O MELHOR PORTAL DE CURSOS

http://portaldecursosrapidos.com.br/afiliados/images/banner728x90.jpg

segunda-feira, 26 de julho de 2010

TEXTOS E INTERPRETAÇÃO PARA 5ª A 8ª SÉRIE



INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

1)      LEIA O TEXTO ABAIXO:

A MENINA QUE FEZ A AMÈRICA

         Eu vou morrer um dia, porque tudo que nasce também morre: bicho, planta, mulher, homem. Mas histórias podem durar depois de nós. Basta que sejam postas em folhas de papel e que suas letras mortas sejam ressuscitadas por olhos que saibam ler. Por isso, aqui está para vocês o papel da minha história: uma vida-menina para as meninas-dos-seus-olhos.
         Vou contar…
         Eu nasci no ano de 1890, numa pequena aldeia da Calábria, ao sul da Itália. E onde fica a Itália?… É só olhar um mapa da Europa e procurar uma terra em forma de bota, que dá um pontapé no Mar Mediterrâneo e um chute de calcanhar no Mar Adriático.
         É lá.
         Lá, nessa terra entre mares, foi que eu nasci num dia de inverno, quando as flores silvestres que perfumavam o ar puro dos campos da minha aldeia estavam à espera do florescer da primavera. Saracema: este era o nome do lugar pequenino onde eu nasci. Eu disse “era”, embora o lugar ainda existia e tenha crescido, como eu também cresci. Mas, como nunca mais voltei para lá, acho que não pode se mais o mesmo que conheci e onde vivi até os dez anos de idade. A Saracena de 1890 era aquela sem a comunicação do telefone, os sons do rádio e as imagens da televisão nas casas; sem o eco dos carros e das motocicletas nas estradas ou o ronco dos aviões sobre telhados. A música que andava no ar, nos tempos da minha infância, vinha do canto dos pássaros, do chiar das rodas das carroças, das batidas dos cascos dos cavalos, do burburinho do risco das crianças e do lamento dos sinais das igrejas. Essa era a voz da terra onde começava a minha vida e terminava o meu mundo.
         Nunca cheguei a conhecer meu pai, Domenico Gallo. Só em retrato: um homem alto, bonito, de finos bigodes. Dizem que ele ficou muito feliz quando eu e meu irmãozinho Caetano nascemos. Ah, esqueci de dizer que meu nome é Fortunata e que, quando menina, me chamavam de Fortunatella.

(Laurito, Ilka Brunhilde. A menina que fez a América. São Paulo, FTD)


2)      Quando e onde a menina nasceu?
3)      Até que idade ele viveu em Saracena?
4)      Como a menina se chamava? Como a menina era chamada quando pequena?
5)      Quem era Caetano e Domenico?
6)      De que modo Fortunata conhecia seu pai?
7)      Você acha que a menina teve uma infância feliz? Por quê?
8)      Se você tivesse de dar outro título ao texto, qual seria? Por quê? 




.

Dona Joaninha:
Olá, eu sou a Dona Joaninha, tenho seis patinhas que me levam  por aí.
Na minha cabeça tenho duas antenas para sentir o cheiro e gosto das coisas. 
.
Minha comida preferida são outros insetos, alguns destes insetos que servem para me alimentar fazem mal às plantas.
Por isso muitos agricultores, aquelas pessoas que plantam e colhem, acham que eu sou benéfica, pois eu ajudo a diminuir o número de pragas e as plantinhas crescem felizes e dão muitos frutos.
Eu posso viver até cento e oitenta dias, cerca de seis meses, mas não sei se vou viver tanto assim, é que tem muito agricultor e até mesmo nas casas das pessoas, que passam veneno nas plantas, os chamados agrotóxicos, para matar os insetos que prejudicam as plantas e eu, que não faço mal a ninguém, acabo morrendo também.
Eu acho que não deveriam usar tanto veneno assim, eu e muitos outros insetos amigos meus, ajudam a acabar com várias pragas.
Os agricultores podiam nos contratar para acabar  com os inimigos das plantas, ia ser melhor para todo mundo, inclusive para o próprio ser humano,  já que não ia ter veneno na comida que ele come. 
Mas já que isso nem sempre acontece, é bom lavar muito bem todas as verduras antes de comer, isso para ninguém correr o risco de ficar doente ou intoxicado.

Copyright ©  www.sol.eti.br
Proibida Reprodução






Responda as Perguntas Abaixo: 

É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?
.
2) Quantas patas a joaninha tem?
.
3) Onde ficam as antenas da joaninha?
.
4) Qual é a comida preferida da joaninha?
.
5) Até quantos meses a joaninha pode viver?
.
6) Como são chamados os venenos que os agricultores passam nas plantas?
.
7) Para diminuir os riscos de alguém ficar doente, o que é necessário fazer com as verduras antes de comer?








Leitura e Interpretação de Texto: Atividade de Português.
.
Dona Borboleta:
Olá, eu sou a Dona Borboleta, possuo duas antenas e também duas asas.
Meu tempo de vida é mais ou menos de duas semanas.
.
O que eu mais gosto de fazer é voar sem rumo, procurando néctar para me alimentar.
O néctar que é o alimento que eu mais gosto existe nas flores, é por isso que eu fico sempre voando e procurando uma flor cheia de comida para eu encher minha barriguinha.
Nestas minhas viagens constantes em busca de alimento, eu ajudo as plantinhas a se reproduzirem, cada vez que eu pouso em uma flor, um pozinho bem fininho gruda no meu corpo, e quando eu vou para a outra flor eu levo esse pozinho comigo, deixando ele lá, esse pozinho é chamado de pólen e isso que eu faço é chamado de polinização.
Existem outros bichinhos que também fazem isso, como as abelhas, os pássaros e até o vento pode levar o pólen de uma planta para outra.
Não sei como as plantas iriam se virar sem nós, mas na natureza tem solução para tudo. Pena que o ser humano não ajuda muito, destrói as florestas que é a minha casa e de milhares de outras espécies, enche o ar de fumaça, joga esgoto nos rios e faz outras coisas ruins, prejudicando todos nós.
Imagine só, tem ser humano que me caça, espeta alfinetes em meu corpo e faz quadros para pendurar na parede e acha lindo, queria ver se espetassem o corpo deles, o que eles iriam dizer. 
A melhor forma de me admirar e a todas as criaturas da natureza é tirando uma fotografia, hoje em dia até celular tira foto. Por que então machucar outro ser vivo? 

Copyright ©  www.sol.eti.br
Proibida Reprodução

Responda as Perguntas Abaixo: 

É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é o nome do inseto descrito no texto?
.
2) Quantas antenas a borboleta tem?
.
3) O que a borboleta gosta de fazer sem rumo?
.
4) Qual é a comida preferida da borboleta?
.
5) Até quantas semanas uma borboleta pode viver?
.
6) Como é chamado o processo de transferência de pólen de uma flor para outra?
.
7) Qual é o equipamento tecnológico mencionado no texto que também tira fotos?






.

Família de Gatos:
Nós somos os três irmãos gatinhos,  nossa mãe gata teve oito filhotes na mesma ninhada.
Somente nós ficamos juntos, os outros cinco foram doados.
.
Gostamos muito de brincar, um dia pulamos corda, outro dia brincamos de bola e as vezes fazemos longos passeios pela vizinhança. 
Em um destes passeios quase nos metemos em uma tremenda encrenca, meu irmão, o de camisa azul, propôs a nós dois que saíssemos para explorar o outro lado da rua, nunca havíamos ido até lá, nossos passeios se limitavam ao nosso lado da rua, duas casas para a direita e três casas para a esquerda de onde morávamos.
Relutei em aceitar, fizemos uma votação, o placar foi de dois a um, perdi e tive de aceitar a decisão do grupo. 
Eram mais ou menos três horas da tarde quando nossa aventura começou, saímos de casa e paramos no meio fio, olhamos para um lado e para outro, tinha poucos carros na rua, atravessamos sem problemas
Do outro lado havia uma uma grande casa pintada de verde, entramos pelo vão do portão e contornamos a construção, fomos parar em um grande e bonito jardim que ficava atrás da casa, lá existiam muitos brinquedos espalhados pelo chão, estes brinquedos certamente eram das crianças da casa,  que não estavam ali por causa do calor do meio da tarde.
Olhamos um para o outro e não hesitamos, brincamos com a bola vermelha, com a gangorra amarela e com o trenzinho de seis vagões.
Nem percebemos e a noite chegou, foi quando decidimos voltar para casa, retornamos pelo mesmo caminho, paramos novamente no meio fio e não acreditamos no que víamos, eram carros e mais carros que passavam e não paravam, aquilo não tinha fim. 
Neste dia fizemos uma descoberta, é no inicio da noite que as pessoas voltam para casa do trabalho e isto faz o número de automóveis na rua aumentar, tivemos de esperar mais de duas horas para conseguir atravessar a rua. Chegamos em casa depois das nove horas da noite.
Ainda bem que as pessoas que dirigem carros dormem, imagine só se não parasse de passar carros, talvez a gente estivesse lá até hoje.

Copyright ©  www.sol.eti.br
Proibida Reprodução

Responda as Perguntas Abaixo: 

É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Quantos gatinhos nasceram na mesma ninhada dos três irmãos gatos?
.
2) Quantos gatos foram doados?
.
3) A que horas os irmãos gatos saíram para a aventura no outro lado da rua?
.
4) O que existia atrás da casa verde e era grande e bonito?
.
5) Que cor era a bola com que eles brincaram?
.
6) Dos brinquedos citados no texto, qual era amarelo?
.
7) Segundo o texto, de onde as pessoas voltam para casa no inicio da noite?






Caracol:
Oi, eu sou o caracol, esta concha que eu carrego nas costas é na verdade meu esqueleto.
Eu sou bem vagaroso, consigo caminhar só cinco metros por hora. 
.
Eu sou herbívoro, ou seja, como só vegetais, gosto muito de verduras como a alface, couve e frutas macias, como a banana, maçã e melancia, gosto muito de comer.
Quando estou caminhando deixo uma listinha brilhante, este caminho viscoso que fica por onde eu passo serve para lubrificar o chão e ajudar no meu deslocamento.
Eu não tenho audição, utilizo o tato e o olfato para me orientar e conseguir minha comida. 
Significado de Algumas Palavras Deste Texto:
- Audição:   Ato de ouvir ou escutar, percepção dos sons pelo ouvido.
- Tato: Sentido por meio do qual se conhece ou percebe, usando o corpo, a forma, consistência, peso, temperatura, aspereza etc. de outro corpo ou de alguma coisa. 
- Olfato: Sentido com que se distinguem os odores; cheiro, faro.
- Viscoso: Que tem ou secreta visco, seiva. Possuí uma consistência gelatinosa. 

Copyright ©  www.sol.eti.br
Proibida Reprodução

Responda as Perguntas Abaixo: 

É só ler a frase e escrever a resposta na caixinha que tem em baixo de cada pergunta. Cada resposta é composta de apenas uma palavra.
.
1) Qual é  nome do animalzinho descrito no texto?
.
2) O que é na verdade a concha que o caracol carrega nas suas costas?
.
3) O que come um animal herbívoro?
.
4) Que palavra representa a seguinte definição: 
"Ato de ouvir ou escutar, percepção dos sons pelo ouvido".
.
5) Que palavra representa a seguinte definição: 
"Sentido por meio do qual se conhece ou percebe, usando o corpo, a forma, consistência, peso, temperatura, aspereza etc. de outro corpo ou de alguma coisa".
.
6) Que palavra representa a seguinte definição: 
"Sentido com que se distinguem os odores; cheiro, faro".
.
7) Que palavra representa a seguinte definição: 
"Que tem ou secreta visco, seiva. Uma uma consistência glutinosa; gelatinoso, xaroposo". 

***************...............................................................**********************


Leitura Interpretativa

O gato vaidoso

Moravam na mesma casa dois gatos iguaizinhos no pelo, mas desiguais na sorte. Um, mimado pela dona, dormia em almofadões.
Outro, no borralho. Um passava a leite e comia no colo. O outro por feliz se dava com as espinhas de peixe do lixo.
Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo, dizendo:
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo...
___ Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho.
___Sou nobre! Sou mais que tu!
___Em quê? Não mias como eu?
___ Mio.
___Não tens rabo como eu?
___Tenho.
___Não caças ratos como eu?
___ Caço.
___ Não comes rato como eu?
___Como.
___Logo, não passas de um simples gato igual a mim. Abaixa, pois, a crista desse orgulho idiota e lembra-te que mais nobreza do que eu não tens ___ o que tens é apenas um bocado mais de sorte ...

2ª Questão:

1) De acordo com texto assinale a alternativa correta:

a) Os gatos eram desiguais :

( ) no pelo ( ) na sorte ( ) na linhagem

b) O gato vaidoso era muito :

( ) orgulhoso ( ) humilde ( ) amigo

c) O gato orgulhoso se alimentava de:

( ) espinhas de peixe ( ) restos de lixo ( ) leite

3ª Questão

Destaque do texto o trecho em o gato vaidoso desdenha do outro gato.

_________________________________________________

_________________________________________________

4ª Questão:

Escreva (V) para verdadeiro e (F) para falso :

( ) Os gatos têm o mesmo pelo, são iguaizinhos, porque são irmãos.

( ) apesar de viverem em condições diferentes, os gatos tinham as mesmas atitudes, como por
exemplo caças ratos.

( ) Os gatos se encontraram no telhado da casa.

( ) Um gato tinha mais nobreza do que o outro apesar de serem iguais.

5ª Questão

Na sua opinião, a atitude do gato vaidoso está correta? Justifique.

______________________________________________________

______________________________________________________

6ª Questão

" O gato vaidoso passava a leite."

Destaque do trecho, as duas palavras com ditongo.

________________________________________________________

7ª Questão

Destaque as palavras com dígrafos :

" Certa vez cruzaram-se no telhado e o bichano de luxo arrepiou-se todo..."

( ______________) (_______________) (_______________)

8ª Questão

"Alto lá, senhor orgulhoso! Lembra-te que somos irmãos, criados no mesmo ninho."

As palavras acima destacada, de acordo com a classificação quanto ao número de sílabas, são todas:

( )monossílabas ( ) dissílabas ( ) trissílabas

9ª Questão
"
___Passa de largo, vagabundo! Não vês que és pobre e eu sou rico? Que és gato de cozinha e eu sou gato de salão? Respeita-me, pois, e passa de largo..."

Quanto a posição da sílaba tonica, as palavras destacada são:

( ) oxítonas ( ) proparoxítonas ( ) paroxítona

10ª Questão

Retire do texto uma frase:

exclamativa ________________________________

interrogativa _______________________________

11ª Questão

"O gato Chamego vivia confortavelmente, enquanto o gato Chimango, vivia solitário pelos telhados da vida."

Retire da frase dois substantivos próprios e dois substantivos comuns.

Substantivos próprios
Substantivos comuns

12ª Questão

Complete as frases com o femino das palavras entre parênteses.

a) A ___________________mordeu o carteiro. ( cão)

b) Aquela ________________ estava na festa. (homem)

c) A _________________ está no zoológico. (leão)

13ª Questão

Complete com x ou ch

capa.........o ...............icote

abaca......i pei.............e

en......uto ..............apéu

en...........ada ...............erife

14ª Questão

Complete com u ou l :

ane............. ca..........le

azu........... o...........vido

a..........mento aço........gue

15ª Questão

Complete com h onde for necessário

............orrível
............ambúrguer
...........orário
...........abilidade
..........umilhado
.........olhar








9 comentários:

  1. esses textos saõ mutos educativos

    ResponderExcluir
  2. pq vc num bota os gabarito?seria melhor

    ResponderExcluir
  3. Adorei as atividades.
    Parabéns.
    Professora Fabiele

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos textos, queria trabalhar com meus alunos. É uma pena que quando copio e colo no word eles ficam com essas cores, que n dá p tirar.
    Alguém sabe como faz p ficar normal? tem como? bjinhos
    e valeu prof!

    ResponderExcluir
  5. Adorei também!Estava estudando para a minha prova de portugues e eles me ajudaram muito! Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Amei as atividades, vou enriquecer mais meu trabalho! muito obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Amei,pois me ajudou,tenho prova de Português que é de interpretação de texto.
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir