o tipo de trabalho desses profissionais e informar que atualmente a tendência dos circos e não mais utilizar animais como atração, em respeito às necessidades e a natureza dos bichos;
·        Contar para os alunos uma história sobre circo. Organizar a confecção das personagens da história, utilizando material de sucata: separe algumas garrafas plásticas de 1 litro, papel espelho, papel laminado, restos de lã, cola, bolinhas de papel crepom, canetas hidrográficas e outros materiais. Convide os alunos a criar as personagens da história: palhaço, domador de leões, bailarina. Os alunos podem trabalhar em grupos ou em duplas;
·        Depois de prontas, as turmas poderão brincar de boliche com as personagens, ou dramatizar a história;
·        Entrevistar pessoas que trabalham no circo;
·        Visitar um;
·        Pesquisar sobre seus profissionais;
·        Exercícios de coordenação motora: equilibrar colher com ovo, andar sobre linhas, bancos, pular corda, salto em altura, equilíbrio em uma perna só, andar de velocípede, bicicleta;
·        Poesias sugeridas: Bailarina de Cecília Meireles, A foca de Vinicius de Moraes etc. Registrar o texto em papel sulfite;
·        Elaborar painéis com desenhos dos alunos para enfeitar as paredes da sala de aula;
·        (Incluir músicas);
·        Montar com as crianças um espetáculo circense: Eles poderão confeccionar para a dramatização, máscaras dos animais como: macaco, cachorro, elefante, coelho, foca, cavalo, tigre etc. (utilizando materiais diversos como sucatas, lãs, papéis diversos);
·        Muitas atividades poderão ser desenvolvidas utilizando os animais do circo. Pesquisa, os sons que emitem, nomes, letra inicial, comparação das letras dos animais com as letras iniciais dos nomes dos amigos, alimentação dos mesmos, espécies, etc. Dependendo da idade, podem elaborar um cartaz para anunciar este desfile ou dramatização, utilizando a linguagem dos cartazes que anunciam os espetáculos. Convite, lembrancinha, tudo elaborado por eles. No dia do desfile ou apresentação podem fazer um manifesto contra a presença dos animais no circo, mostrando cartazes, desenhos etc.
Mais sugestões
·        Trabalhando o equilíbrio: O Malabarista
Fazer traços diferenciados no chão: retos, ondulados, curvas, círculos e outros.
As crianças brincarão de andar em cima do risco em diferentes posições como: na ponta dos pés, apenas com os calcanhares, com as mãos na cabeça, com as mãos na cintura, segurando um copo com água etc. – sem sair de cima dos riscos.
·        Exercício rítmico. Conforme a professora for lendo o texto, as crianças devem executar os movimentos citados:
A Bailarina
Um passo pra cá...
Um passo pra lá...
Correndo pra frente e voltando ao lugar
Palminhas vou bater,
Um pulo eu vou dar,
Uma roda bem bonita,
Rodando com os amigos,
Rodando no próprio lugar.
·        Psicomotricidade:Colocar um colchão no chão, treinar cambalhotas com a ajuda da professora.
·        Colocar bambolês espalhados e brincar de pular dentro e fora, alternando etc.
·        Colocar bancos ou cadeiras e brincar de subir de descer.
Brincar de pular com um pé só, plantar bananeiras, virar estrelas (de acordo com o nível da turma).
·        Brincar de equilibrar objetos leves em cima de varetas.
·        Assistir DVD sobre o circo com direito a pipoca.
·        Pintar o rosto das crianças e colocar chapéu, gravata e nariz de palhaço;
·        Construir um palhaço de papel com formas geométricas;
·        Se vestir de palhaço para animar as crianças.




Projeto: O livro é o nosso amigo
Publico alvo: Alunos da Educação infantil
Duração: 2 a 3 aulas
 Objetivos
·        Aprender os cuidados que devemos ter ao utilizar os livros;
·        Compreender a importância de um livro.
·        Conhecer as particularidades de um livro: capa, contracapa, editora, autor, ilustrador etc.
·        Oportunizar a criatividade, imaginação;
·        Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
Sugestões de Atividades:
·        Durante a rodinha de conversa apresentar aos alunos alguns livros e falar sobre as características principais dos mesmos. Explicar aos alunos a importância de um livro e como devemos cuidar deles. Perguntar às crianças se elas possuem preferência de algum dos livros apresentados. Contar-lhes a história mais votada entre eles;
·        Após a escolha do livro, ler a história; fazer o reconto conjunto, interpretar a história; traçar o perfil dos personagens principais; copiar o nome da história numa folha e ilustrá-la;
·        Depois disso o professor conversará com os alunos sobre bilhete, lerá alguns modelos, analisando a estrutura e organização do mesmo e pedirá aos alunos que imaginem que irão escrever o bilhete para um dos personagens do livro que também será escolhido pelos alunos. O professor será o escriba da turma;
·        Após a confecção do bilhete ele será afixado no quadro de pregas;
·        os alunos receberão uma cartolina para confeccionar um bingo com algumas palavras da história com a ajuda da professora. Cada aluno poderá escolher uma palavra diferente. Brinca-se como no jogo de bingo tradicional. A professora deve mostrar a ficha cantada para que assim, os alunos encontrem a palavra.


Projeto: índio

Público alvo: Alunos da Educação infantil

Período: Próximo ao dia do índio


Objetivos:

·        Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
·        Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
·        Aprender a respeitar os índios;
·        Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
·        Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
·        Estimular a imaginação e a criatividade.



Sugestões de atividades

·        Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças se elas já viram um índio. Mostrar gravura de índio em revistas, pedir e que observem como os índios se vestem;

·        Listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já têm sobre o assunto (Conhecimentos Prévios). Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas;

·        Propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos;

·        Contar histórias sobre os índios. Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência. Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira;

·        Montar com as crianças o "Cantinho do índio".

·        Fazer lanche especial em um "Dia Especial" com exposição de trabalhos realizados com as crianças na escola, com comidas típicas dos índios. Cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural, caldo de milho e outros.

·        Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.

·        Poesia: Índio.

·        Música: Os indiozinhos.

·        Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.

·        Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

·        Propor aos alunos que pintem macarrões furadinhos e façam colares, pulseiras, cintos e tornozeleiras imitando arte indígena. Para fazer um cocar é só colar penas coloridas entre os macarrões.


·        Brincadeiras:

"CAÇADA ESQUISITA" Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um. Procurar os objetos listados abaixo. Procure sempre pela cor de sua equipe: 10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.  Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido. A equipe vencedora receberá um amuleto para cada participante.

"O COCAR DO CACIQUE": As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas. Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar. Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora. A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.