O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

sábado, 27 de março de 2010

Teatro da Páscoa


A verdadeira Páscoa (Teatro)

Esta história aconteceu às vésperas do dia da Páscoa, tudo porque dois símbolos da Páscoa resolveram se achar grandes e poderosos demais. Vamos ver!

COELHO: Ora, amigo ovo de chocolate, a Páscoa sem mim não vale nada! Eu sou a Páscoa! Sem mim as crianças não tem Páscoa. Tudo fica sem graça...

OVO: Mas você é mesmo muito vaidoso! Vaidoso e burro! Responda-me: o que as pessoas compram pra dar na Páscoa? Claro que é ovo de chocolate. Às vezes compram um ou outro coelhinho de pelúcia ou chocolate. Mas, eu sou o campeão nas vendas. Ovos coloridos, recheados... Eu sou muito mais Páscoa que você!

COELHO: Aí que você se engana seu ovinho mixuruca! Quando você aparece nas propagandas de Tv eu sempre apareço junto, como se fosse eu que o levasse, o que é muito estranho, pois tem criança achando que coelho bota ovo. Isso é muito desconcertante! Outro dia foi uma luta explicar para o Luisinho que "Coelho e ovo" andam juntos só por simbolizarem a mesma coisa.

OVO: É nisso você tem razão: nós dois estamos na frente nessa época da Páscoa. Não tem ovo sem coelho e nem coelho sem ovo. Então proponho um acordo, porque tem muita gente ganhando dinheiro as nossas custas e para nós dois não sobra nada, nadica de nada! Vamos nos unir e cobrar das televisões, das fábricas de chocolate, todas as vezes que nos usarem! Nós vamos ficar bilionários.

COELHO: É mesmo, senhor ovo, estou até precisando de algum trocado, Ih, mas olha só quem está chegando...são os outros símbolos da Páscoa.

(O GIRASSOL VAI A FRENTE E FALA)

GIRASSOL: Que absurdo, dois símbolos tão conhecidos esquecendo que o mais importante da Páscoa é Jesus. E tem mais: desmoralizando a todos nós!

PEIXE: Precisamos dar um jeito nesses dois e fazê-los entender o que é a Páscoa!

VELA: onde já se viu tanta vaidade! Tão egoístas, preocupados só em tirar proveito da situação. Isso me deixa muito triste!!!

CORDEIRO: Olhe como é feio, amiguinhos, a gente se esquecer da nossa missão. O ovo e o coelho deixaram que o comércio, as fábricas de chocolate, o dinheiro, fizessem deles um vazio.

GIRASSOL: Esqueceram-se que só existem para mostrar a vida de Jesus que venceu a cruz e a morte. Assim como o pintinho que sai do ovo, é vida que sai de um lugar fechadinho.
VELA:

E o coelho, com aquele tanto de filhotinhos que em cada ninhada, mostra como o povo de Deus cresce com a vida nova de Jesus. Que pena que eles se esqueceram de tudo isso. Ah, eu que sou luz queria tanto ajudá-los, parece que eles estão cegos!

PEIXE: É mesmo, parece que não entendem mais nada. Precisamos fazer alguma coisa.

CORDEIRO: Mas como? Ah, e se promovermos no ovo e no coelho a conversão?

VELA: Isto é, a mudança de atitude, para que celebrem a Páscoa verdadeira!

TODOS: Yes!!! (BATEM AS MÃOS E COMEMORAM). NISSO ENTRA O OVO E O COELHO CONTANDO DINHEIRO E CANTANDO:

OVO: Coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?

COELHO: Dinheiro no bolso e cheques sem fim!

(GIRASSOL ENTRA NO MEIO DOS DOIS)

GIRASSOL: Olá amiguinhos, como vocês estão?

COELHO: Estava ótimo, mas agora piorou! he gentalha!!! (FALA PARA OVO) Lá vem o primo pobre!

OVO: Nós estamos bem, só que agora estamos muito ocupados, ocupados em ganhar dinheiro. Ninguém vai nos segurar!

GIRASSOL: Venham amigos, agora! (OS OUTROS SÍMBOLOS ENTRAM E CERCAM OS DOIS)

OVO E COELHO: Mas o que é isso?

PEIXE: Nós queremos conversar um pouquinho para que vocês entendam uma coisa: queremos que nos escutem!

VELA: Vocês esqueceram o verdadeiro sentido da Páscoa?

CORDEIRO: Vocês não lembram que antes de Jesus ressuscitar, nós todos vivíamos como que presos na escuridão? Longe da luz de Deus e não éramos amigos uns dos outros?

GIRASSOL: A Páscoa que eu experimentei, me fez ser alegre, amigo de todos. Não se lembram do sacrifício de Jesus para que fossemos bons e celebrássemos a vida? Como puderam se esquecer?

COELHO (entristecido e envergonhado) - É eu estou me lembrando... um dia eu também experimentei a vida nova da Páscoa de Jesus!

CORDEIRO: Ë, você experimentou, mas é preciso renovar esse compromisso com Jesus! A Páscoa que celebramos todos os anos vem nos alertar sobre isso.

OVO: É muito bonito tudo isso que vocês falaram, mas não é vocês que passam pelo massacre do Comércio, da televisão, que abusam de nós, nos fazendo quase esquecer da vida nova. É muito difícil resistir às tentações do dinheiro, da vaidade, do chocolate...
GIRASSOL: Mas quem disse que viver a Páscoa é fácil? Vocês esqueceram que Jesus, para ressuscitar, primeiro passou pela cruz e pelo sofrimento?. E assim ele provou que é o filho de Deus, o Salvador. Ele é a verdadeira Páscoa, e Ele deve ser o maior sinal de mudança em nossa vida!

PEIXE: É isso mesmo, vocês precisam se desapegar de todas as seduções que não levam para o caminho de Deus.

COELHO: É, mas pra isso precisaremos de muita ajuda. Quem poderá nos ajudar?

OVO: Hei! (olhando para as crianças) Vocês podem nos ajudar? Vocês que ganharam ovos de Páscoa agora já sabem que essa comilança de chocolate não é a verdadeira Páscoa e vocês precisam nos ajudar a contar tudo isso para as pessoas.

CORDEIRO: É isso mesmo! Só Jesus é a verdadeira Páscoa! Nós que estamos aqui somos apenas os símbolos, os sinais, para que as pessoas entendam o que é a Páscoa.

COELHO: Ai me sinto renovado, ainda bem que meus amigos me mostraram a vida nova, por isso eu quero desejar a você uma Feliz Páscoa!!!

TODOS: FELIZ PÁSCOA!!!!!!!!

Fonte: "A missa com alegria" de Solange Nascimento e Gisella Parreira Batista - Ed. ComDeus


.........................................♥♥♥♥♥♥♥♥................................................


Descobrindo a verdade sobre a páscoa

Ancorado pelo narrador, coelhos, personagens bíblicos... questionam a presença de coelhos e ovos de chocolate relacionados a páscoa.

Cenário e iluminação a critério do grupo

Narrador: Hoje é Domingo de páscoa, em todos os lugares as pessoas trocam ovos de chocolate coloridos, mas, afinal por que se troca ovos? Porque se comemora a Páscoa e o que é a Páscoa?

Entra os Coelhinhos (pulando e cantando) “De olhos Vermelhos de pelo macio, sou muito assustado eu sou coelhinho, eu pulo pra frente, eu pulo pra traz, dou mil cambalhotas, sou forte demais, comi uma cenoura, com casca e tudo, tão grande ela era..... Fiquei barrigudo, fiquei orelhudo, fiquei narigudo.”

Narrador: Ah! Como pude me esquecer, quem é que quando fala em páscoa logo não pensa em coelhinhos, ai estão eles, pulando correndo, comendo cenouras e alfaces, mas....
Hei! Coelhinhos me respondam uma coisa, coelhos põem ovos?

Todos os coelhos: Não!

Coelha 1: Ora moça! coelhas têm é filhotinhos.

Narrador: Vocês têm certeza que coelhos não põem ovo de chocolate?

Todos coelhos: Temos sim. Senhora.

Coelha 2: É claro, afinal nós somos coelhos não esta vendo.

Narrador: Então como pode ser? Que historia é esta; coelhinhos vocês querem descobrir junto comigo esta historia?

Todos coelhos: Queremos.

Coelha 3: É bom mesmo, a muito tempo que esta historia, já nos aborrece.

Narrador: Então fiquem por ai bem quietinhos, sentados num cantinho destes.
E agora como será que apareceu está idéia de ovos de chocolate, bem sei que muitas religiões desde a antiguidade, o ovo simboliza o principio da vida, porque embora aparentemente morto, o ovo contém uma vida que surge repentinamente.

(ENTRA A MENINA EGIPCIA)

Narrador: Quem é você? Você sabe alguma coisa sobre está historia?

Egípcia: Eu sei, lá no meu país o Egito, se conta, que o povo antigo pintava ovos coloridos para levarem no dia do aniversário de um guerreiro muito forte e valente que morreu numa batalha e assim quando enfeitavam seu túmulo com estes ovos estavam mostrando que os seus feitos históricos continuavam vivos em suas memórias.

Narrador: que interessante gostei de saber muito obrigado. Fique por ai, quem sabe ainda vamos descobrir mais coisas, se eu não me engano a bíblia também fala sobre a páscoa.

(ENTRA O HEBREU)
Narrador: Quem é você?

Hebreu: Sou um Hebreu, e como eu ouvi vocês falando sobre a Páscoa, resolvi vir aqui para contar o que meus pais me ensinaram sobre a 1º Páscoa, quem sabe posso ajudar.

Narrador: De certo que ajudará, conte logo.

Hebreu: Está tudo escrito (abre o pergaminho) o povo era escravo no Egito e Deus por amor, chamou a Moíseis e o mandou para os libertar, mas Faraó que reinava era mau e não queria deixar o povo sair, então Deus mandou 9 pragas e nem assim o Faraó deixou o povo sair. Foi quando Deus antes de enviar a Décima praga que era a pior, mandou que o nosso povo se preparasse pegando um cordeiro sem defeito matasse e passassem do seu sangue nos umbrais das portas e janelas e depois durante a noite comessem todo o cordeiro assado e pães asmos bem às pressas e enquanto o povo assim fazia o Senhor trouxe a morte sobre todo o primogênito em toda a terra do Egito em todos as casas, menos é claro, naquelas casas que estavam marcadas com o sangue, então faraó chamou Moiseis naquela noite mesmo e mandou que saísse com todo o povo. Assim o povo se tornou livre e Deus ordenou que para sempre se comemorasse a Páscoas relembrando o livramento e a saída do cativeiro, a festa duravam vários dias.

Narrador: Que maravilhosa historia é esta da 1ª páscoa obrigado. Agora já sabemos como e porque apareceu a Páscoa e como o povo judeu a comemorou por tanto anos. Mas, eu ainda acho que tem mais coisas sobre a Páscoa para aprendermos se junte aos outros.

(ENTRAM PEDRO E JOÃO)

Pedro: E tem mesmo.

Narrador: Quem são vocês?

João: Somos Pedro e João. Nos fomos os Apóstolos que prepararam a Ultima páscoa do Senhor Jesus.

Pedro: Sim, ele nos mandou até a Jerusalém e ali como ele disse preparamos tudo para a ceia.

João: Chegando a hora, ele, Jesus se pos à mesa com todos os Apóstolos e tomou o pão e o cálice, deu graças e repartiu entre nós.

Pedro: Ali também nos falou que um de nós o trairia e que eu o negaria 3 vezes

João: também nos ensinou que o maior no reino dos céus seria o que fosse menor logo depois ele foi orar, e então foi preso e crucificado.

Narrador: Oh! Meus amigos, que benção podemos saber que Jesus também comemorava a páscoa, mas eu ainda não entendi por que hoje em dia só se fala em Domingo de Páscoa e não mais se comemora em vários dias como era antigamente.
Mas vocês fiquem por ai, vêm chegando outras personagens e quem sabe eles vão nos ajudar.
Entram, as Duas Marias, Maria Madalena e Salome.

Maria 1: Nós sabemos, o porque.

Narrador: Então contam nós, por favor.

Maria 2: Nós somos as Mulheres, que na madrugada de domingo fomos ao tumulo para ungir o Senhor.

Salomé: Porem quando chegamos lá, estava tudo diferente, o tumulo já estava sem a pedra.

Maria 2: Entramos correndo, e então, vimos um Anjo sentado, bem do lado direito e ficamos surpresas e atemorizada, porém ele disse:

Anjo: Não vos atemorizeis, buscai a Jesus que foi crucificado? Ele ressuscitou, não está mais aqui, vede o lugar, mas ide e dizei a seus discípulos para irem a Galiléia e lá o vereis como ele vos disse.

Salome: Saímos fugindo com muito medo e nada dissemos a ninguém.

Maria Madalena: Eu permaneci ali junto à entrada, chorando e vi 2 anjos
Sentados que me perguntaram, por que chorava e eu lhes respondi que tinham levado a meu Senhor e eu não sabia onde o tinham posto, foi quando olhei pra traz e vi um varão em pé, ele também me perguntou pro que chorava e a quem procurava, pensei que ele fosse o jardineiro e lhe pedi que me dissesse onde tinham posto o meu Senhor Jesus e ele me chamou pelo nome. Maria, só então reconheci a voz de meu Mestre ele me recomendou dizendo que iria subir para seu Pai. Depois disto eu sai anunciando todas as coisas aos discípulos. E Era um Domingo de páscoa.

Narrador: Aleluia; agora entendo porque o Domingo de Páscoa é tão importante, pois foi num domingo durante a festa de páscoa que Jesus Cristo ressuscitou.
Hi! Mas esperem as, já descobrimos sobre os ovos coloridos, sobre a festa de Páscoa dos Judeus, sobre o Domingo de ressurreição, mas a os coelhinhos? Como entraram na historia?

(ENTRE ESTUDANTE)

Estudante: Eu descobri, neste livro. (abre o livro) para representar o sentido da Páscoa através dos tempos foram escolhidos os 2 símbolos da fertilidade que são os ovos e os coelhinhos. E no século XVIII(18) a Igreja Católica oficializou o uso do ovo como símbolo também da ressurreição de Cristo e assim pilhas e pilhas de ovos comuns eram benzidos e distribuídos entre os fieis, mas em 1928 com o desenvolvimento da industrias de chocolate passou-se a distribuir ovos de chocolate e depois é claro o comercio entro e passaram mesmo foi à vender os ovos

Narrador: Agora sim todas as coisas ficaram bem explicadas e nós já descobrimos o segredo da verdadeira Páscoa, vamos juntos contar a todos.

Todos: o sentido Maximo da Páscoa é a Libertação do Homem.

Todos cantam: Musica com o tema da ressurreição.

Site: teatro cristão


♥♥♥♥♥♥.................................♥♥♥♥♥♥♥


O VERDADEIRO VALOR DA PÁSCOA

Personagens: VOVÓ, SUZANA, JOÃOZINHO E GABI
VOVÓ: Oi Pessoal! Tudo bem ?
Não ouvi, tudo bem?
Sabe estou procurando os meu netinhos, vocês viram eles por aí? Não ? Vou ter que chamá-los então: Suzanaaa, Joãozinho! Venham cá! Tenho uma surpresa pra vocês!
SUZANA: Oi vovó!
JOÃOZINHO: To indo, to indo...
SUZANA: A senhora chamou?
VOVÓ: Vocês sabem que dia é hoje?
SUZANA: Ah vovó, eu sei, eu sei...
JOÃOZINHO: Sabe nada, deixa a vovó contar...
SUZANA: Ah João sei sim ta!
VOVÓ: Crianças, não briguem pois isso não agrada a Deus ! Hoje é um dia muito especial. Hoje é Páscoa!
Crianças – Oba, oba, que legal. Cadê os ovos, meu chocolate eu quero, eu quero...
VOVÓ: Aqui está! Mas não vão comer tudo de uma vez, ta?
SUZANA: Joãozinho, vamos comer um pedacinho?
JOÃO: É vamos sim..Hummm, ta uma delícia.
Gabi chega – Oi amigos, o que vocês tem aí?
OS DOIS: Nada não...
GABI: Ah, pode me mostrar, eu quero saber.
SUZANA: Não é nada demais, vamos brincar?
GABI: Vamos, do que?
JOÃOZINHO: Já sei, de bola...
GABI: Ah não, que essa brincadeira é de menino.
SUZANA: Então de pular corda...
GABI: Ta bom.
JOÃOZINHO: Então a Suzana vai comigo buscar a corda lá em casa e você espera aqui Gabi, a gente já volta pra brincar.
GABI: Ta bom eu fico aqui.
Espera...
GABI: Ah, eles estão demorando tanto!Aiii Aiiii
Eeeeiii, mas o que é isto?
Ahaaaa quanto chocolate, é de páscoa, então era isso que eles não queriam me mostrar.
Humm mas eu amo chocolate.
Ai ai ai ta me dando uma vontade de comer...
Não mas eu não posso, não, é dos meus amigos..
Ah mas deve ser tão gostoso..
Se eu der só uma lambidinha, eles nem vão notar né? Slep
Hummm mas é gostoso mesmo.
Poxa porque eles não vem logo pra me dar um pedacinho.
Vocês estão pensando que eu vou comer um pedaço, né?
Mas eu não vou, não,é dos meus amigos, eu não posso, eu não vou não...
Ah eu queria só um pedacinho, será que eles vão sentir falta?
Mas não tem ninguém me vendo, vou pegar um pedacinho só. Nhammm
Hummm, mas é muito bom mesmo...
Ai ai ai eles não vem logo e já to com vontade de comer outro pedaço.
É eu vou comer mesmo, ninguém vai saber que fui eu. Nhammm
Aaaaiii minha barriga, To enjoada...
(Gabi sai)
SUZANA: João cadê a Gabi, você não falou pra ela esperar aqui?
JOÃOZINHO: Eu falei, mas ela foi embora!
Ué? Eeeeiii mas pera aí? E o nosso chocolate?
Cadê?
SUZANA: Ah, não João, sumiu tudo. Vamos chamar a Gabi, quem sabe ela viu quem foi que pegou.
OS DOIS: Gabi, vem cá. Cadê você vem aqui...
GABI: Eu não vou não.
OS DOIS: Ué como não? Como assim?
SUZANA: Você ouviu João, ela disse que não vem.
JOÃO: Vamos chamar de novo.
OS DOIS: Gabi, vem cá só um pouquinho...
GABI: Eu não vou não.
JOÃO: Suzana, acho melhor você ir ver o que aconteceu com ela.
SUZANA: Eu vou, já volto.
SUZANA: Xiii, Joãozinho você não sabe o que aconteceu...
JOÃO: Me conta...
SUZANA: Ela ta passando muito mal, foi ela quem comeu todo o chocolate.
JOÃO: Foi? Não acredito!
GABI: Aiii, que alivio!
SUZANA: Você não deixou nada pra nós , sua gulosa!
JOÃO: É mesmo, podia ter pedido pelo menos, que coisa feia!
VOVÓ: Ei, crianças o que está acontecendo aqui?
SUZANA: Vovó, a Gabi comeu todo o nosso chocolate sozinha.
JOÃO: É mesmo e nem pediu.
VOVÓ: Meus queridos, o chocolate não é tão importante assim!
JOÃO: Como não?
SUZANA: Porque não vovó?
VOVÓ: Vocês se lembram que dia é hoje?
TODOS: É páscoa, é páscoa.
VOVÓ: Pois é, mas vocês nem deixaram eu falar o verdadeiro valor da páscoa, de tão empolgados que ficaram com o chocolate!
SUZANA: Valor? Mais que valor?
VOVÓ: A Páscoa não é só troca de ovos de chocolate, ela tem um valor muito importante. Pois a páscoa nos lembra de alguém muito especial!
TODOS: Quem vovó?
VOVÓ: Jesus.
JOÃO: Eu já conheço Jesus!
VOVÓ: Então , o dia da páscoa é o dia em que comemoramos a ressurreição de Jesus, ele morreu e ressuscitou no terceiro dia para perdoar os nossos pecados!
SUZANA: É mesmo vovó?
VOVÓ: sim crianças.
GABI: To com vergonha, eu comi todo o chocolate dos meus amigos...
VOVÓ: Não fique assim, você pode pedir perdão agora mesmo aos seus amigos e a Jesus, e Ele vai limpar o seu coração, você quer?
GABI: Eu quero! Você me perdoa João?
JOÃO: Ta bom, eu perdoo.
GABI: E você Suzana me perdoa?
SUZANA: Claro que sim Gabi.
VOVÓ: Então vamos orar.
GABI: Senhor , agora eu sei que foi errado comer o chocolate dos meus amigos sem pedir, me perdoe e limpe o meu coração, em nome de Jesus, Amém.
Que bom, já me sinto tão bem...
VOVÓ: Então o nosso maior presente na Páscoa não são os chocolates, mas o amor de Deus por nós não é mesmo?
TODOS: É mesmo vovó, é sim!
Então vamos cantar?
Eu pequei e merecia morrer eu sei
Mas Jesus no meu lugar já morreu na cruz
Morrendo ali Jesus levou meu pecado
No meu lugar foi ele ali castigado
Creio sim que meu Jesus já morreu por mim
Salvo estou e andando vou com Jesus na luz... ( da APEC)
E vocês crianças sempre tenham em seu coração um lugar todo especial pra Jesus, porque Ele ama muitooo vocês..
Tchauuu..

Fonte WEB http://artecoramor.blogspot.com/

##########.............................###########

Nenhum comentário:

Postar um comentário