1) visitas das crianças acompanhadas de seus
professores à biblioteca e/ou à Sala de Leitura;
2) contato frequente das crianças com os livros do Cantinho do Livro, sem a preocupação de delimitar o tempo para essa atividade;
3) dramatização de obras infantis, usando recursos como a caracterização dos personagens do livro, cartazes publicitários, mímica;
4) elaboração de livros pelas próprias crianças e posterior dramatização da história inventada;
5) leitura oral e parcial, pelo professor, de uma determinada história e proposição de questões sobre o seu conteúdo; após a elaboração das respostas, criação da continuidade da história através da imaginação dos pequenos leitores que serão convidados a redigir o episódio final da mesma;
6) promoção da Hora do Conto de Fadas, quando as crianças terão a oportunidade de apresentar aos colegas os contos que conhecem através de mímica, dramatização e cartazes publicitários;
7) resumo oral da leitura de um conto de fadas por crianças voluntárias e levantamento pelo professor de algumas questões como:
- O que o autor quis mostrar com o texto?
- Qual a situação da personagem principal?
- É possível mudar as situações difíceis?
Observação: o professor deve questionar as crianças o máximo possível sobre a leitura efetivada, para que as mesmas possam estabelecer relações entre a fantasia e a realidade, a fim de que os leitores aprendam a literatura como um processo simbólico;
8) elaboração de quadrinhas, após a leitura de um livro, envolvendo personagens da história e estimulando as crianças a gesticularem, enquanto as recitam;
9) registro em quadrinhos, pelos alunos, do conteúdo de uma história selecionada pelas próprias crianças;
10) realização de uma campanha publicitária sobre novos títulos adquiridos pela escola, fixando cartazes nas salas de aula e corredores;
11) organização de um mural na sala de aula onde o professor fixa informações sobre determinadas obras infantis, estimulando os alunos a lerem as mesmas;
12) relato parcial de uma história para aguçar a curiosidade dos pequenos leitores sobre seu conteúdo;
13) realização de leitura das ilustrações de uma determinada obra, mostrando sua significação dentro desse contexto;
14) estabelecimento da hora de leitura diária sempre acompanhada de atividades como narração de histórias, dramatização de obras lidas, elaboração de uma nova conclusão da narrativa lida;
15) organização de jograis para a recitação de poemas lidos;
16) realização de uma atividade mista de leitura, dramatização e registro simbólico e/ou gráfico da história lida da seguinte forma: a turma deve ser dividida em três grupos de alunos; enquanto o primeiro grupo narra a história, o segundo, através de expressão corporal, a interpreta, e o terceiro registra gráfica e/ou simbolicamente o seu conteúdo;
17) criação de fantoches para representar o conteúdo da história lida;
18) incentivo à criação de clubes de leitura;
19) escolha de frases significativas de obras lidas, as quais devem ser afixadas no jornal mural da escola;
20) organização de atividades de leitura fora da sala de aula, num ambiente descontraído;
21) montagem da história lida apenas com gravuras que possam revelar as idéias mais importantes dessa obra;
22) relacionamento dos elementos ficcionais do texto com a realidade, utilizando jornais, revistas, reportagens, depoimentos e ilustrações;
23) relato por um aluno do início da história e a continuidade da mesma com mudanças propostas pelos próprios alunos;
24) realização de entrevistas periódicas com a professora responsável pela Sala de Leitura, para saber quais os livros que estão sendo mais lidos pelos alunos;
25) composição de uma letra que deverá ser cantada após a leitura de uma determinada obra;
26) realização da Feira de Literatura como uma forma de socializar as experiências de leitura;
27) confecção de uma caixa-surpresa que conterá sugestões de livros, recortes de jornais, de revistas que divulgam determinados títulos;
28) montagem de um quebra-cabeça que contenha o início, o meio e o fim da história lida.
Fonte: Construir Notícias.
2) contato frequente das crianças com os livros do Cantinho do Livro, sem a preocupação de delimitar o tempo para essa atividade;
3) dramatização de obras infantis, usando recursos como a caracterização dos personagens do livro, cartazes publicitários, mímica;
4) elaboração de livros pelas próprias crianças e posterior dramatização da história inventada;
5) leitura oral e parcial, pelo professor, de uma determinada história e proposição de questões sobre o seu conteúdo; após a elaboração das respostas, criação da continuidade da história através da imaginação dos pequenos leitores que serão convidados a redigir o episódio final da mesma;
6) promoção da Hora do Conto de Fadas, quando as crianças terão a oportunidade de apresentar aos colegas os contos que conhecem através de mímica, dramatização e cartazes publicitários;
7) resumo oral da leitura de um conto de fadas por crianças voluntárias e levantamento pelo professor de algumas questões como:
- O que o autor quis mostrar com o texto?
- Qual a situação da personagem principal?
- É possível mudar as situações difíceis?
Observação: o professor deve questionar as crianças o máximo possível sobre a leitura efetivada, para que as mesmas possam estabelecer relações entre a fantasia e a realidade, a fim de que os leitores aprendam a literatura como um processo simbólico;
8) elaboração de quadrinhas, após a leitura de um livro, envolvendo personagens da história e estimulando as crianças a gesticularem, enquanto as recitam;
9) registro em quadrinhos, pelos alunos, do conteúdo de uma história selecionada pelas próprias crianças;
10) realização de uma campanha publicitária sobre novos títulos adquiridos pela escola, fixando cartazes nas salas de aula e corredores;
11) organização de um mural na sala de aula onde o professor fixa informações sobre determinadas obras infantis, estimulando os alunos a lerem as mesmas;
12) relato parcial de uma história para aguçar a curiosidade dos pequenos leitores sobre seu conteúdo;
13) realização de leitura das ilustrações de uma determinada obra, mostrando sua significação dentro desse contexto;
14) estabelecimento da hora de leitura diária sempre acompanhada de atividades como narração de histórias, dramatização de obras lidas, elaboração de uma nova conclusão da narrativa lida;
15) organização de jograis para a recitação de poemas lidos;
16) realização de uma atividade mista de leitura, dramatização e registro simbólico e/ou gráfico da história lida da seguinte forma: a turma deve ser dividida em três grupos de alunos; enquanto o primeiro grupo narra a história, o segundo, através de expressão corporal, a interpreta, e o terceiro registra gráfica e/ou simbolicamente o seu conteúdo;
17) criação de fantoches para representar o conteúdo da história lida;
18) incentivo à criação de clubes de leitura;
19) escolha de frases significativas de obras lidas, as quais devem ser afixadas no jornal mural da escola;
20) organização de atividades de leitura fora da sala de aula, num ambiente descontraído;
21) montagem da história lida apenas com gravuras que possam revelar as idéias mais importantes dessa obra;
22) relacionamento dos elementos ficcionais do texto com a realidade, utilizando jornais, revistas, reportagens, depoimentos e ilustrações;
23) relato por um aluno do início da história e a continuidade da mesma com mudanças propostas pelos próprios alunos;
24) realização de entrevistas periódicas com a professora responsável pela Sala de Leitura, para saber quais os livros que estão sendo mais lidos pelos alunos;
25) composição de uma letra que deverá ser cantada após a leitura de uma determinada obra;
26) realização da Feira de Literatura como uma forma de socializar as experiências de leitura;
27) confecção de uma caixa-surpresa que conterá sugestões de livros, recortes de jornais, de revistas que divulgam determinados títulos;
28) montagem de um quebra-cabeça que contenha o início, o meio e o fim da história lida.
Fonte: Construir Notícias.
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